Estreia no Manouche o projeto “Noite de Magia”, um encontro onde filosofia, astrologia, tarologia, poesia e música se unem para explorar o amor no dia 20 de agosto, terça. Liderado por Jonathan Ferr, que pela primeira vez sobe num palco para bate-papo e música, o evento vai trazer uma conversa envolvente e instigante que busca criar e refletir sobre novos sabores do amor ao lado do filósofo e escritor Renato Nogueira, a doutora em literatura africana Aza Njeri e a poeta e filósofa Obirin Odara.
O pianista Jonathan Ferr, chamado de o “xamã do jazz nacional” pela revista Veja que, aliás, incluiu seu último disco “Liberdade” entre os cinco melhores álbuns brasileiros lançados em 2023, é um dos artistas mais inovadores da nova cena musical brasileira, criando música que provoca, acolhe, tensiona e cura.
É este frescor que esta noite de magia traz. Provocar o curamento, o auto-encontro e a compreensão das belezas através da filosofia, astrologia, tarologia, poesia e música para expressar, nesta experiência imersiva, percepções e projeções dos negros no mundo, colocando-se sempre em protagonismo para contar as histórias de pretos.
Com esse jeitão profético e uma excelência no piano, que levanta toda a plateia, Jonathan vai mediar esse bate-papo com intervenções musicais, ao lado dos mestres Aza Njeri, Renato Noguera e Obirin Odara, para refletirem sobre as questões contemporâneas da existência a partir da cosmovisão negra e dos saberes ancestrais com o tema é o amor.
Aza Njeri é escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária e professora de literaturas africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora, além de coordenadora de graduação e professora do Departamento de Letras PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Pretos Novos-RJ.
Filósofo, professor e pesquisador, Renato Noguera é um estudioso da filosofia africana, defensor de uma mudança de paradigmas: descolonizar o pensamento e desfazer a ideia de que a filosofia seja uma aventura exclusiva do mundo ocidental. É doutor em filosofia pela UFRJ e professor do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Obirin Odara é poeta e pesquisadora sobre colonialidade, racismo, branquitude, tempo e novas tecnologias, mestre em políticas públicas pela UnB, doutoranda em filosofia pela UFRJ e fundadora do perfil “Não Me Colonize” onde questionam os hábitos culturais e costumes brasileiros. Compõe o time do StudioKrya – um estúdio multifacetado que visa ampliar o horizonte do futuro negro e periférico a partir da perspectiva ancestral acerca da tecnologia.
Serviço:
Evento: O pianista de Jonathan Ferr estreia o projeto “Noite de Magia” com Aza Njeri, Renato Noguera e Obirin Odara como convidados
Local: Manouche: (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)
Data e horário: 20 de agosto, terça, às 20h30
Preço: R$ 65,00 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro – estudante, meia entrada e idoso que será doado para o Rio Grande do Sul) l R$ 130,00 (inteira)
Capacidade: 90 pessoas (público sentado)
Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche