Instituições oncológicas promovem segunda caminhada para marcar o Dia Internacional da Mulher

Caminhada da Mulher edição 2024

É cada vez maior o número de instituições que promovem ações diferenciadas em todo o mundo para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Além de celebrar as contribuições das mulheres para a história, cultura e sociedade, os movimentos reivindicam a igualdade de direitos e oportunidades e incentivam hábitos saudáveis. Um exemplo é a 2ª Caminhada da Mulher, promovida pelas clínicas Pró-Onco Mulher e Oncomed e o Instituto Oncomed para homenagear as mulheres e alertar sobre os cuidados com a saúde feminina, em especial, a prevenção de doenças como o câncer de mama. A atividade acontece no dia 16 de março, com partida às 9h10 do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Boa Viagem e chegada às 10h30 na Igreja São Judas Tadeu, na Praia de Icaraí. A participação é gratuita, mas vale a inscrição pelo site https://www.sympla.com.br, pois os 300 primeiros inscritos ganham a camisa  do evento.

A caminhada é uma das ações da agenda elaborada pelas três instituições oncológicas referência no Grande Rio para marcar o Mês Internacional da Mulher. No próximo domingo, dia 9 de março, haverá o já tradicional aulão de yoga que o estúdio Dharma Bhūmi promove na areia da praia da Boa Viagem, atraindo cada vez mais pessoas, a maioria, mulheres. Para os interessados, basta chegar até 9h com roupas leves e canga. Parceira das clínicas, a equipe do estúdio estará também presente no dia 16, com atividades de alongamentos das 8h30 às 9h para o aquecimento dos participantes da caminhada, que devem optar por usar camiseta na cor rosa.

A caminhada – A camiseta da caminhada será distribuída no próprio dia 16, das 7h30 às 8h30 no CAT (Avenida Almirante Benjamin Sodré, 798). Ao longo do percurso haverá pontos de hidratação, e no término os participantes contarão com o espaço Estação Saúde para a aferição de pressão, exames de glicose e orientação nutricional com a equipe multidisciplinar do Hospital Icaraí, um dos parceiros da atividades que tem ainda apoio do Somos Empreendedoras, do Grupo Mulheres do Brasil e da Prefeitura de Niterói por meio da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo). Um dos idealizadores do evento, o mastologista Rodrigo Souto (diretor da PróOnco Mulher e do Instituto Oncomed) explica que a ação une o útil ao agradável.

“Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas para o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres. E este projeto homenageia as mulheres, ao mesmo tempo em que reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis como a caminhada e os cuidados com a saúde feminina em geral, colorindo e alegrando parte da orla da Zona Sul de Niterói. A ideia é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente, o câncer de colo de útero e o de mama, que tem aumentado nas últimas décadas em todo o mundo, com um crescimento de 0,5% ao ano entre 2010 e 2019”, alerta o médico, lembrando que a primeira caminhada reuniu cerca de 500 pessoas.

Regras da caminhada – A posição de cada inscrito pode ser obtida pelo e-mail markcomunicacao.marketing@gmail.com. As camisas não retiradas até 8h31 do dia 16 serão entregues aos participantes por ordem de chegada, mas a organização do evento adianta que qualquer pessoa pode se unir à caminhada. A única recomendação é o uso de uma camisa cor de rosa. Os pontos de hidratação estarão no CAT Neltur (Avenida Almirante Benjamin Sodré, 798, Boa Viagem); no calçadão de Icaraí, em frente a rua Miguel de Frias; e na Igreja São Judas Tadeu.

SERVIÇO:

Concentração: CAT Neltur (Avenida Almirante Benjamin Sodré, 798, Boa Viagem)

Retirada da camisas: das 7h30 às 8h30

Alongamento: das 8h30 às 9h com a equipe do estúdio Dharma Bhūmi

Início: às 9h10 seguindo pela orla das praias da Boa Viagem, Flechas e Icaraí

Chegada: às 10h30 na Igreja São Judas Tadeu

Participação: gratuita, com a recomendação do uso de camisa cor de rosa

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio