Júca lança versão electroacústica da canção ‘Em Flor’, dia 4 de julho

Cantor e compositor carioca apresenta nova versão do single, com arranjo cru e íntimo

por Redação
Júca

O cantor e compositor carioca Júca lançará, na sexta, 4 de julho, “Em Flor – Electroacústica”, faixa autoral que ganha nova leitura com arranjo mais cru e íntimo, porém com uma trama de melodias mais elaborada. O single acústico aposta na simplicidade para evidenciar os timbres naturais, a construção melódica e a força da interpretação vocal do artista.

“Em Flor” surgiu de forma inusitada. “A canção nasceu de um sonho. O refrão e os riffs de trompete me foram presenteados prontos enquanto dormia. Acordei e gravei o que lembrava. Isso virou o ponto de partida da composição”, conta Júca, que assina a faixa ao lado de Philippe Meyohas. Os parceiros se juntaram a Diogo Sarcinelli para fazer a produção musical da faixa.

Inspirada em ritmos de matriz africana, a música original carrega referências da tradição oral brasileira, com uma base melódica em escala menor, conduzida por violão, baixo acústico, trompete e percussão. A interpretação vocal aposta em uma entrega mais natural, amparada por um coro feminino que evoca cantos litúrgicos e a tradição responsiva dos rituais populares. Já na versão electroacústica, os elementos eletrônicos e os efeitos de produção são deixados de lado, preservando apenas os instrumentos originais captados em estúdio.

“Quisemos destacar a essência da música. A versão acústica é mais fiel à primeira escuta que tivemos dela no estúdio, sem camadas adicionais, deixando a canção respirar”, afirma o artista.

Para a capa do single, o ensaio fotográfico buscou traduzir visualmente os elementos estéticos e simbólicos presentes na faixa, explorando a dualidade entre força e delicadeza que atravessa a canção. Com fotografia de Mateus Augusto Rubim, edição de moda de Lucas Magno e figurinos assinados pelo estilista Lucas Leão, o ensaio foi conduzido sob a direção de arte de Macarena Roca e beleza por Fox Goulart. “O resultado é uma imagem que prolonga, em camadas visuais, o espírito da música”, completa Júca.

úca revela que, para a faixa “Em Flor: electroacústica”, buscou inspiração para além dos ritmos brasileiros de matriz africana — presentes tanto na letra quanto na percussão —, aproximando-se dos cantos de trabalho, do folclore latino-americano e de ritmos tradicionais do Mediterrâneo, como o flamenco cigano e o dabke palestino. Entre as influências mais diretas, destaca-se um disco da cantora romani Esma Redžepova em parceria com o maestro Stevo Teodosievski, cuja abordagem estética ecoa, em espírito e forma, o trabalho de Luiz Gonzaga. Essa intersecção se manifesta de maneira mais explícita no que Júca define como forrobodó cigano: um encontro entre melodia popular e arranjo orquestral, entre o épico e o cotidiano.

“Em Flor” é o seu terceiro single do artista, que prepara seu primeiro álbum autoral, buscando ampliar o alcance da sua música sem perder a coerência estética construída em todos os seus lançamentos.

“‘Em Flor’ é a música mais comunicativa que lancei até agora. Mas ainda carrega minhas referências e uma vontade de falar de amor e entrega como formas de devoção — sem separar o espiritual do carnal”, conclui.

Júca:
Júca é compositor, intérprete e artista visual. “Meu trabalho musical nasce do cruzamento entre os ritmos que me influenciaram ao longo da vida como a tradição oral brasileira, os cantos de trabalho, a poética contemporânea das ruas e as semelhanças entre as sonoridades do sul global”. Lançou os singles “Fogo” e “Véspera” e prepara o seu primeiro álbum.

Ficha técnica:

  • Ficha técnica de “Em flor : electroacústica“:
  • Composição: Júca e Philippe Meyohas
  • Produção Musical: Júca, Diogo Sarcinelli e Philippe Meyohas;
  • Voz: Júca
  • Coro: Sanlai Fernandes e Katarina Assef
  • Violão:  Philippe Meyohas
  • Trompete: Henrique Vaz
  • Baixo acústico: Lise Bastos
  • Percussão analógica: Márcio Gomes
  • Edição: Diogo Sarcinelli  e Lucas Nacur Cassano
  • Engenheiro de gravação: Diogo Sarcinelli
  • Engenheiro de Mixagem: Lucas Nacur Cassano
  • Engenheiro de Masterização: Lucas Nacur Cassano
  • Arranjo acústico: Philippe Meyohas
  • Arranjo eletrônico: Diogo Sarcinelli
  • Distribuição: Tratore

Siga Júca:

Instagram: https://www.instagram.com/j.u.c.a_/

YouTube: https://www.youtube.com/@J.U.C.A

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend