Irene Ravache volta ao Rio de Janeiro com a peça Alma Despejada para curta temporada no Teatro Fashion Mall

Irene Ravache em Alma Despejada - Foto: Paulo Arizati

Depois de cinco anos desde sua estreia em São Paulo, e de uma primeira temporada carioca bem-sucedida e lotada até o final, Irene Ravache volta ao Rio em janeiro de 2025 com Alma Despejada, dando sequência à celebração pelos seus 80 anos.

Com direção de Elias Andreato, a peça foi escrita por Andréa Bassitt especialmente para Irene Ravache, que conta: “Fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa e fala muito mais de vida do que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”.

O diretor Elias Andreato completa: “A memória é assustadora quando ela nos falta e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, como a personagem, sem medo de enfrentar nossos demônios e nossos momentos sonhados”.

SINOPSE

A peça conta a história de Teresa (Irene Ravache) que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. Transitando entre passado e presente, rememora sua vida de professora de classe média, apaixonada por palavras. Revisita histórias e pessoas importantes como a melhor amiga, a funcionária que trabalhou em sua casa por 30 anos, os dois filhos e o marido, homem simples e trabalhador que se tornou um empresário bem-sucedido, ascendendo socialmente.

A MONTAGEM

O cenário de Fabio Namatame, que também assina os figurinos, preenche o palco com inúmeras caixas de papelão de variados tamanhos, remetendo às típicas caixas de mudança. Ao fundo, janelas de madeira suspensas e imagens de árvores como as de uma pequena floresta.

“Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos. A psicanálise e o teatro estabelecem este mesmo jogo. Talvez, precisemos descobrir intensamente o nosso mundo, onde o sagrado possa nos confortar”, explica o diretor, Elias Andreato.

Andrea Bassitt, autora, fala sobre a criação da dramaturgia: “Conheço Irene já há algum tempo e sempre conversamos muito sobre a vida: o país, a política, a família e tantas outras coisas. Muitas vezes pensamos de um jeito parecido, e essa afinidade foi bastante inspiradora. A ideia era falar sobre isso tudo, sem medos nem críticas, mas com humor e delicadeza. Ao longo do processo, a história acabou tomando um rumo inesperado para mim, mas que não havia como evitar, uma vez que vivemos momentos de grande impacto na nossa história e o teatro sempre acaba refletindo essas situações”, conta a autora.

Serviço

ESTREIA: dia 10 de janeiro (6ªf), às 20h
ONDE: Teatro Fashion Mall / Shopping Fashion Mall
. Estrada da Gávea, 899/lj. 216 – São Conrado / RJ
HORÁRIOS: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h / INGRESSOS: R$140 e R$70 (meia) VENDAS: https://bileto.sympla.com.br/event/101372?share_id=1-copiarlinkou na bilheteria de 3ª a dom das 14 às 20h / CAPACIDADE: 436 espectadores / DURAÇÃO: 70 min / GÊNERO: comédia dramática / CLASSIFICAÇÃO: 12 anos / TEMPORADA: até 23 de fevereiro

FICHA TÉCNICA

Texto: Andréa Bassitt
Direção: Elias Andreato
Interpretação: Irene Ravache
Cenário e Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Hiram Ravache
Música: Daniel Grajew e George Freire
Vídeo: Paulo Arizati
Fotos: João Caldas Filho
Técnico de luz: Marcio Lima
Técnico de som: Alexandre Ramalho
Técnico de palco e assistente de produção: Regilson Feliciano
Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia