Instituto Caminhos da Palavra inaugura com oficinas on-line de escrita literária

Luna Vitrolira - Foto: Estúdio Orra

O escritor e gestor cultural carioca Henrique Rodrigues inaugura em 22 de janeiro o Instituto Caminhos da Palavra, com o intuito promover a literatura nacional nas suas mais diversas manifestações, por meio de acesso, formação e difusão. Um dos destaques do Instituto são as oficinas de criação literária, com formato on-line, oferecendo conteúdos diversos relacionados às manifestações literárias. O instituto passa a ser também responsável pela realização do Prêmio Caminhos de Literatura, destinado a revelar novos talentos da literatura brasileira.

Em fevereiro, estão programadas oito oficinas on-line: Aline Bei (Clube de Escrita), André Vianco (Escrevendo Horrores), Flávia Gasi (Tem história nesse jogo), Jéssica Balbino (Escrever o Corpo), Julián Fuks (Fundamentos do Romance), Cíntia Moscovitch (Conto, esse pequeno notável), Luna Vitrolira (Poética das vozes) e Paula Gicovate (Roteiro de longa-metragem: primeiros passos). Informações inscrição, valores e forma de pagamento estão disponíveis no site: www.caminhosdapalavra.com.br

O Instituto dá início às atividades em 22 de janeiro, quarta-feira, por meio de um bate-papo on-line com transmissão pelo site do Instituto Caminhos da Palavra às 19h30 com as participações do escritor, editor e gestor público José Castilho e do escritor, ator, contador de histórias e produtor cultural Otávio Júnior, e mediação de Henrique Rodrigues.

Programação – Fevereiro de 2025

Oficina on-line: “Clube de Escrita”, com Aline Bei

Data: 3 /10 / 17 e 24 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: Ao longo dos quatro encontros, os integrantes irão desenvolver a escrita como um estado contínuo de criação, um modo de existência para além do ato de vestir com linguagem o que se almeja escrever.

Aline Bei – É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. “O peso do pássaro morto”, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Em 2021 lançou seu segundo livro, “Pequena Coreografia do Adeus”, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 140 mil cópias. Os dois livros foram publicados em Portugal pela Particular editora.

Oficina on-line: “Tem história nesse jogo”, com Flávia Gasi

Data: 3 / 10 / 17 e 24 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: A oficina será baseada em análises de jogos e exercícios de transcrição de textos literários para narrativas de videogames, seja na adaptação de obras existentes ou na criação de material inédito.

Flávia Gasi: Com mais de 24 anos de experiência em jornalismo e comunicação no mercado gamer e de cultura pop como escritora e editora, Flávia Gasi escreveu games, traduziu obras, e tem games, livros e HQs publicadas. Foi premiada pelo troféu Ângelo Agostini por Melhor Publicação Independente de Grupo. Seu trabalho acadêmico se debruça narrativa de videogames e desradicalização de extrema-direita de comunidades games. Atualmente é diretora de narrativa, professora doutora de narrativa, escritora e produtora de conteúdo.

Oficina on-line: “Conto, esse pequeno notável”, com Cíntia Moscovich

Data: 4 / 11 / 18 e 25 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: Ao longo dos quatro encontros, serão realizadas leituras analíticas e exercícios de escrita do conto, esse pequeno notável da literatura.

Cíntia Moscovich: escritora, jornalista e ministrante de oficinas literárias. Autoras de 8 livros individuais, entre eles “Essa coisa brilhante que é a chuva”, mereceu os prêmios Jabuti, Portugal Telecom e Clarice Lispector, entre outros.

Oficina on-line: “Escrever o Corpo”, com Jéssica Balbino

Data: 4 / 11 / 18 e 25 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: O que seu corpo diz você? A oficina explora a escrita como ferramenta de investigação do corpo como espaço de memória e criação. Por reflexões, textos e exercícios, vivências corporais serão transformadas em narrativas que ressignificam dores, descobrem afetos e criam novas existências. Os encontros são divididos em: “O corpo como arquivo: narrar uma história guardada no corpo”, “Café com monstros: o que seus monstros dizem você?”, “O texto que rebola: celebrar sensualidade da palavra” e “Encerrando ciclos, abrindo caminhos: uma carta ao corpo”.

Jéssica Balbino:  jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo” e “Traficando Conhecimento”. Atua também como roteirista, podcaster, curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas “vagas”, é psicanalista.

