A Rua do Lavradio, um dos endereços mais históricos e charmosos do Rio de Janeiro, ganha um novo atrativo aos domingos. Em uma parceria inédita entre a Galeria Scenarium, Celeste e Mooyo, a rua se transforma em um ponto de encontro para os amantes de boa música e da cultura carioca.
Semanalmente, os três estabelecimentos se unem para oferecer tardes de jazz e música instrumental, de graça, com destaque para o Baile do Ney, comandado pelo renomado músico Ney Conceição. A combinação de música de qualidade, um ambiente descontraído, com cadeiras de praia e mesas de bar, e a gastronomia variada do Mooyo e Celeste prometem agradar a todos.
Além da música, a Galeria Scenarium convida para uma visita ao espaço que estará de portas abertas. São 3 exposições: “Mostra É Você Que Me Vê”, de Charles Barreto; “Pinceladas Afetivas, Pintura Realista, Moderna e Expressionista” e “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”. O próprio prédio onde está a Galeria Scenarium é um monumento que atrai a visitação pública. O casarão do século 19 foi a residência de uma prima da Princesa Isabel, no número 13, e do Visconde de Itaboraí, no número 15. As iniciais do nome do Visconde, José Rodrigues Torres, enfeitam até hoje o alto da fachada da construção.
“A ideia é revitalizar a Rua do Lavradio, um lugar tão importante para a história do Rio, e também oferecer uma opção cultural e agradável para os domingos”, afirma Cláudio Franco, proprietário do Mooyo e idealizador do evento. “Estávamos vendo que a rua no domingo não tinha essa movimentação de pessoal vindo pra cá, e pensamos juntos que pudéssemos conseguir fazer algo nesse sentido”.
Ney Conceição
Ney começou sua carreira musical tocando em bandas de baile. Com vasta experiência em diversas formações de conjunto e com uma carreira autoral bem sólida, Ney resolveu reunir seus parceiros de estrada e fazer um show de música instrumental, com clássicos da MPB e da música norte-americana, sempre com uma pegada swingada e com solos jazzísticos. O repertório conta com clássicos de Gilberto Gil, João Donato, Gal Costa, Rita Lee, Orlandivo, Azymuth, João Bosco, Stevie Wonder entre vários outros músicos.
“Agora o público poderá curtir o som do Ney no final de semana com uma banda que já está junta há muito tempo e que tem alguns dos maiores músicos do Rio”, conta Cláudio, que é produtor artístico e morou quase 16 anos fora do Brasil. “Voltei pro Brasil há pouco tempo, depois de uma temporada no Azerbaijão, e abri o Mooyo, uma casa colaborativa que também tem palestras, cursos, comida com sustentabilidade, além da música e de tudo o que envolve esse conceito da música instrumental carioca e do jazz brasileiro”, completa.
Um mergulho na história
A Rua do Lavradio, com seus casarões históricos e atmosfera boêmia, é um verdadeiro tesouro cultural. Criada no século 18, a rua já foi palco de grandes acontecimentos e abrigou a alta sociedade carioca. Hoje, ela continua sendo um ponto de encontro para quem busca história, arte e cultura.
O local já tem tradição com o jazz, vide o CarnaJazz, promovido pelo Rio Scenarium. “Mas trazemos mais um dia para uma rua que é tão linda, e que tem tantas possibilidades de ser explorada, um evento que junta as três casas, em uma das ruas históricas do Rio. Pode ser algo que funcione, assim como funcionou o Armazém do Senado no sábado, entre outros exemplos”, finaliza Cláudio.
Serviço:
Jazz na Lavradio
Todo domingo, do meio-dia às 18h
Rua do Lavradio, altura do número 11
Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Realizado por: @galeriascenarium.oficial @mooyorio e @celeste_Lavradio