Instituto Sicoob abre inscrições para 13ª edição do Concurso Cultural

SicoobA partir do dia 25 de março, o Instituto Sicoob abre as inscrições para a 13ª edição do Concurso Cultural, que este ano terá como tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”. Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público e privado, que foram convidadas por uma cooperativa Sicoob para fazer parte do projeto.

O concurso tem o intuito de disseminar a cultura da cooperação entre as crianças, incentivando a reflexão, o debate e a produção de desenhos e textos narrativos. As premiações do Concurso Cultural ocorrem em três etapas distintas: local, regional e nacional. De acordo com Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, a educação transcende a mera transmissão de conhecimento, constituindo-se como o ambiente propício para o desenvolvimento coletivo e individual de cada pessoa.

“É fundamental fomentar os princípios do cooperativismo desde a infância, pois isso fortalece valores como cooperação, igualdade e responsabilidade, como também prepara as futuras gerações para uma participação mais ativa e consciente na sociedade. Ao proporcionar experiências cooperativas desde cedo, estamos investindo no desenvolvimento de indivíduos capacitados para colaborar, tomar decisões em grupo e celebrar conquistas em conjunto, contribuindo assim para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável”, comenta Feltrim. 

Para saber mais, basta acessar o site do Concurso Cultural Sicoob.   

Ganhadores

Em 2023, foram mais de 2,4 mil escolas participantes e mais de 280 mil alunos atendidos, sendo estes estudantes regularmente matriculados nas escolas das redes pública, privada e de cooperativas educacionais.  A Ana Beatriz de Oliveira, de Goiânia (GO), ganhou na Categoria Desenho. Já o Paulo de Biase, de Sertãozinho (SP), levou o prêmio na Categoria Crônica. A Nicole Letícia Monteiro, de Sta. Gertrudes (SP), ganhou na Categoria Poema e João Pedro de Souza, de Guariba (SP), levou o prêmio na Categoria Tiras em Quadrinhos. As premiações incluíram um notebook para os alunos vencedores de cada categoria, R$ 3 mil em pontos Coopera para os professores de cada aluno vencedor e um kit multimídia audiovisual e caixa de som para cada escola vencedora.

Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www܂sicoob܂com܂br para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui