João Diamante vai Cozinhar para o presidente Lula e 10 chefes de Estado da América do Sul

por Redação
João Diamante

João Diamante

Depois do sucesso da participação no 36º Salão Gourmet de Madri, Espanha, a convite do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, no âmbito do projeto “Brasil em Sabores”, fruto de parceria do órgão com o Instituto Capim Santo, com a curadoria da chef Morena Leite, João Diamante vai a Brasília para cozinhar no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula, por ocasião da reunião de presidentes dos países da América do Sul, a ser realizada no dia 30 de maio de 2023.

Em razão do trabalho de grande expressão que vem desenvolvendo há anos, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação e inclusão social no Projeto Social Diamantes na Cozinha, que já impactou no Brasil mais de 3500 pessoas, Diamante chamou a atenção da primeira Dama Janja, que sugeriu seu nome para o jantar que o presidente Lula oferecerá aos homólogos sul-americanos. Ao seu lado terá uma aluna, Marcela Cavalcante, que se destacou durante a turma de Madureira Zona Norte do Rio de Janeiro para ajudar neste evento.

“Eu não sei nem explicar o momento que estou vivendo, esse é meu presente de aniversário que completo mais um ciclo de vida dia 29/05 Nasci no nordeste, Bahia – Salvador , sou preto e fui criado no Rio de Janeiro no Complexo do Andarai, conjuntos de favelas na Zona Norte do Rio que fica na Grande Tijuca, através de muito esforço da minha mãe Elildes de Oliveira Santos, projetos sociais e políticas públicas de qualidade tive oportunidades na vida e agarrei, porque para pessoas com o estereótipos como o meu em um país como o Brasil com 31 anos hoje era para está morto, mas não , estou aqui vivo e muito vivo e dando esperança para mais pessoas que assim como eu, que são 80% população brasileira possam chegar também. Quem está cozinhando para o presidente do Brasil e mais 10 Chefes de Estado não é o João Diamante e sim todos pretos, nordestinos, periféricos e favelados, estamos juntos nessa, gostaria de agradecer todos minha familiares e amigos, seguidores do nosso trabalho, à primeira-dama Janja, ao Itamaraty e à chef Morena Leite pela confiança. Dizer que continuarei dando minha vida para representar bem meu país e continuar lapidando diamantes, assim como eu um dia tive a oportunidade de ser lapidado”, diz o chef emocionado.

E qual cardápio será serviço nesse evento pelo chef João Diamante? “O cardápio terá grandes influências de toda América Latina, mas claro sempre puxando a sardinha para o Brasil com meu olhar contemporâneo”, diz o chef.

EVENTO JANTAR CHEFES DE ESTADO
Coquetel Votante:
Canapés
Pão de Queijo, Linguiça Mineira, geleia de Cebola, Laranja e especiarias.
Crocante de tapioca, crudo de carne de sol, maionese de manteiga de garrafa
Ceviche de banana da terra
Bolinho de feijoada
Empanadas quiabo com queijo meia cura
Guacamole com raízes
Gravilax de Salmão, creme azedo

Entrada:
1° Salada fresca de Cuscuz Nordestino e Quiabo Tostado

Principal:
1° Carne de Sol com Pirão de leite e queijo canastra, salada de feijão verde e picles de Maxixe.
2° Filé de peixe com crosta de castanha do Pará, Pirão de Laranja e salada de agrião com lâminas de coco fresco e tomate confit
(Opção Vegana) Moqueca de caju com arroz de coco e farofa de alho com tomilho

Sobremesa:
1° Pudim de Cumaru com crumble de amendoim
2° Texturas de Chocolate amazônicos
(OpçãoVegana) Cuscuz de tapioca com leite de coco, crumble de castanha do Pará , coulis de cupuaçu e tuile de coco queimado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via