Inscrições abertas para o Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares, no RJ

No dia 17 de outubro, das 14h às 18h, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizará o Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares, no salão da Biblioteca Amadeu Amaral, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será composto por apresentações e debates sobre o tema, ampliando entendimentos e facilitando as compreensões acerca do campo de estudo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário digital. O encontro é voltado para professores que estão em sala de aula, educadoras e educadores em instituições de cultura, universitários e profissionais de áreas similares.

O objetivo do evento é promover diálogo entre os participantes, partilhando perspectivas de estudos e projetos sobre folclore e culturas populares realizados pelos convidados e mediadores na área de educação. A programação está dividida em dois momentos de partilha, que são as mesas de debate, nas quais os convidados irão apresentar suas experiências educacionais, a partir de suas visões de mundo e suas vivências no campo das culturas populares.

Na primeira partilha, denominada “Olhar para Dentro”, serão apresentadas as experiências promovidas pelo CNFCP/Iphan, a partir dos projetos educativos itinerantes nas escolas e das visitas do público escolar à exposição do Museu de Folclore Edison Carneiro. Entre os convidados estão a professora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Irene Teles, e o museólogo Lucas Rodrigues. A mediação será realizada pela professora e consultora em educação Cristina Porto.

Já na segunda partilha, intitulada “Olhar para Fora”, o destaque é para experiências voltadas à educação e à cultura popular em ambientes fora do CNFCP/Iphan. Entre os participantes estão a artista popular e gestora do Museu do Mamulengo, em Glória de Goitá (PE), Edjane Lima (Mestra Titinha), e a arte-educadora do projeto itinerante Bagagem Cultural do Rio de Janeiro, Rita Gama. A mediação será conduzida pelo professor e escritor Luiz Rufino.

Confira a programação:

13h40min – Credenciamento

14h – 1ª partilha – Olhar para Dentro

Convidados: Irene Teles, professora do ISERJ, e Lucas Rodrigues, museólogo.

Mediação: Cristina Porto, professora e consultora em educação

15h50min Intervalo/ lanche

16h10min – 2ª partilha – Olhar para Fora

Convidados: Edjane Lima (Mestra Titinha), artista popular e gestora de museu, e Rita Gama, arte-educadora.

Mediação: Luiz Rufino, professor e escritor

18h Encerramento

Serviço:

Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares

  • Dia: 17 de outubro
  • Hora: das 14h às 18h
  • Local: Salão da Biblioteca Amadeu Amaral, no CNFCP
  • Endereço: Rua do Catete, 179, Catete – Rio de Janeiro/RJ
  • Inscrição gratuita com preenchimento de formulário

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio