Light celebra 120 anos de história com a instalação imersiva “Anos-Luz”, de Bia Lessa, no MAM Rio

Bia Lessa - Foto: Fabio Souza

A Light, empresa responsável por levar energia elétrica para milhões de pessoas no Rio de Janeiro, comemora seus 120 anos com a instalação artística Anos-Luz, da diretora e multiartista Bia Lessa. A exposição será inaugurada no dia 29 de agosto de 2025, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com patrocínio da concessionária e realização da associação Rio Memórias. A entrada é gratuita. 

A instalação foi pensada especialmente para o espaço arquitetônico do MAM Rio, onde os diversos espaços imersivos de luz e elementos da expografia estão conectados por linhas elásticas que simulam fios da rede elétrica e vibram, representando as conexões ou ligações. 

São 1.845 m² de área ocupada pela instalação, usando 65 mil metros de elástico, 42 projetores e uma obra inédita do artista plástico, escritor e professor carioca Milton Machado, medindo 18 metros de comprimento e 7 metros de largura. Parte da instalação também ocupa a área externa do museu, nos pilotis. 

Uma instalação em homenagem a essa força invisível que guia nossos dias e nossa história

“Celebrar 120 anos iluminando 31 municípios do estado do Rio de Janeiro é motivo de orgulho para todos nós da Light. Quando patrocinamos Anos-Luz, reafirmamos nosso compromisso com a cultura, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da identidade carioca e fluminense”, destaca Alexandre Nogueira, CEO da companhia, que complementa: “A beleza do trabalho da Bia Lessa traduz poeticamente a energia como esse elemento central que a empresa fornece e que transforma a vida das pessoas”.

Além de homenagear a trajetória da empresa, a obra reforça a importância da arte como ferramenta de conexão: “A Light é uma empresa que historicamente investe no desenvolvimento do estado e de sua população. Projetos como este nos inspiram a seguir conectando energia, tecnologia e cultura em prol de um futuro cada vez mais sustentável e inclusivo”, ressalta Nogueira.

A exposição 

Anos-Luz é uma instalação que nasce da tensão entre luz, sombra e tempo. A luz — esse campo que revela — não apenas ilumina, mas define o visível. O escuro — esse território de suspensão — não apenas oculta, mas convida a outras formas de ver. 

Reconhecida por sua linguagem inovadora e transdisciplinar, Bia Lessa é diretora de teatro, ópera, cinema e exposições. Para Lessa, “entre o excesso de luz e o vazio do breu, entre o tudo que ofusca e o nada que silencia, há um intervalo quase infinito: um entrelugar onde a percepção do tempo se adensa, se encarna. Inspirada pela potência silenciosa da técnica – o processo é ramificado, percorre largas extensões, milhares de milhas vibrando; atravessa paredes e alcança, no décimo andar, um apartamento suspenso no ar – a obra evoca essa energia domesticada, convertida em eletricidade, presente em milhões de espaços ao mesmo tempo”. 

Esta instalação propõe um gesto de escuta. Um convite ao espaço do “entre” — essa fresta onde se esgarçam os limites entre o que se mostra e o que se esconde. É nesse fluxo de duplos que a experiência se dá: o visível e o invisível; aquilo que desaparece na luz, que cega, e o que faz aparecer, emerge do escuro, que se revela como matéria viva. 

A instalação dialoga com vestígios e ecos: a geometria de Ttéia, de Lygia Pape; a inteligência de Little Lights, de Jac Leirner; e as imagens de Serguei Eisenstein, Glauber Rocha, Oswaldo Goeldi — artistas para quem luz e sombra são também pensamento, linguagem, existência.

Para Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, “é uma alegria receber Anos-Luz, de Bia Lessa, no MAM Rio, em parceria com o Rio Memórias e a Light. O espaço expositivo do museu situado sobre o pilotis será completamente transformado por uma instalação que cria uma experiência imersiva. Acreditamos que Anos-Luz atrairá novos públicos ao museu, ampliando nossa missão de ser um espaço dinâmico e acessível”.

Serviço:

ANOS-LUZ

Temporada: 29 de agosto a 16 de novembro de 2025
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3883-5600
Site: www.mam.rio
Instagram: @mam.rio
Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Entrada gratuita

ANOS-LUZ

Direção: Bia Lessa
Com interferências sonoras: Dany Roland
Artista convidado: Milton Machado
Design de luz: Alessandra Domingues, Carlos Zebulun e Juliana Ayako
Arquitetura: Camila Toleto

Coordenação de conteúdo: Maria Borba
Colaboradores de conteúdo: Flora Sussekind, Luiz Alberto Oliveira, Felipe Sussekind e Carlito Azevedo
Design gráfico: Ton Zaranza
Edição das imagens: Ana Paula Carvalho
Pesquisa de imagem: Antonio Venancio
Direção de Produção: Camilla Ribeiro
Assistência de direção: José Mekler
Cenotecnia: Galpão 600 (Ricardo Garcia e Rostand Albuquerque),
Administração: Eduardo Correia
Assessoria jurídica: Eduardo Senna

A exposição Anos-Luz tem realização do Rio Memórias e é patrocinada pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Light

Presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo toda a Região Metropolitana, a Light é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil. Todos os dias, cerca de 11,6 milhões de pessoas – mais de 70% da população do RJ – realizam sonhos, constroem projetos, desfrutam de momentos importantes e saem para trabalhar com a energia levada pela companhia, que acaba de completar 120 anos e tem sua história interligada ao desenvolvimento do estado.

Com um time de 11 mil profissionais diretos e indiretos e investimento constante em equipamentos e tecnologia de ponta para a manutenção de sua rede, a Light monitora em tempo real toda a sua área de cobertura para prestar um serviço eficiente e de qualidade. 

MAM Rio

Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é referência nacional e internacional em arte moderna e contemporânea. Localizado no icônico edifício projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx, o museu promove exposições, cursos, mostras de cinema e diversas atividades culturais, além de abrigar um extenso acervo artístico.

Rio Memórias 

Fundado em 2019, o Rio Memórias é uma organização social dedicada a promover a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Related posts

A fotógrafa e artista visual, Marina S. Alves expõe “Amamentamos Esse País”, composta por obras inspiradas em memórias afetivas de mães que perderam seus filhos pela violência do Estado

Exposição antológica de Maria Bonomi acontece no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 6 de setembro a 16 de novembro

Últimas semanas da exposição Expedição, de Susanne Schirato, no Centro Cultural Correios RJ