Lançamento em Teresópolis de “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”, uma biografia infantil escrita por Chris Fuscaldo e Camilo Solano e ilustrada por Isabela Sultani

No dia 12 de outubro de 2025, a partir das 16h, a Littera Livraria do Teresópolis Shopping abre suas portas para o lançamento de “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”, livro escrito por Chris Fuscaldo e Camilo Solano e ilustrado por Isabela Sultani. A autora Chris Fuscaldo, de Niterói, e a ilustradora Isabela Sultani, de Teresópolis, estarão no evento para uma sessão de autógrafos.

Junto ao livro “Eu na Minha Terra Distante” (lançado por Chris Fuscaldo e Taís Salles em 31 de agosto), a obra marca o lançamento do selo Garotinha FM Books, voltado para o público infanto-juvenil. Com narrativa lúdica e ilustrações vibrantes, “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato” conta a história do menino que cresceu entre árvores, frutas e animais, descobrindo o poder de sua voz e transformando seu jeito único em uma das trajetórias mais marcantes da música brasileira. A obra surge em um momento de renovado interesse pela história de Ney, com o lançamento da cinebiografia “Homem com H”, dirigido por Esmir Filho (2025), do livro “Ney Matogrosso: A Biografia”, de Julio Maria (2021), de exposições como a do MIS-SP (2025), que destacam sua ousadia e influência na música e na cultura LGBTQIAPN+.

“Ney Matogrosso é bicho do mato desde pequenininho. Criado entre a natureza, seu jeito estranho foi o que o tornou um dos maiores artistas do país”, introduz a sinopse. O livro convida as crianças a conhecerem a vida e o legado do cantor, celebrando sua genialidade e contribuição ímpar para a cultura brasileira.

Os autores e ilustradora:

Chris Fuscaldo é pesquisadora musical, jornalista e biógrafa, com passagem por veículos como O Globo, Extra, Rolling Stone e MTV. Mestre e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, é autora de livros como “Discobiografia Legionária”, “Discobiografia Mutante”, “Viver é Melhor que Sonhar: Os últimos caminhos de Belchior” e “Refazenda” (sobre Gilberto Gil) e fundadora da Garota FM Books.

Camilo Solano é cantor, compositor e quadrinista, conhecido por obras como “Semilunar” (finalista do Jabuti 2018) e “Solzinho”, elogiado por Emicida. Seu trabalho transita entre o cotidiano e o poético, explorando narrativas em múltiplas linguagens.

Isabela Sultani é diretora criativa, ilustradora e artista visual, com trabalhos que destacam a cultura brasileira em cores e humor. Já colaborou com nomes como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Roberto Menescal, além de criar livros infantis, animações e exposições.

A editora:

A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB”, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: “Jimmy Page no Brasil” (2020), de Leandro Souto Maior; “Renato, o Russo” (2021), de Julliany Mucury; “1979 – O ano que ressignificou a MPB” (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” (2022), de Mauro Ferreira; “O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário” (2022), de Renato Vieira; “De tudo se faz canção – 50 anos do Clube da Esquina” (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo; “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu” (2023), do DJ Zé Pedro; “A todo vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa” (2023), de Taissa Maia; “Paul McCartney no Brasil” (2024), de Leandro Souto Maior; reedições de “Discobiografia Mutante” (2024), de Chris Fuscaldo e “Rita Lee Mora Ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock” (2024), de Henrique Bartsch; “It’s A Long Way – O Exílio em Caetano Veloso” (2024), de Márcia Fráguas; e “Quando Vem da Alma de Nossa Gente – Sambas da Praça Onze” (2025), de Beatriz Coelho Silva (Totó).

Ney Matogrosso: O Bicho do Mato

Selo Garotinha FM Books

Chris Fuscaldo, Camilo Solano e Isabela Sultani

24 páginas, 20x20cm

R$ 60

Related posts

Romance de estreia de Rafael Caneca expõe brutalidade dos campos de concentração do Ceará nos anos 1930

Mauro Kleiman ganha edição de referência que celebra 55 anos de trajetória artística

Novo livro transforma frustrações amorosas em mapa para relações mais saudáveis