Jardim do Museu da República recebe quarta edição da celebração do Día de Muertos

O Jardim do Museu da República, no Catete, vai receber, entre os dias 31 de outubro – ponto facultativo para os servidores  municipais e estaduais do Rio – e 2 de novembro, das 9h às 18h, a tradicional celebração mexicana do Día de Muertos, com entrada gratuita.

Este é o quarto ano de realização do evento, uma parceria entre o Consulado Geral do México e o Circuito Carioca de Artes e Culturas, no Museu da República, com o objetivo de tornar mais populares a cultura e a tradição mexicanas para as novas gerações. No ano passado, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo local em cada um dos três dias de evento.

Nesta edição, as homenageadas são a antropóloga, etnóloga e museóloga Berta Ribeiro – autoridade em cultura material dos povos indígenas, que foi casada com Darcy Ribeiro  –  e a poetisa, diplomata e escritora mexicana Rosario Castellanos, considerada uma das maiores vozes literárias do século XX.

Entre as  atividades previstas estão apresentações culturais de música e teatro, blocos, exibição de filmes e muita gastronomia. Para entrar no clima da celebração, todos os 90 expositores, artesãos, estão produzindo peças  de artesanato e moda no tema catrinas – as famosas caveiras mexicanas que simbolizam a Deusa da Morte.

Día de Muertos – mensagem do Consulado Geral do México

O Día de Muertos é uma das tradições mais cativantes da cultura mexicana.

Esta tradição viva é replicada ano após ano de diversas formas pelas diferentes regiões do México, criando raízes profundas na cultura dos povos originários do nosso país e na matriz católica europeia.

Sem importar as diferenças, esta prática cultural reafirma o compromisso com a memória dos que já se adiantaram na misteriosa viagem da vida nas profundezas do outro mundo.

Assim, neste dia celebramos tudo o que herdamos que nos faz ser quem somos, além da alegria de estar juntos de novo neste dia todos os que integram nossa comunidade – nesta ou na outra vida.

Por isso, é com muito entusiasmo que o Consulado Geral de México no Rio de Janeiro convida vocês a se juntarem nesta celebração da vida preparada com muito carinho… porque a viagem continua.

Programação

SEXTA, DIA 31

Parte da manhã: atividade das escolas públicas

14h –   Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos, com  Sintonia Dominó

15h – Show com mariachis

SÁBADO, DIA 1º

10h – Bloco da Frida

11h – Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos com Sintonia Dominó

12h – Apresentação e workshop com RJPW Lucha Libre

14h – Show de Mariachis com Trio Macarena

15h – Mariachis em cortejo

16h –  Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos com  Sintonia Dominó

DOMINGO, DIA 2

10h – Bloco Bésame Mucho

13h – Apresentação com RJPW Lucha Libre

14h – Contação de Histórias: Um Divertido Día de Muertos, com  Sintonia Dominó

15h  – Show com Mariachis

16h – Mariachis em cortejo

Related posts

Grupo Mulheres do Brasil RJ  lança campanha “Natal Sem Feminicídio”

Ordem dos Capelães do Brasil anuncia avanços na capelania civil para 2026

Novidades no mundo em 2026: verdades e mentiras