Iniciativa Negra lança segunda etapa do Cartografias de Bambas, com apresentação de minidocumentário e publicação sobre reconhecimento da memória e da cultura do samba paulistano

Roda de samba da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, durante o lançamento da exposição do Cartografias de Bambas, em fevereiro deste ano - Foto: Danylo Marttins

Roda de conversa, intervenções artísticas e apresentação da mais antiga Velha Guarda Musical de São Paulo, a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco

Localizado no centro da capital paulista, Anexo Godê será o palco do evento que acontece no dia 12 de junho

Velhas Guardas de escolas referências de samba de São Paulo, como Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde e Vai Vai, também estarão presentes

Intitulado Cartografias de Bambas, o minidoc registra vivências e memórias de sambistas ligados a Barra Funda e evoca influência desse grupo sobre o samba paulistano

No dia 12 de junho, o Anexo Godê, espaço cultural no centro de São Paulo, receberá o segundo evento do Cartografias de Bambas, projeto que celebra a memória e homenageia os sambistas ligados a Barra Funda e sua contribuição fundamental para o samba paulista. Bamba é uma expressão brasileira que designa uma pessoa respeitada e experiente em sua área — neste caso, o samba.

A programação é realizada pela Iniciativa Negra — primeira organização negra dedicada a propor reformas nas políticas sobre drogas, segurança pública, e nos sistemas de justiça e saúde pública.

O propósito do evento é celebrar o encerramento da primeira fase do Cartografias de Bambas — que divulgou os baluartes da cultura local e representantes históricos do samba paulistano em uma exposição realizada em fevereiro deste ano. Agora, vai reunir o público novamente para memorar os registros visuais dessa pesquisa pela valorização da história e da cultura do samba paulistano, além da influência dos sambistas da Barra Funda nesse movimento.

Com o objetivo de propor  uma vivência afetiva e coletiva através da exibição do minidocumentário produzido ao longo da pesquisa, será realizada uma roda de conversa que compartilhará os achados e as reflexões sobre a história dos sambistas da Barra Funda, além de intervenções poéticas. Estarão presentes expositores ligados à cultura negra e haverá apresentação da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, símbolo da tradição e resistência do samba na cidade, que preparou repertório especial para a  data.

A sessão será aberta dia 12, às 18h, seguindo-se uma intervenção artística do poeta, educador e documentarista, Akins Kintê, às 18h30. Em seguida, 18h45, será iniciada a mesa de debate Reflexões sobre os achados da Memória da Barra Funda, com mediação de Nathália Oliveira, socióloga, cofundadora da Iniciativa Negra e coordenadora geral do Cartografias de Bambas, e participações de Paulo César, doutor em sociologia e coordenador executivo do projeto e da pesquisa, Pedro Borges, jornalista fundador do portal Alma Preta Jornalismo, Bruna Imani, assessora de advocacy da Iniciativa Negra e do próprio Akins Kintê.

Às 19h45, será exibido um minidocumentário sobre o projeto intitulado Cartografias de Bambas. Na sequência, às 20h, assumirá o espaço a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, levando o samba de raiz da Barra Funda ao centro de São Paulo. O encerramento da noite ficará com duas intervenções poéticas de Akins Kintê, às 20h50 e às 21h20.

Em clima de Dia dos Namorados, data que coincide com a do evento, a campanha Beije sua preta no samba, beije seu preto no samba, idealizada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), será o tema de toda a programação.

Nathália Oliveira, cofundadora da Iniciativa Negra e coordenadora geral do Cartografias de Bambas, reforça a importância desse movimento de resgate e preservação da memória como ferramenta de sobrevivência e de resistência do povo negro em tempos ameaçadores. “Estamos acompanhando movimentos históricos pela gentrificação, a partir da violência e da criminalização de espaços e corpos negros, tais como as ações realizadas na Favela do Moinho, Cracolândia e tantos outros territórios violentados sob o argumento do combate a guerra às drogas, que entendemos ser uma pauta urgente no momento, ressignificar nossas vivências a partir do bem viver, da memória ancestral e da cultura. Revisitar essa história tomando como perspectiva principal sujeitos que dedicaram suas vidas a esse universo, também foi a maneira que encontramos de marcar o protagonismo desses griôs e a importância de suas trajetórias para as gerações que virão”.

