Lei do município de Rio das Ostras que visa proteger mulher em casas noturnas ganha versão em São Paulo e pode virar Lei federal

Tarcísio de Freitas (Governador de São Paulo), Misaias Machado e Deltan Dallagnol (Deputado Federal)

Uma lei do município de Rio das Ostras, de autoria do então vereador Misaias Machado, aprovada e sancionada em 2020, começa a ganhar versões em outras regiões do Brasil e pode ganhar repercussão Nacional. Isso porque a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou e o Governador Tarcísio de Freitas sancionou uma lei com o mesmo teor da lei municipal 2367/2020, e ambas objetivam oferecer mais segurança a mulheres que se sintam ameaçadas em bares, restaurantes e casas noturnas, criando obrigações a esses estabelecimentos para assegurar rápido apoio a todas as frequentadoras.

Além da lei sancionada em São Paulo em março de 2023, o assunto pode ganhar uma repercussão ainda maior após o deputado federal do Paraná, Deltan Dallagnol, redigir um Projeto de Lei para, igualmente, obrigar casas noturnas a auxiliarem mulheres vítimas de violência. Ademais, o PL, que valerá para todo país, prevê que o descumprimento configure crime de omissão de socorro e infração administrativa sujeita a multa.

Em Rio das Ostras, apesar de ter sido sancionada em 2020, ainda não há uma regulamentação por parte do Poder Executivo para esclarecer como os estabelecimentos cumprirão as obrigações criadas em lei. O autor da Lei municipal, Misaias, disse estar muito feliz com a repercussão e que espera que casos de violências como as recentes noticiadas não mais aconteçam nem em Rio das Ostras, nem em nenhum outro ponto do país.

Related posts

Maricá se firma como destino perfeito para um bate-volta com clima natalino inesquecível

Mulher em movimento: desafios, autoconhecimento e novos caminhos

Intersecção encerra temporada de exposição e programação cultural na Matilha Cultural no próximo dia 22 de novembro