Oncomed São Francisco

Instituições de Niterói oferecem neste sábado, 6, programação especial para marcar o Dia Muncial de Combate ao Câncer

É o Dia C de Combate ao Câncer da Oncomed e da PróOnco Mulher, com consultas gratuitas já agendadas e palestra motivacional do capelão do INCA

por Redação

A Oncomed e a PróOnco Mulher promovem neste sábado, 6 de abril, em Niterói, o Dia C de Combate ao Câncer. Das 9h às 15h, haverá consultas gratuitas nas especialidades de ginecologia, mastologia, urologia e até genética. Às 10h, Bruno Oliveira, capelão do Instituto Nacional do Câncer (INCA), falará sobre o tema “Viver vale a pena”, em evento seguido da roda de conversa com a psicanalista e psicóloga Christiane Couri, da Oncomed, e o mastologista Rodrigo Souto, da PróOnco Mulher. Os interessados em participar da palestra motivacional têm até 18h desta sexta (05/04) para enviar mensagem pelo WhatsApp (21) 97189-1142.

Este é o quarto ano consecutivo da ação social criada em 2021 pelas duas instituições de Niterói para levar assistência e sensibilizar a população sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas três primeiras edições, a parceria da Oncomed com a PróOnco Mulher atendeu 150 pessoas. Mas só nessa quarta ação, a meta é atingir a marca de 100 consultas, exclusivas para quem não tem plano. Tanto os atendimentos como a palestra acontecerão na unidade de radioterapia da Oncomed, na rua Araribóia, 6, em São Francisco, Zona Sul de Niterói.

A doença em números no Brasil

O Dia Mundial de Combate ao Câncer visa conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que causa mais morte em todo o mundo. As campanhas buscam reforçar a importância das consultas médicas e exames preventivos como forma de evitar o crescimento da doença. Segundo dados do INCA, para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

O tumor maligno mais comum no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nos homens, o câncer predominante é o de próstata, com 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via