Alexandre Guimarães

João Caetano além dos nomes de Praças e de Teatros

por Redação

Um ator isolado. Um camarim revelado em cena. Uma peça que nunca aconteceu. É neste contexto que se encontra o espetáculo Eu NÃO Sou João Caetano, o novo solo do ator e produtor recifense Alexandre Guimarães, que tem apresentações agendadas para os dias 29 e 30 de agosto, em Itaboraí (RJ), cidade natal do ator João Caetano (1808/1863) dias 1 e 2 de setembro, em Niterói (RJ) e única apresentação dia 15 de setembro na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto conta com incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2 e é uma realização da Art Hunter Produções Artísticas e Alexandre Guimarães Produções, com direção de produção de Christiano Nascimento.

O monólogo revela fragmentos da biografia de João Caetano dos Santos, um símbolo do teatro nacional que luta contra o esquecimento histórico – considerado o pai do teatro brasileiro – que se misturam à história do próprio Alexandre. Numa experiência metateatral, o intérprete a todo momento reflete sobre a solidão vivida no palco e fora dele. Ao longo do espetáculo, o personagem toma consciência que as dificuldades enfrentadas pelos artistas hoje são as mesmas há quase duzentos anos: preconceito, falta de recursos, teatros fechados.

“O espetáculo pretende levar o olhar do público para o bastidor do teatro, para refletir sobre como é a vida do artista fora dos palcos, os dramas, os desafios de seguir trabalhando. Além disso, a peça trata do péssimo hábito do nosso país de esquecer sua própria história”, afirma Guimarães.

Alexandre Guimarães:

Pernambucano, Guimarães recebeu diversos prêmios com o seu primeiro monólogo O Açougueiro, dentre eles os de melhor ator, melhor monólogo e melhor maquiagem na 16ª edição do Prêmio Cenym de Teatro Nacional, e o de melhor ator no Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos 2016, foi considerado revelação no Festival de Curitiba (Blog do Arcanjo/UOL). Seu primeiro solo já foi visto por mais de 6 mil pessoas em mais de 20 cidades brasileiras, com temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. Na TV, participou de novelas como A Dona do Pedaço e Malhação: Viva a Diferença, e também atuou na série Onde Nascem os Fortes, todos esses trabalhos na emissora TV Globo.

SERVIÇO:

ITABORAÍ
Dia 29 de agosto de 2022 – às 15:00
Dia 30 de agosto de 2022 – às 9:30 e às 15:00
LOCAL: Estação Cidadania na Rua Hilda Araújo, esquina com a Avenida Genésio da Costa Cotrim, em Nova Cidade.

NITERÓI
Dia 01 de setembro de 2022 – às 19:00
Dia 02 de setembro de 2022 – às 16:00 e às 19:00
LOCAL: Theatro Municipal de Niterói João Caetano – Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói

RIO DE JANEIRO
Dia 15 de setembro de 2022 – às 19:00
Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/n – Centro, Rio de Janeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via