#LINK – Encontro de Indústria Ibero-Americano de Cinema Documentário: Evento realizará sua primeira edição no Brasil em parceria inédita com Festival do Rio e RioMarket

#LINK RIO premiação 2025

Pela primeira vez, o Brasil receberá a área de indústria e negócios do renomado #LINK, um dos encontros mais estratégicos do cinema de não-ficção na Ibero-América. Após 14 edições na capital argentina, o #LINK chega ao Rio de Janeiro, de 6 a 11 de outubro de 2025, no Centro Cultural Justiça Federal e no Cais do Porto, numa parceria inédita com o Festival do Rio e o RioMarket, ampliando as pontes de coprodução e circulação internacional para filmes e séries de não-ficção e gerando novos negócios. Ao todo, o #LINK vai impulsionar 40 projetos na edição carioca.

Com o slogan “Vamos a falar portuñol?”, o evento quer aproximar de vez o Brasil da Ibero-América, quebrando qualquer barreira cultural ou proveniente do idioma.

A primeira edição do #LINK no Brasil reunirá uma programação intensa e diversa voltada ao desenvolvimento de projetos de não-ficção em diferentes estágios. Entre as principais atividades estão as mentorias que visam impulsionar projetos desses países, criando um espaço de troca criativa, profissionalização e oportunidades concretas de coprodução, financiamento e circulação internacional.

A programação ainda inclui pitchings, exibições técnicas, consultorias individuais e coletivas, mesas-redondas, conferências, Masterclasses em parceria com o RioMarket e atividades de networking. E além das mentorias, o evento ainda concederá premiações, que vão facilitar o caminho dos projetos selecionados a festivais, distribuição e oportunidades. O encerramento será dia 11, com uma reunião no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Números mostram o potencial do evento para o Brasil

Ao longo de 14 anos de trajetória, o #LINK vem impactando a formação, internacionalização e inclusão do cinema que trabalha a matéria-prima da realidade em 21 países da Ibero-América. Neste período, ao todo, foram 540 projetos selecionados, 470 filmes finalizados, 1.890 realizadores participantes, 300 tutores de 16 países,
75 aulas magnas, 4.320 horas de tutoria e 19.440 reuniões one-to-one.

Também foram concedidos 225 prêmios, com valor estimado de USD 1.125.000. Os filmes que passaram pelo #LINK chegaram a showcases internacionais (Cannes Docs, IDFA, Ventana Sur) e 187 filmes chegaram a festivais considerados Classe A. Outros 470 filmes foram exibidos em festivais ao redor do mundo, sendo 67% dos projetos liderados por mulheres e identidades dissidentes e 15% dos projetos são de comunidades originárias e vinculados aos ODS.

A iniciativa aposta no Brasil, e especialmente no Rio, como um novo hub estratégico para a não-ficção em língua portuguesa e espanhola, colocando o país no centro de debates, trocas criativas e oportunidades de negócios para realizadores e produtores de diferentes tamanhos.

“O #LINK chega ao Brasil com força total e com vocação para integrar diferentes territórios do cinema documental. Trazer o encontro para cá, dentro do Festival do Rio e do RioMarket, é uma forma de fortalecer ainda mais os vínculos entre países e criar um espaço de diálogo fundamental para o futuro do audiovisual ibero-americano”, diz Walter Tiepelmann, diretor do #LINK.

A direção de produção do evento no Brasil é da Donna Features, integrada por Celina Torrealba e Sergio Carpi. Há coprodução de Walter Tiepelmann, diretor do #LINK, e de Mario Durrieu, diretor do FIDBA.

Laboratórios: um verdadeiro centro criativo para os projetos

As atividades do #LINK incluem pitchings, consultorias individuais, encontros one-to-one, mesas-redondas, conferências e Masterclasses. Entre as principais frentes estão:

  • WIP:LAB — voltado a longas-metragens em finalização, com projeções técnicas, consultorias criativas e estratégicas, além de encontros com agentes de vendas e programadores;

  • SÉRIES:LAB — dedicado a séries documentais em estágio avançado, com mentorias sobre narrativa, desenvolvimento e posicionamento internacional;

  • LINKEAD@S — espaço de formação para projetos em fase inicial, com foco em jovens talentos e ideias autorais;

  • DOC:LAB — laboratório para longas em desenvolvimento, com acompanhamento de roteiro, produção, financiamento e distribuição.

