Idealizado por Hugho e Anriih Kaiowá, moradores e agentes culturais do bairro Pinheirinho dos Palmares, localizado em São José dos Campos – antiga maior ocupação da América Latina, o curta-metragem “Monstro da Fome” transcende o cinema de gênero para se tornar um grito potente contra a invisibilidade e a desigualdade social.
Nascido das vivências e da urgência de quem conhece de perto a realidade das periferias, “Monstro da Fome” utiliza a estética do terror e elementos de Analog Horror para criar uma metáfora visceral sobre a insegurança alimentar que assombra milhões de brasileiros. “Este filme é a nossa forma de usar a arte para confrontar um monstro real, que devora a dignidade e o futuro. Queremos que as pessoas sintam, reflitam e, principalmente, ajam”, afirma Hugho, diretor e roteirista do curta ao lado de Anriih Kaiowá.
Ações além da tela
O projeto, que busca consolidar um novo olhar sobre o Pinheirinho dos Palmares – para além do histórico de desocupação e violência – e fortalecer o protagonismo periférico no audiovisual, conta ainda com outras ações. No final de abril e início de maio, o coletivo Bunker, idealizador do projeto, realizou oficinas gratuitas de audiovisual em comunidades periféricas da cidade. Além das exibições, que acontecem na próxima semana, com sessões gratuitas, transcrição em Libras e rodas de conversa com elenco e equipe, no dia 22 de maio, acontecerá uma intervenção artística no centro de São José dos Campos, no Banhado. O projeto também prevê a arrecadação de alimentos para as comunidades atendidas. Mais que um filme, “Monstro da Fome” é um chamado à reflexão e à ação, uma prova da força criativa da periferia e um convite para encarar de frente os monstros sociais que nos cercam.
“Monstro da Fome” é uma realização independente, feita pelo coletivo Bunker e viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada em São José dos Campos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Confira a programação:
- Estreia + Intervenção Monstro da Fome
22/05 (Quinta-feira) – 20h: Centro Comunitário do Banhado
Ladeira Otávio Batista da Cruz (final), S/N – Centro – SJC
- 24/05 (Sábado) – 20h:Quilombo Abayomi
- Padre Wilson Cunha, 197 – Campo dos Alemães – SJC
- 25/05 (Domingo) – 20h:BUNKER (Quadra do Pinheirinho)
R. Aline Lélis da Silva, S/N – SJC - 26/05 (Segunda-feira) – Manhã e Tarde: E.E. Professora Edera Irene Pereira de Oliveira Cardoso – R. São Januário, 81 – Jardim Sao Judas Tadeu – SJC
- 30/05 (Sexta-feira)- 19h: Sala Mario Lago
Rua Barão de Jacareí, 122 – Centro – Jacareí
Sinopse: Entre a opulência de um bairro rico e a escassez das periferias, acompanhamos Jonas, um idoso com ancestralidade indígena em estado de fome crônica, e Samuel, um jovem cercado por excessos. Quando a fome transcende o físico e se torna uma força viva, os extremos de uma sociedade desigual ganham forma e se encontram em um desfecho perturbador que questiona quem são os verdadeiros monstros. Classificação Indicativa: 12 anos.
Elenco: Jay Said, Josy Airam, Jonathan Well, Marcos Cavalcante, Marcelo Venancio, Larissa Harmônica, Carlos Rosa
Ficha Técnica Principal:
Idealização, Roteiro e Produção Executiva: Anriih Kaiowá, HUGHO
Direção: HUGHO
Direção de Fotografia: Anriih Kaiowá
Assistente de Direção: Danilo Morales
Assistente de Fotografia/ Montagem: Vicent Van Vegas/ Daniel Carvalho
Direção de Produção: Larissa Harmônica
Assistência de Produção: Elenice Daniela, Suelen Souza, Nala Lopes
Som Direto / Supervisão de Pesquisa: Diego da Costa
Direção de Arte: Liara Pinheiro
Assistência de Arte: Daisy Ribeiro, Acsa Sanches
Artista Plástico / Logística: PC (SEPIA)
Caracterização: Carmen O’Hara
Comunicação (Social Media): Jéssica Souza
Assessoria de Imprensa / Produção: Priscilla Vierros
Design Gráfico: Lucaz Mathias
Coordenação de Acessibilidade: Wesley Leal
Siga o projeto:
https://linktr.ee/coletivobunker