O Vale do Café Convention & Visitors Bureau, liderado por Cristina Braga, recebeu a visita da representante do Governo da Catalunha no Brasil, Paula Mèlich Bonet para apresentação do roteiro artístico e cultural “Caminhos de Villaronga”, criado pelo Instituto Aupaba, com previsão de lançamento até julho neste ano. Esta foi uma ocasião histórica, marcando a primeira visita oficial da representante fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, e a primeira presença oficial da região autônoma no Brasil, com sede no município do Rio de Janeiro.
“Trata-se de uma oportunidade única para estreitar laços entre a Catalunha e o Vale do Café. Para além das possibilidades de parceria, temos a chance de conhecer mais sobre o artista e arquiteto catalão José Maria Villaronga Panella, que teve influência nesta região de importância histórica, e é desconhecido na Catalunha. É um duplo descobrimento.”, declara representante do Governo da Catalunha no Brasil, Paula Mèlich Bonet.
A visita teve como propósito principal fortalecer os laços entre a Catalunha e o Vale do Café com objetivo associar o território à rica herança cultural e artística, posicionando o Brasil como um destino cultural e fomentar a produção acadêmica, o turismo e a geração de emprego nos locais contemplados.
O Instituto Aupaba, liderado pela presidente Luciana De Lamare, ex-diretora do escritório de promoção turística do Vale do Café, é uma organização sem fins lucrativos dedicada a projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento territorial através do turismo regenerativo.
Como parte desta missão, estiveram presentes a renomada pintora-decoradora e pesquisadora Dra. Ana Torem, estudiosa das obras de Villaronga, que foi convidada para orientar a pesquisa destinada ao roteiro e ainda a presidente do Vale do Café Convention Bureau, Cristiana Braga, Ângelo Ferreira Monteiro, historiador e professor da Universidade de Vassouras, Ângela Maria da Silva, secretária de Cultura de Vassouras, Maneko Artmenko, prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, padre Alexandre Barbosa, da Igreja de Sacra Família, dentre outros.
No roteiro a visita passou por fazendas como a do Paraizo, Jardim Uaná Etê, Palácio Barão de Itambé, em Vassouras.
Além do Vale do Paraíba Fluminense, a visita se estendeu ao Bananal, local onde viveu e trabalhou o artista catalão, cujas obras se fazem presente em inúmeras fazendas, como a Fazenda Resgate, Igreja Matriz, Solar Manoel Aguiar Vallim e Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento. A Fazenda dos Coqueiros, principal fazenda histórica aberta à visitação na região, recebeu o grupo.
Um dos objetivos do Instituto Aupaba, que coordenou e organizou toda a visita, é atrair apoiadores e patrocinadores para o projeto artístico-cultural “Caminhos de Villaronga”. “Além da presença digital, mais de 10 mil visitantes irão receber o roteiro físico no primeiro ano do projeto. Estimamos que duas milhões pessoas serão impactadas pela oferta e promoção deste importante destino turístico cultural e histórico composto por mais de 25 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, disse Luciana De Lamare, presidente da instituição.
Esta visita oficial representa um marco significativo no fortalecimento das relações entre o Vale do Café e a Catalunha, além de abrir portas para uma colaboração frutífera no campo da arte, da cultura, da educação e do turismo qualificado em âmbito internacional.
O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Embratur, e será lançado em julho de 2024.
Conheça um pouco mais sobre o pintor espanhol Villaronga e suas obras:
https://institutoaupaba.org/quem-foi-villaronga/
Para mais informações e agendamento de entrevistas, por favor, entre em contato com:
Abre Aspas Assessoria de Comunicação
Maria Alice Nunes
Tel: 21 964289001
E-mail: [email protected]
Participantes da missão:
Paula Bonet – https://exteriors.gencat.cat/pt/actualitat/230328-nomenament-delegada-brasil
Luciana De Lamare –
https://www.linkedin.com/in/lucianadelamare/
Maria Alice Nunes –
https://www.abreaspas.com
Instituto Aupaba