O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que lançou este ano o filme A Paixão Segundo G.H, fará uma homenagem à Clarice Lispector. Ele dirige a atriz Beth Goulart na leitura teatral Hora de Clarice, com participação do Duo Bevilacqua Assunção, formado pela pianista Inês Assumpção e pelo violoncelista Miguel Bevilacqua. A apresentação será no dia 10 de dezembro (terça-feira), aniversário da escritora, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia 10, a partir das 15h.
O texto teatral é a partir do livro “Clarice Lispector Entrevista” (Rocco) com dramaturgia de Melina Dalboni, que este ano lançou, também pela Rocco, o livro “Diário de um filme”. Em cena, de entrevistadora, Clarice Lispector se torna a entrevistada ao se revelar através de suas próprias perguntas e do olhar das grandes personalidades que ela entrevistou ao longo da carreira, como Chico Buarque, Djanira, Nelson Rodrigues, Tom Jobim, Maria Martins, Vinicius de Moraes, Oscar Niemeyer, dentre outros. “Vamos festejar o aniversário de Clarice!”, diz Luiz Fernando.
No mesmo dia, o artista plástico Luiz Aquila vai exibir pela primeira vez a série “Clarice”, com oito obras inéditas (técnica mista) criadas em homenagem à autora, e será lançado o livro “Clarice Lispector Entrevista” (Rocco), coletânea que reúne 83 entrevistas, sendo 35 inéditas, feitas pela escritora entre 1968 e 1977.
Teatro Adolpho Bloch
Localizada no histórico Edifício Manchete, na Glória, Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o Teatro Adolpho Bloch é palco de momentos célebres da nossa cultura. Desde maio de 2019, o Instituto Evoé é responsável por devolver ao Rio de Janeiro esse espaço icônico, porém ainda mais moderno, transformado num complexo cultural. Graças à genialidade de Niemeyer, que criou um palco reversível, tornou-se possível, em um período desafiador, como a pandemia, promover espetáculos e eventos tanto na área externa, ao ar livre, quanto na interna. Ou nas duas ao mesmo tempo, em formato arena, proporcionando aos artistas, produtores, além dos cariocas e turistas, múltiplas formas de se criar e consumir arte e entretenimento. A construção é um ícone carioca – na arquitetura e na história que carrega.
Único teatro na cidade do Rio de Janeiro que possui um palco reversível, permitindo que o público se acomode na área externa da casa de espetáculos, o Teatro Adolpho Bloch ganhou, em 2021, o formato arena, com capacidade para 359 lugares internos e 120 externos e um palco de 140m², equipado com a melhor estrutura. O espaço abriga ainda bistrô Bettina Café & Arte.
Serviço:
Nome: Dramaturgia em Leituras – Hora de Clarice
Data: Terça, 10 de dezembro às 20h
Vendas: https://www.ingresso.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos Gratuitos (Retirada na Ingresso.com e na Bilheteria dia 10/12 a partir de 15h)