Intolerância religiosa será tema de pesquisa durante a 18ª Caminhada no Rio

Divulgação

No próximo dia 21 de setembro, a Orla de Copacabana (Posto 5) voltará a ser o cenário da 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, evento promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). E, pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa será realizada durante o evento, em uma parceria entre a ADifalá e a Brotar Comunicação.

A sondagem tem como objetivo ouvir participantes de diversas tradições espirituais, especialmente as religiões de matriz africana, o Budismo, o Judaísmo e outras expressões religiosas não hegemônicas — para mapear casos de intolerância, compreender suas dinâmicas e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes. Assim como no ano passado, os dados coletados vão integrar um banco dados voltado para o estudo das populações marginalizadas e suas vulnerabilidades sociais.

Em 2024, a pesquisa revelou que 48,1% dos entrevistados já haviam sido vítimas de intolerância religiosa, com destaque para os praticantes de religiões de matriz africana, entre os quais 62% relataram episódios de discriminação. As formas mais comuns foram agressão verbal (40,2%) e exclusão social (19,1%). O levantamento também demonstrou que a maioria das vítimas não denuncia os casos, por medo, desconfiança institucional ou desconhecimento dos canais de denúncia.

“A repetição da pesquisa este ano reforça o compromisso da caminhada com a produção de dados sérios e com o enfrentamento estruturado da intolerância religiosa”, afirma Babalawô Ivanir dos Santos, liderança à frente da CCIR. “Esses dados são essenciais para promover ações de proteção, reconhecimento e valorização da diversidade religiosa no Brasil.”

Related posts

Com mais de 300 filmes inscritos, Brasil protagoniza participação no Alternativa Film Festival 2026, iniciativa global da inDrive

Código de barras para mercados e cultura: do carrinho ao backstage do varejo

Feira + Forte, em Cabo Frio (RJ), anuncia programação com atrações locais  e confirma descontos de até 70%