Inscrições das galerias para a ArtRio 2023 começam dia 07 de fevereiro

ArtRio - Foto: Bruno Ryfer

As inscrições para as galerias que querem participar da 13ª edição da ArtRio têm início no dia 07 de fevereiro. O processo será totalmente online e os formulários podem ser acessados no site . Seguindo o modelo de sucesso reconhecido tanto pelo mercado de arte como pelo público, a feira acontecerá na Marina da Glória, de 13 a 17 de setembro, e terá também versão online.

As inscrições serão avaliadas pelo Comitê de Seleção da ArtRio, que analisa diversos pontos como proposta expositiva para o evento, relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa — com exclusividade ou não -, número de exposições realizadas e participação em eventos e/ou feiras. A data limite das inscrições é 10 de março.

O Comitê de seleção da ArtRio é formado por:

– Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler) — Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque

– Antonia Bergamin (Galatea) – São Paulo

– Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) — Rio de Janeiro

– Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) — Rio de Janeiro

– Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4) — Rio de Janeiro

Ao fazer sua inscrição, a galeria deve indicar o programa no qual deseja participar. Durante a feira, as galerias estão dispostas nos pavilhões Terra, no vão central da Marina da Glória, e Mar, na área da esplanada. Todas as galerias selecionadas para o evento poderão ter seu acervo presente no marketplace do site da ArtRio pelo período de 1 ano.

Programas da ArtRio 2023

  • PANORAMA: destinado às galerias já estabelecidas no mercado de arte, tanto em esfera nacional quanto internacional.
  • VISTA: espaço para as galerias com até dez anos de existência, que apresentam projetos com foco curatorial mais experimental.
  • SOLO: Programa curado destinado a projetos expositivos de um único artista por estande. O curador e a temática serão anunciados em breve.

Sobre a ArtRio

Realizada desde o ano de 2011, a ArtRio segue fiel ao seu propósito de valorizar a arte brasileira e a produção dos artistas do país. Esse trabalho é um importante legado do evento, focando tanto na projeção internacional como na acessibilidade a um número maior de público no país.

Também tem destaque o trabalho de incentivo à arte, de acessibilidade e de visibilidade para novos nomes da cena artística. O evento tem um programa especial dedicado a instituições que atuam na valorização e na divulgação da arte e dos artistas. Para a formação de artistas, é realizado o Prêmio FOCO ArtRio, que possibilita a vivência em residências artísticas.

Ao logo de todo o ano, a ArtRio realiza uma série de ações educativas com a temática da arte, direcionadas a públicos diversos. Também mantém ativo portal de notícias sobre o mercado e agenda atualizada de exposições, mostras e lançamentos em galerias.

Related posts

Exposição gratuita “Amor Ódio” chega ao espaço MT Projetos de Arte com obras do jovem artista consagrado internacionalmente Jota

Exposição “Transformai as velhas formas do viver” chega à Casa Museu Eva Klabin nesta quarta-feira

Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro começa nesse domingo, 07/09