Interior na Cena

Durante quatro meses, os moradores e visitantes de seis cidades do Interior do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de assistir 12 obras de diretores consagrados, que se inspiraram na questão ambiental, com temas relacionados à água, ar, energia, lixo, agrotóxico, povos originários e desmatamentos.

O “Projeto Interior na Cena” apresentará, em praças públicas, filmes como “Saneamento básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, “Narradores de  Javé”, de Eliane Caffé,  “Xingu”, de  Cao Hamburger, “Ruivaldo – O Homem que Salvou a Terra”,  de Jorge Bodanzky,  “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler , “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta, “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, entre outros. 

A abertura  do Projeto está programada para o dia 9 de março, sábado, em Teresópolis. Depois, o “Interior na Cena” se estenderá aos municípios de Duas Barras, Casimiro de Abreu, Vassouras, Mangaratiba , terminando em 11 de junho, em Paraty. 

A entrada será franqueada ao público e, antes das sessões, haverá um bate papo com  a participação de  atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes será numa grande tela  inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição. 

Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o “Projeto Interior na Cena” foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 

Hoje, o meio ambiente está na pauta do dia, e o tema reflete nos filmes, na música, na literatura e em acalorados debates, que mobilizam diversos segmentos da sociedade

Em Teresópolis

O Projeto “Interior na Cena” será aberto dia 9 de março, sábado, às 16 horas, na Praça Olímpica, com a Oficina Reciclável Robozitos. A entrada é franca, com retirada de senha uma hora antes, e 40 vagas disponíveis. O petropolitano Oseias Simone desenvolveu, ainda jovem, um divertido e criativo hobby: juntava tampinhas e latinhas e montava robôs, para brincar com seus amigos.  Os anos se passaram, o hobby ficou esquecido, mas, surgiu uma necessidade de presentear seu filho (Emanuel),  pois Oseias estava desempregado.  A partir daí, ele montou um ateliê de brinquedos sustentáveis, e  batizou-o de Robozitos Eco. Oseias é um pioneiro na arte de reciclagem, aproveitando diversos materiais, e dando-lhes forma, criando animais como dinossauros, elefantes, cobras e sapos. Seu trabalho cumpre bem a tarefa de aproximar as gerações, e nos dá um alerta para o excesso de consumo e sobre o futuro do homem no planeta. 

Ás 19 horas, está programada a exibição dos filmes “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, e em seguida, “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. Na ocasião, haverá um painel de debate, com as participações de dois convidados ilustres: o crítico de cinema e jornalista Rodrigo Fonseca e a ambientalista e geógrafa Teresa Coni Aguiar, autora do livro “Rio de Janeiro: um olhar sobre o desenvolvimento em harmonia com a natureza”.

Programação nos demais municípios

23/03 – Duas Barras – 19h

“Xingu”

Direção: Cao Hamburger

  

“Ruivaldo – O Homem que salvou a terra”

Direção: Jorge Bodanzky  

13/04 – Casimiro de Abreu – 19h

“Saneamento Básico”

Direção: Jorge Furtado

“Floresta – Um jardim que a gente cultiva” 

Direção: Mari Correa 

27/04 – Vassouras – 19h

“O Veneno está na Mesa” 

Direção: Silvio Tendler

‘Para aonde foram as andorinhas 

Direção: Mari Correa 

11/05 – Mangaratiba 19h

“A última floresta” 

Direção: Luiz Bolognesi

“Quentura”

Direção: Mari Correa

15/06  – Paraty – 19h

“O Sal da Terra”   

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado 

“Amazônia Sociedade Anônima” 

Direção: Estevão Ciavatta

 “PROJETO INTERIOR NA CENA”

  • Teresópolis, Duas Barras, Mangaratiba, Vassouras, Casimiro de Abreu e Paraty 
  • Sábado, 19 horas
  • Classificação indicativa: livre
  • Concepção e coordenação do projeto: Leonardo Conde
  • Patrocínio: Lei Paulo Gustavo RJ
  • Realização: Governo Federal,  Ministério da Cultura, Estado do Rio de 
  • Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 
  • Apoios: Prefeituras de Teresópolis, Duas Barras, Casimiro de Abreu, Vassouras, Mangaratiba e Paraty
  • Assessoria de Imprensa: 
  • Mônica Cotta – (21) 99994-0850, 2259-8983 – monicamccotta@gmail.com 

Related posts

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer

Filme sobre Aldo Baldin tem pré-estreia no CCBB Rio e homenagem a Isacc Karabtchevsky