Cartografias de Bambas

O projeto tem caráter multidisciplinar e se baseia em pesquisas e entrevistas com figuras marcantes do samba da Barra Funda, reconhecendo o local como um território historicamente negro e sambista. Entre os depoentes estão Paulo Henrique  Correa, um dos fundadores da Velha Guarda Musical e da ala Velha Guarda do Camisa Verde e Branco, as primeiras de São Paulo, Simone Tobias, neta do fundador da escola, Zelão e Seu Ideval, compositores icônicos do samba e Tia Neide  —  que traçaram um mapa afetivo e cultural do samba paulistano, a partir de vivências, causos e memórias compartilhadas.

Iniciativa Negra na Barra Funda

Em junho de 2024, a Iniciativa Negra estreitou laços com o território da Barra Funda por meio da abertura da Casa da Iniciativa Negra, localizada à Rua Conselheiro Brotero, 490. O espaço físico solidificou o contato que a organização já estabelecia com o bairro, destino de encontros diversos para discussões políticas, acolhimento de ideais e fortalecimento dos pares. Em tempos de crescente conservadorismo, a casa da Iniciativa Negra se propõe a ser um refúgio para ideias e ações promovidas por organizações e movimentos sociais interessados em construir coletivamente um futuro mais justo e inclusivo. A Casa dispõe de estrutura adequada à realização de diversas atividades para pequenos grupos, tais como palestras, workshops, grupos de discussão, oficinas, imersões, formações e eventos culturais que sejam alinhados aos valores fundamentais da organização.

O Cartografias de Bambas é fruto de uma emenda parlamentar do mandato da deputada Leci Brandão, e é realizado em parceria com Alma Preta Jornalismo, Ponte Jornalismo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Cartografias de Bambas

Ficha Técnica Projeto Cartografias de Bambas

Coordenação

  • Coordenadora geral: Nathalia Oliveira
  • Coordenação executiva e de pesquisa: Paulo César Ramos
  • Produção executiva: Mônica Gomes
  • Conceito e curadoria: Rodrigo Sanches Nunes

Pesquisa:

  • Bruna Imani
  • Renata Siqueira

Apoio:

  • Juliana Borges
  • Marcos Paulo
  • Comunicação:
  • Carlos Santos
  • Kya Mesquita
  • Midiã Noelle

Exposição

Produção:

  • Janaína Pessoa

Produção de arte:

Rodrigo Lopes

Ensaio Fotográfico:

Bruna Imani e Pedro Borges

Ensaio de Charges:

Antonio Junião

Documentário

Direção:

  • Pedro Borges

Roteiro:

  • Akins Kintê

Equipe Alma Preta

  • Direção: Pedro Borges
  • Supervisão de entrevistas: Gabriel Santana, Pedro Borges, Vinicius Martins
  • Fotografia: Guilherme Franco, Pedro Borges, Vinicius Martins
  • Coordenação de produção: Carol Moreno

Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

SERVIÇO

Evento: Cartografias de Bambas – Lançamento minidocumentário e publicação
Data: 12/06 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Anexo Godê
Endereço: R. Conselheiro Nébias, 1517 – Campos Elíseos, São Paulo

PROGRAMAÇÃO

18h00 — Abertura da casa

18h30 — Intervenção Poética: Akins Kintê

18h45 — Mesa: Reflexões sobre os achados da Memória da Barra Funda
Mediação: Nathalia Oliveira
Convidados: Paulo César, Pedro Borges, Akins Kintê, Bruna Imani

19h45 — Exibição do Mini Documentário

20h00 — Apresentação da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco

20h50 — Intervenção Akins Kintê

21h20 — Intervenção Akins Kintê

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países