Samba no pé e muito carisma fizeram com que Ingride Banzo, mais uma vez, encantasse o público que foi prestigiar mais um ensaio de rua da União da Ilha na preparação para o carnaval 2025. Nascida na Bahia, Ingrid está na escola desde 2023, onde começou como musa.
“Eu sempre digo que todo mundo é União da Ilha. Quem ainda não é, vai ser um dia porque o acolhimento que essa escola nos dá, eu nunca vi igual”, diz Ingride, que mora nos Estados Unidos onde desenvolve um projeto de intercâmbio cultural consolidado.
Foi por meio deste projeto que a madrinha da tricolor insulana inseriu suas alunas na escola, criando uma ala de passistas internacionais cujo diferencial é o idioma. Isto mesmo, além das aulas de samba no pé, as sambistas estrangeiras têm aulas de cultura brasileira, aprendem sobre a história do samba, quem são os principais segmentos e o significado do enredo e da letra do samba.
“Eu sempre achei muito importante a questão da valorização das raízes. Minhas alunas têm aulas de samba online, mas também entendem que, para desfilar comigo, elas precisam saber sobre a importância do chão que elas estão pisando e de como reverenciar essas pessoas que são as nossas raízes. Elas não chegam aqui, colocam a fantasia e partem pro samba, elas sabem quem são e o que fazem os casais, a rainha, as baianas, a velha guarda. Isto é a experiência que eu desejo que elas tenham”, diz a empreendedora que também criou um escola de samba nos Estados Unidos.
No ensaio desta quarta, 12, parte do grupo de alunas que já estão no Brasil, participou deixando a professora/madrinha orgulhosa.
“ É uma responsabilidade grande porque a escola confia no meu trabalho e eu vejo que elas estão realmente levando a sério tudo o que estivemos treinando desde que iniciamos o projeto”.