Itatiaia e Resende lançam calendário integrado de eventos 2025

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio marcaram presença, nesta sexta-feira (21), no lançamento dos calendários  anuais de eventos dos municípios de Itatiaia e Resende, ambos localizados na região turística das Agulhas Negras. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou o panorama das ações de Turismo no estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades e representantes da cadeia produtiva do setor na região, além dos prefeitos de Itatiaia e Resende, Kaio Márcio e Tande Vieira, respectivamente.

O secretário Gustavo Tutuca apresentou o resultado das ações realizadas em 2024 e o planejamento estratégico dos projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2025.

“A promoção do estado e seus destinos, no mercado nacional e internacional foram destacadas aqui nesse encontro. Dados sobre agenda de eventos, chegada de turistas internacionais e recordes de público nos equipamentos turísticos do estado, também foram mostrados para fortalecer ainda mais o nosso setor. Acredito que essa ação integrada de lançar um calendário de eventos entre os municípios de Itatiaia e Resende vai abrir novas oportunidades e atrair ainda mais turistas para esta região”, destacou o secretário Tutuca.

Calendário Anual de Eventos 2025

Durante a manhã, foram apresentados os principais eventos de atração do município de Itatiaia com destaque para o Festival do Chocolate de Penedo, apontado como novidade e aposta de atração no mês de abril. A ação integrada entre os dois municípios contou com uma cerimônia de lançamento, durante à tarde, em Resende. Esse é o primeiro passo para organizar os eventos e divulgar cada vez mais os municípios da região das Agulhas Negras.

“É um calendário para 12 meses, mas que pode sofrer alterações e abrir novas datas. O cronograma guiará as entidades e pessoas ligadas ao turismo”, ressalta o prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio.

Os eventos movimentam toda a cadeia produtiva do turismo em setores como hotelaria, bares e restaurantes, entre outros.

“Com esse calendário, os comerciantes vão conseguir se programar para esses eventos e oferecer um melhor serviço para a população, além de impulsionar a economia em torno da cadeia produtiva do setor”, finalizou o prefeito de Resende, Tande Vieira.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio