Sábado, dia 12 de julho, em uma celebração da cultura brasileira, a Lacerdine Galeria de Arte realiza a Festa Julinarte – Festa Julina com Arte, que terá entre as atrações a banda de forró, de rabeca e sanfona, com a violinista, rabequeira e arte educadora Carla Raiza; na zabumba e percussão Gabi Silveira; e no violão 7 cordas Gabriel Moreira. Na festa, comidas típicas – tropeiro, pamonha, canjica, bolo de milho, pé-de-moleque e muito mais. Também terá a tradicional quadrilha. “A ideia é de ser uma festa popular brasileira, com brincadeiras características do Nordeste, manifestações artistas e culturais. Terá o melhor da culinária regional. Será uma mescla de arte, cultura e a tradição junina de uma maneira única!”, diz o artista expressionista contemporâneo Geraldo Lacerdine, responsável pela galeria.
No mesmo dia acontece a abertura da Exposição de pintura Naïf de Henry Victor e Tapeçaria Naïf de Ane Mari– vai até o dia 30/07. As pinturas de Henry Victor encantam com suas cores intensas. Ane Mari, por sua vez, traz a delicadeza da tapeçaria naïf. A exposição é um convite para redescobrir o mundo através de uma estética despretensiosa, marcada pela autenticidade e pelo encanto da arte brasileira. “O objetivo fundamental é ressaltar as festas e culturas brasileiras a partir de uma exposição de arte Naif”, completa o Lacerdine.
Annemarie Hoffman Spatz – Nascida em São Paulo, a artista plástica se dedica, além da pintura, ao desenho, aquarela e tapeçaria. Expõe desde 1965, com participações em Exposições Munster (Alemanha), Paris (França), Sintra (Portugal), Dubai (Emirados Árabes), no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro e no Chapel Art Show, em São Paulo. Em 1985 uniu-se a outros artistas, fundando o Centro Paulista de Tapeçaria. Integrou, também, o Núcleo Paulista de Tapeçaria e o grupo artista Trama. Sua arte percorre todas as linguagens artísticas, com um estilo pessoal que realça volumes e cores em suas telas. É autodidata e desenvolve, na tapeçaria, uma técnica com acentuado caráter tropical, utilizando imagens de nossa fauna e flora.
Henry Vitor – Com expressiva participação no mercado de arte nacional e internacional, nasceu em Guaxupé (MG), em 1939, e vive em São Paulo. Descendente da família Puntel, que trocou o Norte da Itália pela Mantiqueira, Henry confirma a vocação artística recorrente nos seus familiares. Ao tirar partido de uma atmosfera de impactante luminosidade, recria as paisagens de maneira onírica. Tudo parece encantado em sua pintura, tocada poeticamente pela composição ingênua das cenas que se sucedem no imaginário naïf do autor. O artista reconhece o doce envolvimento que o transporta a uma Minas encantada.
Férias de Julho – Uma programação diferenciada para as crianças que curtem as férias escolares na capital são as Visitas Guiadas. Na galeria acontecem diariamente, das 16h às 19h, as visitas guiadas gratuitas que permitem que elas explorem o universo das artes visuais de forma interativa. Durante o passeio, podem observar obras de diferentes estilos e artistas, aprender sobre técnicas artísticas e descobrir o significado por trás das criações. Guiadas por um mediador especializado, as crianças são incentivadas a fazer perguntas, compartilhar impressões e desenvolver um olhar crítico e sensível para o mundo da arte.
Lacerdine Galeria de Arte – Com 400 m2, a galeria abriga o Café Falasartes, com menu variado de salgados e doces. A proposta é ser um espaço para diversas manifestações culturais, além de exposições de arte, também apresentações musicais, de teatro, e literatura, além de festas diversas, com atrações ao público em geral.
Geraldo Lacerdine – Mineiro, se dedica a arte há mais de 25 anos. Com uma trajetória consolidada no ambiente cultural nacional e internacional, e com mais de 250 obras produzidas, já realizou exposições no Brasil, em Portugal; Itália e França. É ex-padre da Ordem dos Jesuítas e por anos atuoucomo diretor de comunicação da ANEAS – Rede Jesuíta de Educação e na direção do Colégio São Luís, em São Paulo.
LACERDINE GALERIA DE ARTE
Festa Julinarte – dia 12/7, das 18h às 22h
Exposição: Arte Naif – de 12/07 até 30/7 (visitação gratuita a partir de 13/7)
Visitas Guiadas – diariamente, das 16h às 19h
Ingressos para a Julinarte AQUI -R$ 30 por pessoa (meia entrada – R$ 15 para crianças até 12 anos). O ingresso vale um caldo ou uma canjica.
Local: Avenida Angélica, 2578 – Higienópolis
Funcionamento diário da galeria: 8h às 20h (exceto em dias de evento)
Organização: Curadoria de Geraldo Lacerdine/ Instagram: @lacerdine
