Leituras dramatizadas celebram legado de Paulo Cesar Peréio no Sesc Tijuca

Atriz Gianne Albertoni interpreta personagem original de Sônia Braga (Foto: Renan Prando)

Um ciclo de leituras dramatizadas tem apresentado ao público diferentes facetas da obra de Paulo César Peréio, no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. Dirigido por João Velho, o projeto Leituras Afetivas, que começou em novembro, traz textos que marcaram a trajetória do ator, diretor e produtor, e segue com novas apresentações entre dezembro e fevereiro. As leituras fazem parte da exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”, dedicada à produção visual e ao percurso artístico do homenageado.

Segundo João Velho, a proposta é revisitar obras que, de diferentes maneiras, cruzaram a carreira do artista. A seleção reúne quatro textos ligados diretamente à atuação, direção ou produção de Peréio. “Reunimos peças que fizeram parte da vida do meu pai e que ajudam a contar sua relação com o teatro. São trabalhos que revelam escolhas e afetos importantes na construção da sua trajetória”, afirma o diretor. A mostra foi desenvolvida com seus irmãos, Thomaz e Lara Velho.

Ator Sergio Guizé participará de homenagem a Paulo César Pereio (Foto: Sergio Santoian)

PROGRAMAÇÃO – A programação segue no dia 17 de dezembro, com a leitura de “Eu Te Amo”, filme de Arnaldo Jabor adaptado pelo próprio cineasta para o teatro. O personagem interpretado originalmente por Peréio será vivido por Sérgio Guizé, e Gianne Albertoni assume o papel originalmente interpretado por Sônia Braga. Em 14 de janeiro, o público acompanha “Anti-Nelson Rodrigues”, texto inédito escrito por Nelson Rodrigues a pedido de Neila Tavares durante um período de afastamento do dramaturgo dos palcos.

A montagem conta com artistas que têm relação direta com os intérpretes originais: Bel Wilker (filha de José Wilker), Daniel Dantas (filho de Nelson Dantas), Nina Velho (sobrinha de Peréio) e Maya Tyszler (neta de Peréio e Neila Tavares). O ator Carlos Gregório, único remanescente do elenco original, participa novamente. João Velho interpreta o papel que pertenceu ao pai.

O ciclo se encerra em 11 de fevereiro, com “O Analista de Bagé”, texto de Luiz Fernando Veríssimo adaptado para o teatro por Peréio, que percorreu o Sul do país com a montagem. Nessa leitura, João assume o papel principal ao lado de Stella Miranda, integrante da versão original, e de seu irmão Thomaz, que interpreta os pacientes.

Para João, o projeto é uma forma de revelar ao público a amplitude da obra do artista. “Meu pai representou muita coisa, e nós carregamos parte disso. Reunir esse material e apresentá-lo às pessoas é uma forma de pertencimento. O Peréio não é só nosso, é do Brasil”, afirma o diretor, destacando que a exposição e as leituras reforçam a presença do ator na memória cultural do país.

Serviço

Leituras Afetivas – Exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”

  • Local: Sesc Tijuca, Rio de Janeiro
  • Datas: 17 de dezembro, 14 de janeiro e 11 de fevereiro
  • Horário: A partir das 18h
  • Classificação livre

Related posts

2025 consolida aquecimento global com segundo ano mais quente da história

Festival Conectadas chega a sua 5ª edição em Búzios, no mês de dezembro

8º Sarau Pretos Novos une memória, arte e gastronomia na Pequena África