Jovens das Fábricas de Cultura apresentam espetáculos inéditos na Oficina Cultural Oswald de Andrade 

Após 10 meses de pesquisa e produção, cerca de 300 aprendizes das Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, Diadema e Osasco vão ocupar as salas da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, para apresentar obras artísticas criadas coletivamente. As apresentações fazem parte do Projeto Espetáculo e vão até 2 de dezembro.

O Projeto Espetáculo é uma atividade de longa duração que possibilita a vivência de todas as etapas da montagem de uma apresentação cênica a partir de uma abordagem interdisciplinar que coloca em diálogo dança, fotografia, literatura, música, teatro e vídeo. Os aprendizes ainda participam de oficinas de expressão corporal e vocal, escrita narrativa e expografia para executar a dramaturgia, iluminação, cenografia, figurino e produção de forma colaborativa.

Para a edição 2023, os aprendizes refletiram sobre as próprias vivências na cidade, os sonhos para o futuro, as ansiedades e obstáculos que envolvem a juventude periférica de hoje, tudo isso aliado às memórias e narrativas dos territórios onde vivem.

Os espetáculos começam às 19h, com exceção das sessões de sábado que iniciarão às 18h, sendo necessário retirar o ingresso gratuito uma hora antes. Sujeito à lotação. A seguir, as sinopses das peças cênicas:

No dia 29, quarta-feira, será apresentado o espetáculo musical e multimídia Manifesto Humano: escrevendo meu ser, da Fábrica de Cultura Osasco. A produção busca promover uma viagem sobre a existência com um repertório diverso de canções do hoje e do ontem, junto a imagens que simbolizam a procura pela essência do existir.

Outro espetáculo é Árvore(Ser) – Desde o dia em que chovi, produzido pelos aprendizes da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Partindo dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar), a obra traz um quebra-cabeça de imagens, sonoridades e movimento. A apresentação será no dia 30, quinta-feira.

A programação do Projeto Espetáculo termina em dezembro com duas apresentações: no dia 1º, sexta-feira, os aprendizes da Fábrica de Cultura Diadema executam o espetáculo OHNOS: Enigma da vida! que mostra uma viagem pelos sonhos e pesadelos, passando por diversos enigmas e obstáculos presentes nos indivíduos e no subconsciente. A peça mostra fases diferentes, boas e ruins, como trilhas para encontrar a lágrima que transforma.

E no dia 2, sábado, é a vez da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresentar o espetáculo A Flor Ignávia, que coloca em cena os dilemas de uma geração marcada por corpos marginalizados, excluída e oprimida, mas organizada para promover uma revolta de esperança dentro do caos estrutural do cotidiano.

Além das apresentações, durante a passagem do Projeto Espetáculo pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, o público ainda poderá assistir a vídeos-documentários dos espetáculos de 2022 (a partir das 18h com retirada de ingressos 1 hora antes) e visitar uma exposição fotográfica, que ficará no hall de entrada, com os registros das produções deste ano. Agenda completa no final deste release e mais detalhes de cada espetáculo, como as fichas técnicas, no site do Programa.

Também é possível conferir mais informações sobre o Projeto Espetáculo 2023 no site das Fábricas de Cultura. A agenda das apresentações está disponível no site das Oficinas Culturais. Os programas Fábricas de Cultura e Oficinas Culturais são iniciativas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridas pela Poiesis.

SERVIÇO:

Gratuito | Livre

FÁBRICAS DE CULTURA APRESENTA: PROJETO ESPETÁCULO NA OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

  • Orientação Artística: Bernadeth Alves
  • Local: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro – São Paulo | Telefone: (11) 3222-2662
  • Próximo ao metrô Tiradentes

AGENDA DE APRESENTAÇÕES:
(retirada de ingressos com 1 hora de antecedência)

Fábrica de Cultura Osasco | Espetáculo Manifesto Humano: Escrevendo meu Ser
Dia 29, quarta-feira, às 19h

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Espetáculo Árvore(Ser) – Desde o Dia em Que Chovi
Dia 30, quinta-feira, às 19h

Fábrica de Cultura Diadema | Espetáculo Ohnos: Enigma da Vida!
Dia 1/12, sexta-feira, às 19h

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Espetáculo A Flor Ignávia
Dia 2/12, sábado, às 18h

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Local: Hall de entrada, de segundas à sábado, das 10h às 21h, de 23/11 a 2/12

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS
Local: Cineclube Oswald, das 18h às 19h (retirada de ingressos 1 horas antes)

PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986. Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.