O Instituto Dona de Si, organização criada em 2018 pela atriz e roteirista Suzana Pires para impulsionar mulheres ao empreendedorismo e à autonomia, encerra 2025 com uma agenda robusta voltada à moda sustentável, geração de renda e fortalecimento de talentos femininos. Depois do sucesso dos desfiles dos LABs de Moda Animale e PRIO, realizados no Casarão dos Prazeres, em outubro, o Instituto anuncia novas ações em parceria com duas grandes marcas do setor: Privalia e PRIO.
PRIVALIA: Moda, upcycling e impacto social no Morro dos Prazeres
Em novembro, chegaram à Casa Dona de Si, no Morro dos Prazeres, as roupas arrecadadas nas doações da campanha nacional de Black Friday da Privalia, realizada entre 20 e 31 de outubro. As peças passarão agora por um processo criativo de upcycling, conduzido pelas mulheres atendidas pelo Instituto, que transformarão cada item doado em novas possibilidades de estilo, renda e autonomia. Depois de customizadas e repaginadas, essas peças serão direcionadas às aceleradas do IDS, fortalecendo a cadeia de geração de renda construída pelas formações do Instituto.
Como parte da segunda fase da campanha, a Privalia e o Instituto lançam, em dezembro, a coleção oficial de camisetas DONA DE SI, ilustradas por Julia Neumann — uma ação que convida o público a apoiar o projeto de forma direta e afetiva. Toda a renda obtida com as vendas será integralmente revertida para o Instituto Dona de Si.
No clima do fim de ano, a campanha sintetiza um chamado potente: “É muito simbólico estarmos, pela primeira vez, envolvidos em uma campanha de fim de ano, um momento em que as pessoas estão mais abertas a gestos de afeto e propósito. Ter a Privalia ao nosso lado amplia nosso alcance e dá força real para que mais mulheres entrem no Dona de Si. Neste Natal, cada camiseta comprada vira oportunidade, autonomia e futuro para uma empreendedora”, afirma Suzana Pires.
PRIO: Aceleradas passam a receber encomendas em escala
Depois do primeiro LAB de Moda PRIO, marcado pela criação coletiva de peças em 100% upcycling, o Instituto Dona de Si anuncia a nova fase dessa parceria. A partir de dezembro, as mulheres aceleradas do projeto passam a receber encomendas de 30 a 100 unidades para reproduzir seus modelos e coleções autorais, abrindo caminho para uma etapa profissional de produção em volume, renda recorrente e reconhecimento dentro da economia da moda.
A iniciativa amplia a vocação do LAB de Moda como espaço de autonomia, experimentação e sustentabilidade, consolidando o IDDS como plataforma de formação e geração de oportunidades.
“Ver nossas aceleradas começando a receber encomendas em escala é a prova de que o trabalho criativo vira trabalho real. É quando o upcycling ganha mercado, quando a autonomia vira renda e quando cada mulher percebe que pode ocupar seu espaço na economia da moda com força e autoria”, completa Suzana Pires.
Com novas ações a caminho, o Instituto Dona de Si reforça seu compromisso com a formação continuada, o empoderamento feminino e a valorização da moda como ferramenta de transformação social.
Sobre o Instituto Dona de Si
Fundado pela atriz, escritora e empresária Suzana Pires em 2018, o Instituto Dona de Si tem como propósito alavancar talentos de microempreendedoras individuais, entendendo que cada mulher precisa construir ações e crenças de que é empreendedora de si mesma. Desde sua fundação, já acelerou mais de 5 mil mulheres e impactou mais de 500 mil em todo o país.