A mais nova companhia de ópera do Brasil, a Companhia de Ópera da Lapa (COL), encerra o Mês da Mulher, dia 30 de março, domingo, no Theatro Municipal de Niterói, com a apresentação da ópera Carmen que, apesar de escrita no século XIX, mantém temas ainda atuais no século XXI: o tabu sobre a liberdade sexual da mulher e o feminicídio.
A sedutora cigana Carmen, mulher livre, de beleza estonteante e conduta indomável, se envolve com o soldado Don José que abre mão de sua noiva Micaela e da carreira militar pelo amor da cigana. Volúvel, Carmen, desiste de Don José e se apaixona por outro: o famoso toureiro Escamillo. O ciúme e a incapacidade de aceitar o fim do romance levam Don José a um ato criminoso com a morte trágica do protagonista.
A ópera escrita por Georges Bizet, inspirada em um conto do poeta francês Prosper Merimée, é uma das mais consagradas no repertório operístico e foi escolhida pelo diretor do espetáculo e do COL, o cantor Fernando Portari, que fará o papel de Don José. A soprano Carla Rizzi interpretou Carmen e executou a canção “Habanera”, uma das árias mais famosas do mundo. Nela, a personagem Carmen compara o Amor a um pássaro rebelde e avisa que se ela se apaixona por alguém, é melhor que seu objeto de paixão tenha cuidado.
“Para toda mezzo soprano, Carmen é o auge! A magia da música de Bizet aliada ao caráter indomável dessa mulher livre no corpo e no espírito, inspira a mim mesma e ao público a vivermos a vida com a plenitude que todos nós merecemos!”, pontua Carla Rizzi.
COL – A Companhia de Ópera da Lapa foi criada em 2024 por Pedro Olivero, Fernando Portaria, Manoel Mendes e Roberto de Moura com o propósito de formar novos profissionais do canto, fomentar a difusão da ópera, cultivar a formação de plateia e se transformar em um núcleo de criação de espetáculos de ópera. Uma das suas principais características é a intertextualidade criando novos diálogos entre a ópera e outros segmentos artísticos. Essa versão de Carmen traz, ao lado dos cantores, uma apresentação de bailarina e projeções audiovisuais, favorecendo uma experiência sensorial plena
ENREDO – Dividida em quatro atos, a ópera se passa na cidade espanhola de Sevilha onde a cigana Carmen encanta a todos com sua beleza selvagem e caráter indomável. O soldado Don José, um jovem militar, se apaixona cegamente pela cigana e abandona sua carreira e sua noiva Micaela para viver ao lado de Carmen em um perigoso ao lado de contrabandistas e mercenários. A volúvel Carmen, porém, se apaixona por outro: o famoso toureiro Escamillo. Rejeitado, enciumado e inconformado, Don José não aceita o fim do relacionamento culminando em um trágico final.
FICHA TÉCNICA:
- Carmen – Carla Rizzi (meio-soprano)
- Micaela – Amanda Ayres (soprano colaratura)
- Don José – Fernando Portari (tenor)
- Escamillo – Santiago Villalba (barítono)
- Zuniga – Pedro Olivero (baixo)
- Frasquita – Tânia Gomez (soprano)
- Mercedes – Tina França (meio-soprano)
- Remendado – Marcus Vinícius Lima (tenor)
- Dancairo – Fabio Belizallo (barítono)
- Cigana – Alexandra Magalhães
- Ciganinho: Robrigo Portari
- Ciganinha: Micaela Ayres
- Bailarina: Alexandra Magalhães
- Direção e concepção: Fernando Portari
- Assistente de Direção: Manoel Mendes
- Maestro- Cyrano Sales
- Pianista- Eliara Puggina
- Flautista – Felipe Braz
- Imagens e projeção: Roberto Simas
- CORO DA COMPANHIA DE ÓPERA DA LAPA
SERVIÇO
DADOS – Dia 30 de março – domingo
HORARIO – 17h
LOCAL – Theatro Municipal de Niterói – Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Entrada
R$ 60,00 – Plateia, Frisas, Camarotes do Balcão 1
R$ 30,00 – Camarotes do Balcão 2 e Galeria
Classificação etária- LIVRE
Duração- 1h15
Entradas:
https://www.diskingressos.com.br/event/9044