Jardim do Museu da República recebe quarta edição da celebração do Día de Muertos

O Jardim do Museu da República, no Catete, vai receber, entre os dias 31 de outubro – ponto facultativo para os servidores  municipais e estaduais do Rio – e 2 de novembro, das 9h às 18h, a tradicional celebração mexicana do Día de Muertos, com entrada gratuita.

Este é o quarto ano de realização do evento, uma parceria entre o Consulado Geral do México e o Circuito Carioca de Artes e Culturas, no Museu da República, com o objetivo de tornar mais populares a cultura e a tradição mexicanas para as novas gerações. No ano passado, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo local em cada um dos três dias de evento.

Nesta edição, as homenageadas são a antropóloga, etnóloga e museóloga Berta Ribeiro – autoridade em cultura material dos povos indígenas, que foi casada com Darcy Ribeiro  –  e a poetisa, diplomata e escritora mexicana Rosario Castellanos, considerada uma das maiores vozes literárias do século XX.

Entre as  atividades previstas estão apresentações culturais de música e teatro, blocos, exibição de filmes e muita gastronomia. Para entrar no clima da celebração, todos os 90 expositores, artesãos, estão produzindo peças  de artesanato e moda no tema catrinas – as famosas caveiras mexicanas que simbolizam a Deusa da Morte.

Día de Muertos – mensagem do Consulado Geral do México

O Día de Muertos é uma das tradições mais cativantes da cultura mexicana.

Esta tradição viva é replicada ano após ano de diversas formas pelas diferentes regiões do México, criando raízes profundas na cultura dos povos originários do nosso país e na matriz católica europeia.

Sem importar as diferenças, esta prática cultural reafirma o compromisso com a memória dos que já se adiantaram na misteriosa viagem da vida nas profundezas do outro mundo.

Assim, neste dia celebramos tudo o que herdamos que nos faz ser quem somos, além da alegria de estar juntos de novo neste dia todos os que integram nossa comunidade – nesta ou na outra vida.

Por isso, é com muito entusiasmo que o Consulado Geral de México no Rio de Janeiro convida vocês a se juntarem nesta celebração da vida preparada com muito carinho… porque a viagem continua.

Programação

SEXTA, DIA 31

Parte da manhã: atividade das escolas públicas

14h –   Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos, com  Sintonia Dominó

15h – Show com mariachis

SÁBADO, DIA 1º

10h – Bloco da Frida

11h – Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos com Sintonia Dominó

12h – Apresentação e workshop com RJPW Lucha Libre

14h – Show de Mariachis com Trio Macarena

15h – Mariachis em cortejo

16h –  Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos com  Sintonia Dominó

DOMINGO, DIA 2

10h – Bloco Bésame Mucho

13h – Apresentação com RJPW Lucha Libre

14h – Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos, com  Sintonia Dominó

15h  – Show com Mariachis

16h – Mariachis em cortejo

Related posts

Festival Bike Arte chega a Niterói em 1º de novembro com programação gratuita na Praça Santa Bárbara

Mostra ‘Diálogo em Movimento’ promove debates sobre cinema documental com pautas ambientais e sociais em Brasília e São Paulo

O Festival Respira Rio transforma a Avenida Chile em uma prévia do futuro da cidade com ar puro e baixas emissões