Na segunda-feira (02/09), a ONG Favela Mundo vai levar 28 jovens de comunidades do Rio para um aulão prático de fotografia no Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca. A iniciativa faz parte do curso gratuito do Projeto Favela Hope, que – nesta edição – acontece no Morro da Babilônia, mas contempla alunos de várias comunidades do Rio.
“Promover aula prática em um dos principais pontos turísticos do país é mais do que capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, é também realizar o sonho de muitos alunos, que sempre quiseram conhecer o Pão de Açúcar. O Favela Hope está dando a oportunidade de crescimento pessoal e empoderamento aos cariocas de seu território,” ressalta Marcello Andriotti, um dos idealizadores do projeto.
Para muitos jovens, a experiência no Bondinho Pão de Açúcar será única e inesquecível. É o caso da Márcia Regina Machado, moradora do Méier, que está ansiosa para a chegada do grande dia.
“Será uma aula enriquecedora, num lugar fantástico e com uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro. Com certeza, vai ser um aprendizado na fotografia super importante para mim e que vai agregar muito conhecimento a todos os outros alunos. Espero encontrar um dia lindo, com toda aquela paisagem que a gente só vê pela TV e poder assistir o pôr do sol de lá em cima. Será lindo demais. Sonhei muito com isso e estou muito feliz,” ressalta Márcia.
Outro aluno que também está contando os dias para a visita ao icônico cartão-postal da cidade é Breno de Souza Valladares da Conceição.
“Estou com uma expectativa muito boa para ter aula no Pão de Açúcar. Espero ter uma experiência única. Sempre foi um sonho. Então, poder realizá-lo será incrivel”, disse Breno, morador de Bento Ribeiro.
Moradora de Cordovil, Letícia Oliveira de Souza faz coro e destaca a oportunidade promovida pelo projeto.
“Sou uma carioca raiz, mas, mas nunca fui ao Bondinho Pão de Açúcar. Essa aula será incrível, espero aproveitar o melhor do lugar e das aulas do curso”, comenta Letícia.
Kezia Vieira da Cunha, moradora de Ramos, por sua vez, já conhece o icônico ponto turístico, mas afirma que a oportunidade de visitar o emblemático cenário novamente é algo maravilhoso.
“Ter uma aula no Bondinho será emocionante, pois combina aprendizado com a beleza natural. Minha expectativa é de um ambiente inspirador, onde a vista panorâmica do Rio de Janeiro proporcionará uma nova perspectiva às fotografias. Espero encontrar uma integração harmoniosa entre a natureza e o conhecimento, tornando a aula mais dinâmica e memorável”, completa Kezia.
Proporcionando mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os jovens moradores das comunidades do Rio de Janeiro, o Favela Hope surgiu em 2013, em Vargem Grande, em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), a segunda maior universidade privada dos Estados Unidos. E até agora já formou mais de 200 jovens. Nos cursos, os alunos estudam técnicas de fotografia e edição de imagens, principalmente, em smartphones.
O Favela Hope tem patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Pallas Operadora, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O projeto desenvolve atividades que ajudam a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.