 Oficina on-line: “Fundamentos do romance”, com Julián Fuks

Data: 5 / 12 / 19 e 26 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: O romance é um gênero literário em constante transformação, sujeito a crises sucessivas que parecem sempre prestes a acabar com ele. Em quatro encontros, veremos as muitas metamorfoses que vão sofrendo ao longo do tempo os elementos fundamentais que o compõem: voz narrativa, personagens, enredo, tempo, espaço, linguagem. E pensaremos, na teoria e na prática, as diversas estratégias que têm garantido ao gênero sua continuidade e sua permanência.

Julián Fuks:  escritor e crítico literário. É autor dos romances “A resistência” e “A ocupação”, entre outros, tendo recebido os prêmios Jabuti, Saramago, Oceanos e Anna Seghers. Escreveu também o ensaio “Romance: História de uma ideia”, publicado pela Companhia das Letras. É colunista do portal UOL, e já teve seus livros traduzidos para onze idiomas.

Oficina: “Roteiro de longa-metragem: primeiros passos”, com Paula Gicovate

Data: 5 / 12 / 19 e 26 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: Nos quatro encontros serão apresentados elementos básicos da criação de um longa-metragem, acompanhados de exercícios voltados para a estruturação do roteiro.

Paula Gicovate: formada em Letras | Formação de Escritor pela PUC Rio, é escritora e roteirista. Recentemente desenvolveu o roteiro de uma série da Thalita Rebouças, escreveu séries como “Homens são de Marte” (GNT), programas como “Onda Boa com Ivete Sangalo” (MAX) e “Esquenta” (Globo), além de desenvolvimentos de argumentos originais e adaptações literárias para o cinema. Recentemente foi selecionada para o LAB Varilux 2023 para desenvolver o argumento da adaptação de seu último romance “Notas a Impermanência, que foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2022 Oficina: “Escrevendo Horrores”, com André Vianco

Data: 6 / 13 / 20 e 27 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: Ao longo das quatro aulas, serão apresentados os fundamentos da literatura de dark fantasy, com exercícios para a elaboração de contos e romances dessa categoria literária.

André Vianco: Escritor, roteirista e dramaturgo, um dos mais renomados autores de terror e dark fantasy. Criador de uma elogiada obra que já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Estreou em 2000, consagrando-se best-seller ao ser publicado por sua primeira editora. Foi roteirista contratado da Rede Globo, professor da Roteiraria, dirigiu curtas-metragens, e fundou a Vivendo de Inventar, onde orienta e ensina novos escritores em suas carreiras.

Oficina: “Poética das vozes”, com Luna Vitrolira

Data: 6 / 13 / 20 e 27 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30

A oficina: A oficina é um convite à reflexão poesia, a partir de noções de ritmo, imagem e memória, propondo o exercício da escrita e estimulando o uso da voz e do corpo no processo criativo. Além disso, a oficina objetiva direcionar para os caminhos da publicação, considerando os passos necessários para elaboração do livro: organização dos poemas, criação de conceito e narrativa, diagramação, orelha, capa e estratégias de divulgação para lançamento com criação de conteúdo para redes sociais.

Luna Vitrolira: Luna Vitrolira é poeta, performer, cantora, pesquisadora, educadora e Mestra em Teoria da Literatura. Autora dos livros “Memória tem Águas Espessas”, lançado em 2024 e “Aquenda – O amor às vezes é isso”, finalista do prêmio Jabuti 2019, com o qual estreou na literatura, na música e no cinema, com livro, disco e filme, homônimos. É também idealizadora do projeto “Mulheres de Repente”. Foi jurada de dois grandes prêmios Oceanos e Jabuti, na categoria poesia. Integra a exposição Falares no Museu da Língua Portuguesa – SP.

Inauguração do Instituto Caminhos da Palavra:

22/01/2025, quarta-feira, bate-papo “Um Brasil literário” com Henrique Rodrigues, José Castilho e Otávio Júnior, às 19h30 transmitido pelo site: www.caminhosdapalavra.com.br

Informações sobre as oficinas:

Site: www.caminhosdapalavra.com.br

WhatsApp: (21) 98816-7955

E-mail: contato@caminhosdapalavra.com.br

Instagram: @icaminhosdapalavra

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio