Instituto Fundo Limpo e Sprite promovem ação de limpeza e preservação em Salvador

Instituto Fundo Limpo e Sprite promovem ação de limpeza e preservação em Salvador

A iniciativa ocorrerá no dia 24 de setembro, na praia do Porto da Barra, com coordenação do projeto Blue Keepers, Instituto Fundo Limpo, Secretaria Cidade Sustentável e Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola na região

por Redação

No mês de comemoração do Dia Mundial da Limpeza de praias, rios, mangues e afluentes (16 de setembro), a marca Sprite intensifica seu programa de limpeza de praias, rios e lagos iniciado em novembro de 2022. O projeto abrange seis das principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). Em cada uma delas, são realizadas pelo menos quatro ativações de mobilização, conscientização e coleta de resíduos, em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil e o projeto Blue Keepers, uma iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A próxima etapa da iniciativa ocorrerá no dia 24 de setembro, em Salvador (BA), na Praia do Porto da Barra – considerada a melhor localidade para banho de mar na cidade, por isso muito frequentada por moradores e turistas. Sob coordenação do Blue Keepers e Instituto Fundo Limpo, com apoio da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador, os participantes se reunirão no Forte de Santa Maria, às 8h, para dar início às ativações de limpeza e conscientização. Durante o evento, serão distribuídas luvas e sacos plásticos aos voluntários para a coleta, além de oferecer uma mesa de frutas, opções de hidratação e, é claro, muita Sprite para refrescar. Interessados em integrarem o mutirão podem fazer a inscrição acessando o Link.

“Todos os caminhos levam ao mar, e infelizmente isso se aplica também aos resíduos que são descartados de forma inadequada em grandes cidades litorâneas, como Salvador. O Blue Keepers traz o engajamento do setor empresarial para diagnosticar as fontes e prevenir o escape desses resíduos, e as ativações com engajamento de governos e sociedade civil são uma forma de trazer a reflexão sobre nossas atitudes e para limpar imediatamente o ambiente escolhido” explica Gabriela Otero, Gerente de Resíduos e Circularidade do Pacto Global da ONU no Brasil.

Os resíduos potencialmente recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa CANORE, que, após a atividade, serão triados e enviados para destinação final. Os resíduos não recicláveis serão coletados pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), parceira do Projeto. Sprite também conta com o apoio da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região. “Esta é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio de ações como essa, firmamos parcerias importantes para fomentar a reciclagem e até gerar economia a todo um ecossistema que vive em torno do reaproveitamento de resíduos materiais”, destaca Fernanda Raizama, diretora regional da Solar.

Transparente é o novo verde

No ano passado, Sprite lançou novas embalagens PET, que agora são transparentes, substituindo o icônico verde que a marca utilizava há 60 anos. Essa mudança reflete o compromisso contínuo da The Coca-Cola Company com um Mundo Sem Resíduos, simplificando o processo de reciclagem do material. Além disso, a iniciativa está alinhada com o programa Blue Keepers, que se dedica à redução do lixo no mar, e está vinculado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

Diferentemente das tradicionais embalagens PET verdes, a nova versão transparente da Sprite contribui para uma maior taxa de coleta e promove sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida faz com que o produto tenha maior procura e um valor de mercado até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-o mais circular. Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, complementa: “Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se iniciou em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”.

O evento de limpeza da Praia da Barra será aberto ao público, com vagas limitadas, e mais informações estão disponíveis no perfil institutofundolimpo do Instagram.

Informações:

  • Data: 24 de setembro, domingo
  • Local: Praia Porto da Barra, Salvador (BA)
  • Ponto de encontro: Forte de Santa Maria
  • Horário: das 8h às 12h
  • Link para inscriçãoLink

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via