Olhar de mentores internacionais fará a diferença

O LINK contará com mais de 20 convidados nacionais e internacionais em interação com os 40 projetos selecionados para os laboratórios. Além da consultoria técnica, o networking com os profissionais poderá fazer toda a diferença no lançamento dos projetos. Confira alguns dos mentores (nacionais e internacionais) confirmados:

  • Xavi García Puerto (POFF Tallinn Black Nights, Festival REC/Espanha);
    • Raul Niño (Sheffield Doc Fest/Reino Unido).
      Gabriela Sandoval (Diretora de SANFIC Industria/Chile

    • Arturo Pérez Navarro (FICG, Festival de Cine de Guadalajara, Vendocine / México);

    • Paulina Portela (Compañía de Cine/Argentina);

    • Esteban Vidal (Warner Bros. Discovery – HBO Max Latam/México);

    • Alejandra Marano (Ventana Sur Series, Festival Construir Cine/Argentina);

    • Renato Vallone (Montador/Brasil);

    • Paula Astorga (FICUNAM/México);

    • Antonio Gonçalves Jr. (Olhar de Cinema/Brasil);

    • Monica Moya (FICCI, Cartagena/Colômbia);

    • Carla Paredes (UNTREF MEDIA/Argentina);

    • María Paz Everhard (YAGAN FILMS/Chile);

    • Emerson Dindo (DiALAB/Brasil);

    • Sergio Carpi (Produtor, Donna Features/Brasil);

    • Tuinho Schwartz (Focus Entretenimento/PUC-Rio, Brasil);

    • Gabriela Sandoval (Diretora de SANFIC Industria/Chile);

    • Leonardo Garcia – Diretor-geral do FRAPA – Festival de Guion Audiovisual de Porto Alegre/Brasil);

    • Mario Durrieu, Diretor Geral do Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires

    • Virginia Bogliolo (Produtora e Coordenadora do Ventana Doc/Uruguai);

    • Marilha Santos (Presidenta da Panvision, responsável pelo Festival Internacional de Cine Audiovisual del Mercosur de Florianópolis (FAMdetodos) y do evento de mercado ECM/Brasil);

    • Ibirá Machado (Diretor da Descoloniza Filmes/Brasil);

    • Lidia D’Amato (Agente de vendas, MORE THAN FILMS, LOCARNO ACADEMY/Brasil)

O #LINK também tem parceria com outros eventos da Ibero-América, facilitando a seleção e circulação dos filmes. São eles:

MAFIZ – Festival de Málaga / Industry Zone, Espanha
SANFIC INDUSTRIA – Santiago International Film Festival, Chile
FICG, Festival Internacional de Cine de Guadalajara, México
FICCI – Festival Internacional de Cinema de Cartagena, Colômbia
Brasil CineMundi / Brasil
UNTREF MEDIA / Argentina

UNTREF, Maestría en Periodismo Documental / Argentina
IAFFM – Iberoamerican Film Festival Miami/Estados Unidos
SAPCINE – Salón de Productores y Proyectos Cinematográficos de Cali / Colômbia
ECM FAM, Florianopolis Audiovisual Market /Brasil
VENTANA SUR SERIES, Buenos Aires, Argentina
VENTANA SUR DOCUMENTAL, Buenos Aires, Argentina
FRAPA – Festival de Roteiro de Audiovisual de Porto Alegre, Brasil
PULSAR Área de Industria de Cine, Santa Fe, Argentina
ENCUENTROS BIO BIO, Concepción / Chile
FICC, Festival de Cine de Cuenca / Equador
Miradas Medellín, Colômbia

Em breve, o #LINK vai divulgar a lista de projetos selecionados. Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://fidba.link/2025 ou no Instagram: https://www.instagram.com/link.rio/

SIGA O #LINK:

Instagram: https://www.instagram.com/link.rio/

Acesse: https://fidba.link/2025/

SERVIÇO:

#LINK
De 6 a 11 de outubro
Centro Cultural Justiça Federal e Cais do Porto

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países