“Isto não é uma dança”, criação da diretora, coreógrafa e performer holandesa-iraniana Nastaran Razawi Khorasani

Isto não é uma dança - Foto: Bas de Brouwer

Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o projeto CÂMBIO está de volta, desta vez com a dança em foco. Nos dias 28 e 29 de novembro, a Sede da Cia. dos Atores recebe o espetáculo “Isto não é uma dança”, criação da diretora, coreógrafa e performer Nastaran Razawi Khorasani, iraniana radicada na Holanda. A obra, nunca antes apresentada na América do Sul, terá uma encenação desenvolvida a partir de uma residência artística entre Nastaran e a iluminadora brasileira Adriana Ortiz – que vai colaborar na criação de uma nova iluminação e cenografia para o espetáculo.

No Irã, a dança foi oficialmente proibida desde o início da Revolução Islâmica (1979). Todas as companhias de dança foram forçadas a cessar suas atividades.Muitos dançarinos e coreógrafos fugiram para o exterior. Aqueles que ainda vivem lá precisam ser muito engenhosos. Como eles estão mantendo sua forma de arte viva? Como estão lidando com a proibição da dança? Como praticam sua profissão, que perigos eles enfrentam, por quais liberdades eles estão lutando?

Em “Isto não é uma dança”, Nastaran Razawi Khorasani apresenta uma performance de dança que lida com a censura. É uma homenagem ao corpo que quer se mover, um tributo à arte que simplesmente deve ser feita, de qualquer maneira ou formato. O que pode ser mostrado, o que deve permanecer oculto? À medida em que a música e as luzes se transformam em um frenesi, Nastaran tenta manter seu corpo dançante sob controle, enquanto traz para o palco as vozes de coreógrafos e bailarinos que vivem no Irã.

Nastaran nasceu no Irã e emigrou para a Holanda ainda criança, onde cresceu e pôde desenvolver seu talento para a dança e a performance. O espetáculo “Isto não é uma dança” foi indicado ao Prêmio VSCD Mime/Performance 2024, e o júri destacou sua homenagem ao movimento e à arte.

O projeto “CÂMBIO – Isto não é uma dança” tem apoio institucional do Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro.

CÂMBIO (@cambioartbr) – Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, CÂMBIO é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015, no Rio de Janeiro. A primeira edição ocupou o Teatro Estadual Glaucio Gill, de 2010 a 2011; e a segunda, o Teatro Municipal Café Pequeno, de 2012 a 2015. Nos dois teatros, os palcos foram reestruturados e a curadoria criou programações diversificadas, incluindo teatro, música, dança, cinema e festivais. Na primeira edição, foram 60 espetáculos, 394 sessões, 23 mil espectadores e uma nomeação na categoria especial do Prêmio APTR de 2011. Já na segunda, foram cerca de 100 espetáculos, 720 sessões e 60 mil espectadores.

Em 2021, em meio à pandemia, o projeto retomou atividades em formato virtual. A estreia on-line foi em fevereiro com duas performances da Stephen Petronio Company (EUA), acompanhadas de um bate-papo com a diretora Monique Gardenberg. Em novembro, a edição on-line ganhou continuidade com a exibição de “La Codista.doc”, documentário sobre o processo de criação da adaptação brasileira da peça “La Codista”, da dramaturga holandesa Marleen Scholten. O outro projeto exibido foi a performance de dança “Round Midnight/Hora Zero” – um intercâmbio artístico entre os coreógrafos Arno Schuitemaker, holandês, e Cristina Moura, brasileira.

A terceira edição pós-pandemia foi realizada inteiramente presencial e gratuita na Sede da Cia. dos Atores, entre agosto e setembro de 2022, e contou com residências de intercâmbio do grupo italiano de teatro de manipulação “Unterwasser”, e do coreógrafo israelense e italiano Andrea Costanzo Martini.

Em 2024, Cesar Augusto e Jonas Klabin foram responsáveis pela curadoria da programação de teatro, música, dança e audiovisual representativa do Brasil como país convidado de honra do Festival Internacional Cervantino de 2024, em Guanajuato, México, produzido pela APPA Cultura e Patrimônio e com o apoio do Instituto Guimarães Rosa.

Nastaran Razawi Khorasani (@nastaranrazawikhorasani) – É formada pelo Maastricht Institute of Performative Arts. Em 2014, ganhou o prêmio Gouden Krekel pela performance de palco mais impressionante. Em 2020, foi nomeada ao prêmio de dança para o público jovem do Nederlandse Dansdagen. Seu espetáculo “Songs for no one” recebeu duas vezes o prêmio BNG Bank Theatre (em 2020 e 2021) e foi selecionado para o Festival de Teatro Flamengo de 2022 e o Theatre der Welt em Frankfurt-Offenbach. Em 2023, foi indicada ao Prêmio Podium Gieskes-Strijbis.

Adriana Ortiz (@adriortiz_luz) – Atuou como Coordenadora Técnica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2004 a 2008) e ocupou o mesmo cargo em diversos festivais internacionais: riocenacontemporanea, Panorama da Dança, Multiplicidades, Boticário na Dança, Festival Internacional de Linguagem e uma produção no Royal Shakespeare Company Festival. Também foi diretora técnica de grandes eventos como Carnaval da Lapa, Encontro de Cultura do Mercosul e Encontro da Diversidade Cultural – RJ. Como designer de iluminação, tem mais de 100 obras creditadas em seus mais de 25 anos de carreira abrangendo peças teatrais, óperas, concertos, exposições e eventos.

FICHA TÉCNICA

CÂMBIO

  • Direção e Curadoria: Cesar Augusto e Jonas Klabin
  • Assessoria de Imprensa e de Mídias Sociais: Paula Catunda e Rafael Teixeira
  • Programação Visual: Gil Filho
  • Coordenação Administrativa e Financeira: Cristiane Cavalcante
  • Realização e Produção: Oz Produções Artísticas, Musicais e Cinematográficas Ltda. e Treco Produções Artísticas Ltda.
  • Residência artística: “Isto não é uma dança”
  • Coreografia: Nastaran Razawi Khorasani
  • Iluminação e Cenografia: Adriana Ortiz
  • Assistente de Iluminação: Bernardo Bastos
  • Produção Sede da Cia. dos Atores: Duh Pessanha
  • Produção Executiva: Vic Faccin
  • Operador Técnico: Bernardo Bastos
  • Serviços Gerais:– Carlos Eduardo/Lilinho
  • Parceiros Artísticos:  Nova Mídia, Elétrica Cênica

Agradecimentos: Marcelo Andrade, Alexandre Bastos, Nynke Joustra, Peter Leeuwenburgh, Beto Mota, Luis Paulo Nenen, Marleen Reijnen, Micha Schijen, Dieke van der Spek

SERVIÇO 

Espetáculo: “Isto não é uma dança”

Únicas apresentações: dias 28 e 29 de novembro, às 16h.

Local: Sede da Cia. dos Atores

Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manoel Carneiro, 12 – Lapa)

Entrada franca. Retirada dos ingressos pelo site https://linktr.ee/cambioartbr (Sympla)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 60 min.

Idioma: Farsi, com legendas em português. Algumas entrevistas não podem ser ouvidas, só podem ser lidas nas legendas.

Obs: Contém luzes estroboscópicas.

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio