Intérprete de “Vampiro de Niterói”, Haysam Ali celebra o Dia Mundial do Teatro

Haysam Ali

Aos 36 anos, Haysam Ali não consegue pensar como seria sua vida se não tivesse tomado a decisão de focar na carreira de ator. Após se formar na renomada escola Stella Adler, em Los Angeles, que treinou artistas como Marlon Brando e Mark Ruffalo, o brasileiro celebra o Dia Mundial do Teatro, nesta quinta-feira (27), com orgulho. Recentemente, o ator esteve no cartaz solo do ‘Vampiro do Rio’, encarnando o serial killer Marcelo Costa de Andrade.

“O teatro é a forma mais pura de atuação: sem cortes ou edições. Em cada apresentação, você descobre algo novo sobre seu personagem, e a ocorrência da plateia é diferente a cada noite. É a experiência mais autêntica para um ator. Eu amo cinema e busco me aprofundar cada vez mais no meu ofício, e não há lugar melhor para isso do que o teatro. Os grandes atores do cinema foram treinados no palco. Então, além de ser uma maneira de aprimorar minhas habilidades, é algo que eu tenho paixão em fazer”, afirma.

Haysam, que atualmente faz parte da nova geração de artistas, afirma que atores de verdade nascem no teatro. “Não existe um grande ator, principalmente em Hollywood, que não tenha passado pelo teatro. Inclusive, alguns já bastante consagrados, que não precisam – já que a remuneração é bem menor do que na indústria audiovisual – continuar a fazê-lo, até mesmo para não deixar o teatro morrer”.

Indignado com atores que não gostam de ir ao teatro, Haysam faz um desabafo. “Denzel Washington & Jake Gyllenhaal estrearam na Broadway com a peça ‘Othello’, de Shakespeare. Você acha que eles vão ganhar o mesmo valor que eles ganham no audiovisual? Ou que precisam fazer essa peça por dinheiro? NÃO. Eles estão lá para honrar um grande escritor e continuar a dar soluções para a Broadway, para não deixar o teatro morrer. O teatro não pode morrer”, diz ele, que tem emendado uma sequência de trabalhos no exterior.

Related posts

Espetáculo ‘Lady Tempestade’, com Andrea Beltrão, abre as comemorações dos 60 anos do Teatro Casa Grande em 2026

Dois Patrões é a versão atualizada e brasileira da comédia que mudou a história das comédias

Natal Comedy chega à 3ª edição unindo humor, solidariedade e acesso à cultura no Teatro Del Art