Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo em favelas do Rio com foco em sustentabilidade e impacto social

Chef Regina Tchelly, do ‘Favela Orgânica’, ministra workshops sobre gastronomia sustentável como parte da "Jornada Inovadora do Turismo", que busca aliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental

por Rafael Gomes

O Instituto Aupaba, em parceria com a Airbnb, iniciou o projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, uma abordagem integrada que combina educação digital e ações práticas baseadas nos conceitos do turismo regenerativo. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as comunidades do Rio de Janeiro através de workshops que começam com gastronomia sustentável, ministrados pela chef Regina Tchelly, do ‘Favela Orgânica’.

O turismo regenerativo, conceito central do projeto, vai além da sustentabilidade tradicional ao buscar deixar os destinos em melhor condição do que foram encontrados. “Mais do que capacitar, queremos fomentar o orgulho local, impulsionar a economia comunitária e promover um turismo que valorize as raízes culturais e a sustentabilidade, criando oportunidades duradouras para os moradores e um legado positivo para toda a cidade”, explica Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.

A chef Regina Tchelly, que chegou ao Rio aos 20 anos vinda da Paraíba, desenvolveu sua consciência ambiental ao observar o desperdício de alimentos nas feiras cariocas. “Quando cheguei ao Rio de Janeiro vi o volume e a quantidade de alimentos sendo desperdiçados nas feiras livres da cidade. Foi uma das coisas que mais me incomodou, porque lá na Paraíba a gente sabe como aproveitar tudo”, conta a chef, que transformou essa percepção em metodologia.

“Estou muito feliz com essa parceria com o Instituto Aupaba. É uma iniciativa que abre portas e cria oportunidades para empreendedores de diversas áreas nas comunidades. No meu workshop, trago uma proposta de consciência e respeito pela comida e pelo planeta, com receitas de aproveitamento integral dos alimentos, saborosas, nutritivas, de baixo custo e alto valor afetivo”, afirma Regina Tchelly.

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, já que o turismo tem um papel fundamental na implementação da Agenda 2030. Como uma das maiores indústrias do mundo, o setor tem grande potencial para gerar empregos, reduzir a pobreza e promover a igualdade social e econômica.

Além dos workshops presenciais, o projeto disponibiliza uma plataforma online com cursos e palestras sobre empreendedorismo, inglês básico para turismo e práticas ambientais, complementados por cinco publicações didáticas voltadas para educação ambiental, gastronomia sustentável, hospedagem comunitária, inclusão digital e desenvolvimento de negócios.

O Instituto Aupaba planeja lançar um roteiro das favelas cariocas, mapeando os negócios existentes e destacando suas peculiaridades. “Planejamos mapear os pequenos empresários das comunidades, destacando seus talentos e habilidades, seja nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza, entre outras. No roteiro, vamos descobrir talentos e vocações e trazer o perfil de cada favela”, destaca De Lamare.

SERVIÇO

Workshop “Gastronomia sustentável” com a chef Regina Tchelly
Próximo evento:  Dia 12/7, das 09h30 às 13h – Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Ana Nery, 152 Benfica
Inscrições: o link para as inscrições está disponível na bio do Instagram oficial do Instituto Aupaba (@institutoaupaba) e no site: https://institutoaupaba.org/

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00