Intersecção encerra temporada de exposição e programação cultural na Matilha Cultural no próximo dia 22 de novembro

Foto: Renato Nascimento / Divulgação

No próximo dia 18, o espaço recebe a discotecagem de DJ Nicácio, a intervenção do poeta Akins Kintê e o show do Aláfia- Funk de Quintal como programação do Festival Ocupação Iniciativa Negra 10 anos

A instalação, com visitas guiadas e acessibilidade, usa a narrativa visual para destacar as realidades de dez atores humanos e mais que humanos impactados pela atual política de guerra às drogas, a partir do processo de produção, trânsito e consumo da cadeia de valor da coca e da cocaína na Bacia Amazônica e no Brasil

Desde setembro, programação semanal realizou uma série de rodas de conversa, debates, cursos, oficinas, além de sessão de cinema e shows com Pagode na Lata, Dexter, Roberta Oliveira e o Bando de Lá, Linn da Quebrada, Família Tamarineira, DJ KL Jay e Ti.ram.ba.ço

No próximo dia 22, chega ao fim a mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, que desde setembro ocupou a Matilha Cultural com o projeto socioambiental Intersecção. Foram dois meses de intenso roteiro cultural e formativo que uniu arte, política de drogas, justiça climática e direitos humanos em um mesmo território.

Na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, a partir das 20h, acontece a programação cultural do Festival Ocupação Iniciativa Negra 10 anos, ação que integra o ciclo de atividades do projeto. Estão escalados para a noite: a discotecagem de DJ Nicácio, famoso na cena paulistana e que conduzirá o público por um percurso sonoro de música brasileira em todas as suas formas; intervenção do poeta e arte-educador Akins Kintê e o show do Aláfia – Funk de Quintal reconhecida pela sonoridade com que funde elementos da música afro-brasileira, rap e MPB, a letras que afirmam identidade, espiritualidade e resistência.

A jornada do Intersecção, ao longo de quase dois meses, transformou a Matilha Cultural, no centro de São Paulo, em um espaço vivo de troca e criação. Entre cursos, oficinas, cine-debates, residências artísticas e encontros musicais, o Intersecção propôs novas formas de pensar a política de drogas e suas correlações com a justiça racial e ambiental. Para isso, reuniu artistas, intelectuais, lideranças comunitárias e público.

Intersecção é uma realização da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e da International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice, com curadoria da VIST Projects e parceria da Matilha Cultural.
Sobre a Iniciativa Negra – Dez anos

A Iniciativa Negra é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da justiça racial, com foco em incidência política, advocacy, fomento criativo e produção de conhecimento. Desde 2015, articula ações nas áreas de política de drogas, direitos humanos, cultura, educação popular e economia viva, com destaque para experiências que partem de territórios negros com foco no desenvolvimento da sociedade civil organizada.

Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.

Matilha Cultural
A Matilha Cultural é um centro cultural independente localizado em São Paulo que atua como espaço de resistência, diálogo e transformação social. Reconhecida por sua programação diversa e engajada, a Matilha promove mostras de cinema, exposições de arte, debates, shows e atividades educativas, sempre com foco em pautas sociais, ambientais e de direitos humanos. Além disso, é um ponto de encontro para quem busca novas expressões culturais e alternativas, mantendo um forte compromisso com a causa animal por meio de eventos de adoção e ações de conscientização. A Matilha se consolidou como um espaço plural e inclusivo, que valoriza a coletividade e fomenta a reflexão crítica através da arte e da cultura.

VIST Projects
A VIST Projects, responsável pela produção das imagens e curadoria visual, trabalha de forma próxima às comunidades e tem o consentimento das mesmas para uso dessas fotos em todos os formatos. A VIST é uma fundação sem fins lucrativos baseada na Colômbia/América Latina desde 2008 para a criação de um laboratório de conteúdos multiplataforma dedicado à investigação, design e desenvolvimento de narrativas visuais contemporâneas em torno de temáticas sociais e culturais.

SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural

Um projeto Intersecção – Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza

Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República – São Paulo

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

18 de novembro  terça-feira
DJ Nicácio

Intervenção poética de Akins Kintê  

Show Aláfia – Funk de Quintal

Horário: A partir das 20h

Ingressos: via Sympla
Entrada gratuita

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.

 

Related posts

Apresenta Summit 2025 reúne lideranças do entretenimento no Rio de Janeiro

Blue Note Rio recebe a estreia do projeto The Norway-Brazil Connection

Banda MAHI lança novo single “Me Levar”