No próximo dia 15 (6ª feira) Léo Jaime traz para o palco do Teatro Multiplan o show “Desplugado”. Com esse projeto totalmente intimista, Leo Jaime se apresenta com reforço e direção musical do multi-instrumentista Guilherme Schwab.
Não vamos deixar de intimidade. Se os tempos exigem novos protocolos, o show continua e se recria, aproveitando tudo de positivo que espaços
menores proporcionam o encontro entre artista e público.
É intimista que fala, né? Mas neste caso também significa um trabalho musical que vai além da mera transposição para o formato acústico. Sem reinventar a roda (de violão), mas estimulado por aberturas criativas e enriquecimentos harmônicos aqui e ali.
Os arranjos novos ressaltam delicadezas e forças de um repertório pra lá de consagrado. Dão um close certeiro na carpintaria pop de “Amor” (clássico lançado no álbum “Vida Difícil”, em 1986), “Fotografia” (parceria com Leoni),“Preciso Dizer Que Te Amo” (de Cazuza, Bebel Gilberto e Dé), que Leo registrou em seu álbum cult “Todo Amor”, de 1995, “Gatinha Manhosa” e “Mensagem de Amor”, entre outras.
Schwab, que se destacou no grupo Suricato e na composição de trilhas sonoras, sabe trabalhar a “biodiversidade” acústica, investindo em dobro, weissenborn (aquele violão havaiano de colo, bem apreciado pelos fãs de Ben Harper), viola caipira e outros instrumentos, sempre bem timbrados. O hit “Só”, conhecido em sua roupagem doo wop, reaparece mais bluesy, com Leo ao violão e o toque de aço característico do dobro de Schwab. Ficou mais próximo da forma como foi composta, como conta Leo, que acaba de regravar a canção no estúdio de seu velho parça Nilo Romero, em uma fornada junto com “A Vida Não Presta” e “O Pobre” (todas produzidas pelo próprio Leo). As três músicas fazem parte do disco “Sessão da Tarde”, clássico que gerou sete super-hits radiofônicos e que está comemorando 35 anos de lançamento.
Como tudo isso é história, muita história, e o povo já vai estar sentado assistindo mesmo, o show inclui canções precedidas por causos e contextos sobre
parceiros e inspirações. Uma delas é a impagável “Cozinho de Noite”, que Leo, aos 18 anos teve a feliz petulância de mandar para o mutante Arnaldo Baptista, gerando uma parceria. Outra é “Solange”, versão de “So Lonely”, do Police, feita para a então
chefe da DCPC (Divisão de Censura às Diversões Políticas), Solange Hernandes, que demonstrava especial implicância com as obras do jovem Leo Jaime.
Também entra no formato “com história” o blues “Down em Mim”, uma das obras-primas de Cazuza e espantosamente, sua primeira composição. Leo, que teve o privilégio de ouvir a música antes de qualquer outra pessoa, aproveita para falar sobre sua relação com as origens e os early years do Barão Vermelho.
E tem muito mais: “O Pobre”, numa levada “Last Kiss” (hit do Pearl Jam, originalmente lançada em 1962 por Wayne Cochran & The C.C. Rider), “Rock Estrela” com trecho de “Come As You Are”, do Nirvana, e a rara ‘Eu Nunca Te Amei, Idiota”,
composição de Alvin L (gravada inicialmente por sua banda Sex Beatles), recuperada há pouco na série #umapordia, que Leo publicou em sua conta no Instagram, no início da pandemia.
E no bis, é aquela coisa: mesmo desplugado, não tem como o povo não levantar, porque (sorry pelo spoiler) rola “Conquistador Barato”, “As Sete Vampiras” ou outro petardo à sua (vossa) escolha.
Para mais informações do show é só acessar www.bileto.sympla.com.br .
Dias: 15/07/22 (6ªfeira)
Horário: 20h (Horário de abertura 1:30h antes do espetáculo).
Local: Teatro Multiplan
Endereço: Shopping Village Mall – Av. das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca
Valores: Ingressos entre R$80,00 e R$
250,00, de acordo com a localização.
Classificação: Livre
Capacidade limitada: 300 lugares
Mais informações: bileto.sympla.com.br