Jazz Manouche recebe o espetáculo “Espírito Livre: Filosofia, Cinema e Música”

Os filósofos Bia Antunes e Luame Cerqueira apresentam sua nova aula-show “Espírito livre: filosofia, cinema e música” na quinta-feira (7/11), às 20h30, no Jazz Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, no subsolo da Casa Camolese, Jardim Botânico). Neste espetáculo, a inocência, a beleza e a alegria, aspectos do espírito livre nietzschiano, ganharão vida em três atos, fazendo ressonância com filmes icônicos, como “Zorba, o grego”, de Cacoyannis, e “Noites de Cabíria”, de Fellini. 

“As trilhas sonoras serão executadas por grandes músicos e entrecortadas por poesias e narrações. Será uma noite inebriante de pensamento, em que a fala é musical e a música evoca a filosofia e o cinema”, conta Bia. 

Roteiro, direção e apresentação:

– Bia Antunes – Doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ. Co-fundadora do Filosofia & Arte (projeto de difusão do pensamento com cursos, podcasts, aulas-show, palestras e grupos de estudos).

– Luame Cerqueira – Professor de Filosofia da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula (USU). Doutor em Filosofia pela UERJ, com estágio de pesquisa pela Université de Toulouse II (França). Co-fundador do Filosofia & Arte.

Convidados musicais:

– Tomás Improta (piano) – Em 1980, foi considerado o melhor tecladista do país pelo “Jornal da Música”. Participou de shows e gravações de artistas como Luis Melodia, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Baden Powell, Elizeth Cardoso, entre outros. Lançou mais de dez álbuns autorais e escreveu mais de dez livros sobre música.

– Ayran Nicodemo (violino) – É professor de violino na UFMG, atua como violinista, arranjador e compositor. Foi o 1º violino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ, produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Tem sete obras, entre elas “Pedra Cigana”, com a qual foi apontado como um dos dez melhores instrumentistas brasileiros de 2014.

– Nina Ernst (canto) – a cantora alemã gravou os CDs “Nina Ernst canta Jobim”, “A diva’s mind” e “Dunkles Licht”. Já fez turnês pelo Brasil com a banda de Leny Andrade (Fernando Merlino, Jamil Joanes e Erivelton Silva), atuou como atriz na peça de teatro digital “The art of facing fear”, e estrelou o musical “Luz Escura” com os músicos da banda de Mônica Salmaso.

– Christian Gazzetta (bandoneon) – Jovem talento do bandoneon, já tocou com músicos renomados, explorando diferentes repertórios de tango, música brasileira, clássico e jazz.

Serviço – “Espírito livre: filosofia, cinema e música” 

Data: 07/11, quinta-feira, 

Horário: 20h30 (a casa abre às 20h)

Local: Jazz Manouche – Rua Jardim Botânico, 983, no subsolo da Casa Camolese, Jardim Botânico 

Ingresso: R$ 80,00 

Link para a compra: https://tinyurl.com/ManoucheFilosofiaCinemaMusica

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio