Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima abrem mostra fotográfica em 10 de outubro, no Sesc Ramos

Foto Paulo Marcos

A exposição fotográfica “Há. Ma – TERRA, MAR E AR” será inaugurada na terça, 10 de outubro, às 15h, no Sesc Ramos. Com 35 fotos (33 delas medindo 120 x 180cm e duas de 300 x 200cm) impressas em tecidos pendentes, a mostra é uma imersão de corpo e alma neste universo onírico criado pelos fotógrafos Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima. A curadoria é do renomado Agnaldo Farias e o público terá até 14 de janeiro de 2014 para conferir ao vivo a seleção de fotos.

“São imagens dos confrontos entre os ritmos dos elementos quando se invadem, ou de como sua imensidão intensifica-se em detalhes: o ponto em que uma onda irrompe numa fúria brusca; o abcesso vermelho derramando-se pelo tronco sob a sombra; as poses enigmáticas das pedras que há milhões de anos foram empilhadas e jogadas à beira mar, indiferentes aos esforços dos ventos, cachoeiras e ondas em abrir-lhes fendas, derrubá-las, alisá-las”, testemunha Agnaldo, um dos nomes mais pulsantes das artes visuais do país.

Cariocas ligados umbilicalmente à cidade, Kitty e Paulo Marcos sempre fixaram as lentes no baile do oceano com a floresta, do corpo com o sal, da água que continua o céu e desse diálogo infinito que se materializa a olhos nus. Há um terceiro elemento da natureza nessa conversa poético-fotográfica do verde que circunda com o azul que banha a cidade: o espectador.

“Sobre o Rio paisagem linda muitos já falaram. Quisemos falar sobre o privilégio de uma cidade cercada por verdes e azuis em um momento em que o meio ambiente está com o foco total”, pontua Kitty. Há fotos suas nas prestigiadas coleções de Joaquim Paiva e da Maison Européenne de Photographie (MEP). Kitty representou o FotoRio no Photo Beijing, em 2017, com a série “Campos de Altitude”.

Agnaldo Farias avança na investigação: “E os corpos diante disso tudo? Espiam encarapitados no alto dos rochedos ou se deitam sobre eles, aprendendo de seus silêncios; flutuam e ficam em pé, navegam sobre pranchas na superfície da água. E há aqueles que aguardam, paciência apurada pelo tempo que lhes vai vincando a pele, ao lado da vara de pescar, antena que vez ou outra traz alguma notícia da vida submarina”.

Kitty e Paulo Marcos são sócios do Ateliê Oriente, realizador da mostra juntamente com o Sesc Ramos. Com mais de 40 anos de carreira, os dois quiseram fazer algo que fosse mais do que uma exposição de fotos.

“A gente quis criar uma imersão mediada por este material que pode ser tão sensorial que é um tecido. Como temos uma relação desde crianças com estes dois entes tão presentes na paisagem, o mar e a floresta, esta exposição-instalação quer trazer um pouco desta nossa simbiose com eles para dentro da galeria”, explica Paulo Marcos, que atuou como editor de fotografia dos jornais O Globo, Lance! e O Dia, lançou sete livros e, desde 2017, é um dos nomes fortes do FotoRio.

Para quem acompanha as produções de Kitty Paranaguá e Paulo Marcos Mendonça de Lima é uma alegria ver os dois unindo objetivas em uma mostra. Até porque eles sempre foram muito generosos com os seus pares, realizando mais de 500 eventos, entre cursos, oficinas, festivais, debates, projeções e feiras de artes visuais, fotografia e cinema no Ateliê Oriente, lugar dedicado a promover e estimular a troca de conhecimentos práticos e teóricos voltados para a criação fotográfica.

Há. Ma – TERRA, MAR E AR, serviço

QUANDO: de 10 de outubro de 2023 a 14 de janeiro de 2024. A galeria funciona de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h

ONDE: Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38, em Ramos

QUANTO: Grátis

E MAIS: para agendamento de grupos, escreva para cultura.sescramos@gmail.com

REALIZAÇÃO: Sesc Ramos e Ateliê Oriente

Related posts

Programa Arte no Jardim celebra a formatura de alunos da temporada de 2024 do projeto de introdução de ensino artístico e digital

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope