Reconhecida por sua conexão com o público brasileiro e por ações que valorizam a cultura local de cada região do Brasil, Kuat e os diferentes guaranás regionais: Guaraná Jesus, Tuchaua, Charrua e Guarapan, do grupo The Coca-Cola Company, entram definitivamente como o refrigerante presente nas tradicionais festividades, sejam elas chamadas de Festa Junina, Arraial ou São João pelo Brasil exaltando o que cada uma delas tem de especial, reconhecendo seus diferentes costumes, comemorações, sua gastronomia, destacando a diversidade dos sabores de guaraná e a importância para a sua região.
Como parte desta iniciativa, Kuat e os guaranás regionais, que são 100% provenientes da Amazônia, anunciam sua participação com patrocínios e ativações em grandes festas populares e eventos durante o calendário junino e além, destacando a essência de cada região brasileira por meio de suas diversas variações de guaraná. Em linha com a ideia de que cada local é tão rico que poderia ser considerado um país em si, as marcas convidam seus consumidores a se envolverem na campanha “A gente se encontra no meu país”. O objetivo é não apenas ressaltar a importância de valorizar as tradições, mas também promover a celebração do encontro entre sabores tradicionais e emergentes.
“Buscamos construir uma conexão com a cultura e os programas locais, trazendo o nosso portfólio de guaranás como a melhor combinação para as festividades. Assim como as festas juninas são marcadas por uma rica variedade de comidas típicas, brincadeiras e danças tradicionais, cada gole de Guaraná nos levará a uma jornada única pelas tradições e sabores regionais. Por isso, promovemos o encontro de diferentes gostinhos de guaraná, de cada canto do Brasil, em nossa campanha. Para nós, é uma honra celebrar e amplificar a diversidade que faz parte da identidade brasileira”, ressalta Ted Ketterer, head de Marketing da Coca-Cola Brasil.
As marcas, Kuat, Tuchaua e Guarapan, marcarão presença em festividades como, Parintins (AM), PIC Pampulha (MG), Festa Junina Viva+ São Paulo em Votorantim (SP), São João de Maracanaú (CE), São João de Caruaru (PE) e Forró de Curvelo (MG). Como parte da estratégia de comunicação ainda contarão com embalagens comemorativas, com identidade visual e design exclusivo, peças publicitárias de amplificação de mídia externa e digital, comunicação em pontos de venda, ação com influenciadores e experiências de marca conectadas com gastronomia para os consumidores.
Para capturar a autenticidade e a diversidade de cada região, influenciadores digitais serão convidados a explorar e compartilhar suas experiências nas festividades patrocinadas pelas marcas. Criando conteúdo original que reúna os momentos mais marcantes, cada um será encarregado de transmitir os sabores distintos do São João de sua região, oferecendo aos consumidores uma experiência autêntica e memorável.
Kuat e os Guaranás Regionais
A Coca-Cola tem um portfólio de guaranás espalhado pelo Brasil que celebra a pluralidade das culturas regionais. São os únicos com 100% do fruto proveniente da Amazônia e impulsionam o desenvolvimento sustentável da região com o programa “Olhos da Floresta” que promove a sustentabilidade na cadeia produtiva do guaraná, gerando inclusão social e renda para pequenos produtores. “E o impacto das nossas marcas não para por aí, criamos projetos destinados a apoiar empreendedoras locais de comidas regionais, o ‘Negócio é meu País’, fortalecendo ainda mais o vínculo das marcas com as diversas e ricas culturas que nosso país oferece. Convidamos nossos consumidores a saberem mais sobre cada um deles”, comenta Ted.
Kuat, que está presente em todo território nacional, celebrando as diversas festividades locais, é uma palavra tupi-guarani que significa “irmão gêmeo da lua”, um nome bem apropriado para um refrigerante que contém guaraná produzido na região amazônica. Eleito o melhor sabor de guaraná champagne em diversas regiões do país e que, desde 2021, voltou para celebrar a diversidade das culturas regionais, com embalagens diferenciadas em cada canto do país, enaltecendo as tradições e trazendo experiências novas nas tradicionais festas locais, como o São João, ou para alguns a Festa Junina. Este será o segundo ano consecutivo da marca no São João de Caruaru, considerado a maior festa de São João do mundo. Além disso, a marca estará presente no São João de Maracanaú, no Ceará, entre outras regiões do Nordeste.
Representando o Maranhão, o Guaraná Jesus é famoso em mais de 270 cidades da região, um patrimônio histórico e cultural do Maranhão, conhecido nacionalmente por sua cor rosa e sabor inconfundível, com toque de cravo e canela. Jesus celebra tradicionalmente o São João Maranhense, enaltecendo o folclore e impulsionando artistas locais.
Já no Norte destaque para o Tuchaua, um refrigerante refrescante característico da região, considerado o melhor sabor de guaraná eleito pelos nortistas. Com suas embalagens temáticas e ações com empreendedoras locais, reconhece sua importância cultural na região e promove em sua campanha o orgulho de pertencer a esse local. Uma das maiores festas do norte é o Festival de Parintins, uma festa folclórica que ocorre na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, e é marcada por apresentações grandiosas de bois-bumbás, o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul). Esses bois competem em performances elaboradas, que contam histórias tradicionais da região amazônica, envolvendo dança, música e muita energia.
Descendo para a região de Minas Gerais está o Guarapan, uma bebida regional criada em Minas Gerais na década de 1940. Ela é comercializada apenas no estado mineiro e ficou conhecida por sua embalagem azul e o gosto característico de maçã. A bebida festeja Minas Gerais e toda a cultura presente no estado e estará presente, este ano, no Forró de Curvelo, festa tradicional que reúne cerca de 300 mil pessoas e diversas barraquinhas de comidas típicas juninas, quadrilha e shows, é um evento que visa valorizar a cultura e a história da região.
Dentro do portfólio, também há o Guaraná Charrua, o refrigerante que é o sabor do Sul. A bebida é popular, tradicional e se faz presente na rotina do povo gaúcho.