Instituto Irmãos Nogueira Transformam realidades em comunidades do Rio

Mais de 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social estão sendo atendidos pelo Instituto Irmãos Nogueira em comunidades dos bairros de Bangu, Realengo e Freguesia, no Rio de Janeiro. O projeto une artes marciais e educação para promover inclusão, disciplina, autoestima e consciência ambiental, por meio de uma metodologia própria desenvolvida ao longo de mais de dez anos de atuação social.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte e da Supergasbras, e leva às comunidades aulas gratuitas de boxe, muay thai e jiu-jitsu. O foco, no entanto, vai além do tatame: o projeto também oferece rodas de conversa, atividades pedagógicas e acompanhamento socioeducativo.

“Nosso trabalho vai muito além da prática esportiva. Utilizamos as artes marciais como um instrumento para promover saúde, disciplina, autoestima e desenvolvimento cognitivo. Os resultados têm sido visíveis: aumento do rendimento escolar, queda na evasão, melhoria da convivência familiar e despertar de sonhos antes adormecidos”, afirma Rogério Minotouro, presidente do Instituto.

A metodologia valoriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e comportamentais, com ações adaptadas à realidade local e foco no protagonismo juvenil, igualdade de gênero e permanência escolar. Os impactos já observados incluem redução do abandono escolar, melhora no desempenho acadêmico e maior engajamento das famílias.

O projeto está alinhado a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; e ODS 15 – Vida Terrestre.

A participação de empresas parceiras tem sido essencial para a continuidade e expansão dessa transformação. A atuação conjunta entre o Instituto, o poder público e o setor privado demonstram o potencial do esporte como ferramenta de impacto social duradouro.

“Alguns valores e habilidades são plantados em iniciativas socioeducativas que transcendem uma sala de aula convencional. Por isso unimos nossas forças com o Instituto Irmãos Nogueira através desse projeto que fortalece os pilares de uma comunidade mais próspera e sustentável. Acreditamos que a pedagogia do esporte pode transformar vidas,” afirma o Gerente Regional de RH da Supergasbras, Artur Martins Jr.

Fundado pelos irmãos Antônio Rodrigo (Minotauro) e Rogério Nogueira (Minotouro), o Instituto Irmãos Nogueira já beneficiou milhares de jovens em diferentes regiões do país, com ações que vão muito além do esporte, promovendo valores, educação e cidadania.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio