Interior na Cena

Projeto começa em Teresópolis e percorre outros municípios fluminenses levando filmes com temática ambiental

por Redação

Durante quatro meses, os moradores e visitantes de seis cidades do Interior do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de assistir 12 obras de diretores consagrados, que se inspiraram na questão ambiental, com temas relacionados à água, ar, energia, lixo, agrotóxico, povos originários e desmatamentos.

O “Projeto Interior na Cena” apresentará, em praças públicas, filmes como “Saneamento básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, “Narradores de  Javé”, de Eliane Caffé,  “Xingu”, de  Cao Hamburger, “Ruivaldo – O Homem que Salvou a Terra”,  de Jorge Bodanzky,  “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler , “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta, “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, entre outros. 

A abertura  do Projeto está programada para o dia 9 de março, sábado, em Teresópolis. Depois, o “Interior na Cena” se estenderá aos municípios de Duas Barras, Casimiro de Abreu, Vassouras, Mangaratiba , terminando em 11 de junho, em Paraty. 

A entrada será franqueada ao público e, antes das sessões, haverá um bate papo com  a participação de  atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes será numa grande tela  inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição. 

Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o “Projeto Interior na Cena” foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 

Hoje, o meio ambiente está na pauta do dia, e o tema reflete nos filmes, na música, na literatura e em acalorados debates, que mobilizam diversos segmentos da sociedade

Em Teresópolis

O Projeto “Interior na Cena” será aberto dia 9 de março, sábado, às 16 horas, na Praça Olímpica, com a Oficina Reciclável Robozitos. A entrada é franca, com retirada de senha uma hora antes, e 40 vagas disponíveis. O petropolitano Oseias Simone desenvolveu, ainda jovem, um divertido e criativo hobby: juntava tampinhas e latinhas e montava robôs, para brincar com seus amigos.  Os anos se passaram, o hobby ficou esquecido, mas, surgiu uma necessidade de presentear seu filho (Emanuel),  pois Oseias estava desempregado.  A partir daí, ele montou um ateliê de brinquedos sustentáveis, e  batizou-o de Robozitos Eco. Oseias é um pioneiro na arte de reciclagem, aproveitando diversos materiais, e dando-lhes forma, criando animais como dinossauros, elefantes, cobras e sapos. Seu trabalho cumpre bem a tarefa de aproximar as gerações, e nos dá um alerta para o excesso de consumo e sobre o futuro do homem no planeta. 

Ás 19 horas, está programada a exibição dos filmes “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, e em seguida, “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. Na ocasião, haverá um painel de debate, com as participações de dois convidados ilustres: o crítico de cinema e jornalista Rodrigo Fonseca e a ambientalista e geógrafa Teresa Coni Aguiar, autora do livro “Rio de Janeiro: um olhar sobre o desenvolvimento em harmonia com a natureza”.

Programação nos demais municípios

23/03 – Duas Barras – 19h

“Xingu”

Direção: Cao Hamburger

  

“Ruivaldo – O Homem que salvou a terra”

Direção: Jorge Bodanzky  

13/04 – Casimiro de Abreu – 19h

“Saneamento Básico”

Direção: Jorge Furtado

“Floresta – Um jardim que a gente cultiva” 

Direção: Mari Correa 

27/04 – Vassouras – 19h

“O Veneno está na Mesa” 

Direção: Silvio Tendler

‘Para aonde foram as andorinhas 

Direção: Mari Correa 

11/05 – Mangaratiba 19h

“A última floresta” 

Direção: Luiz Bolognesi

“Quentura”

Direção: Mari Correa

15/06  – Paraty – 19h

“O Sal da Terra”   

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado 

“Amazônia Sociedade Anônima” 

Direção: Estevão Ciavatta

 “PROJETO INTERIOR NA CENA”

  • Teresópolis, Duas Barras, Mangaratiba, Vassouras, Casimiro de Abreu e Paraty 
  • Sábado, 19 horas
  • Classificação indicativa: livre
  • Concepção e coordenação do projeto: Leonardo Conde
  • Patrocínio: Lei Paulo Gustavo RJ
  • Realização: Governo Federal,  Ministério da Cultura, Estado do Rio de 
  • Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 
  • Apoios: Prefeituras de Teresópolis, Duas Barras, Casimiro de Abreu, Vassouras, Mangaratiba e Paraty
  • Assessoria de Imprensa: 
  • Mônica Cotta – (21) 99994-0850, 2259-8983 – monicamccotta@gmail.com 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via