Liderado por Klebber Toledo e Di Ferrero, festival gratuito chega à Barra da Tijuca unindo esporte, sustentabilidade e cultura

No dia 1º de novembro, sábado, a Praia da Barra da Tijuca (em frente ao quiosque K08 Club) será palco da primeira edição do Festival Mãos Dadas & ReSurf, que une esporte, consciência ambiental e cultura. Sob o comando do idealizador, o ator Klebber Toledo e com a participação do cantor Di Ferrero, convidado especial do evento, a programação terá início às 8h com um campeonato de surfe de alto nível, disputado em pranchas ecológicas feitas a partir de garrafas PET recicladas.

Ao longo do dia, o festival promoverá workshops sobre preservação ambiental, mutirão de limpeza da praia e atividades educativas voltadas para todas as idades. Um dos destaques será a presença do ativista Paul Watson, uma das maiores referências globais na luta pela preservação dos oceanos. O evento contará também com uma palestra do Povo Yawalapiti, grupo indígena do Alto Xingu, que vai trazer uma valiosa perspectiva sobre a relação ancestral com a natureza e a importância da preservação ambiental.

Mais do que um festival, a iniciativa é um movimento que une diferentes vozes e frentes de atuação em torno de um mesmo propósito: transformar consciência em ação. Enquanto o ReSurf propõe uma nova abordagem ao surfe, aliando performance e responsabilidade ambiental, o Mãos Dadas aposta na mobilização coletiva.

O Festival Mãos Dadas & ReSurf promoverá a maior corrente humana de mãos dadas já vista nas areias do Rio, um gesto simbólico que une lideranças, ONGs e o público em defesa do meio ambiente. Crianças, jovens e adultos são convidados a participar e a mostrar, na prática, que o esporte também é uma poderosa ferramenta de transformação social e inclusão.

Para Klebber Toledo, que participa do projeto ReSurf há 10 anos, o movimento tem o propósito de fortalecer e dar maior visibilidade à causa socioambiental. “O festival representa um ato simbólico e poderoso, capaz de gerar engajamento em massa em toda a sociedade. Nosso objetivo é amplificar a mensagem de que, juntos, podemos ser mais sustentáveis e promover um estilo de vida mais saudável”, afirma.

Com o apoio de artistas, influenciadores, ativistas engajados e surfistas profissionais, o evento tem potencial para impactar diretamente mais de 120 milhões de pessoas, garantindo uma visibilidade massiva e orgânica para as ações de sustentabilidade.

Com ativações de arte urbana, micro-palestras e performances culturais, a iniciativa reforça um compromisso amplo com a redução de resíduos, inclusão social e educação ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e apoiada por parceiros como, Eco Garopaba, Sea Shepherd,SOS Mata Atlântica, Route Brasil, Onçafari, Eco Barreiras e Hands ON.

Programação completa:

08h – Início do evento e palestra eco Garopaba

09h30 – Palestra Paul Watson

10h50 – Palestra Povo Yawalapiti

14h – Ação mãos dadas e encerramento

Serviço:

Festival Mãos Dadas & ReSurf

  • Dia: 1º de novembro (sábado)
  • Horário: a partir das 8 horas
  • Local: Praia da Barra da Tijuca, K08
  • Endereço: Avenida do Pepê SN Quiosque 8A/8B, Rio de Janeiro, RJ
  • Evento gratuito

Related posts

Palestra e evento musical abrem o projeto UPLOAD no Futuros – Arte e Tecnologia neste sábado, 25

Projeto social oferece 50 vagas para workshop gratuito de maquiagem artística com a temática festa infanti

Curvas de Minas realiza tour exclusivo com arquitetos no Rio de Janeiro