Livro “Mitologia na escola” auxilia educadores a relacionar mitologia e cotidiano

Obra da coleção “Letras e entrelinhas” auxilia educadores na relação entre mitologia e cotidiano

por Alyson Fonseca

Como parte da coleção “Letras e entrelinhas”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos”, de Luciene Felix Lamy com ilustrações de Marcos Garuti. O volume é indicado para educadores e apresenta ao leitor alguns mitos greco-romanos, auxiliando no ensino de mitologia nas escolas. Em linguagem adequada ao nível de compreensão dos educandos, os contos são explorados e podem ajudar a contextualizar cenários sociais, conflitos pessoais e o mundo de um modo geral.

Leia também > Glorify | Aplicativo de oração ganha versão em livro pela Editora Mundo Cristão

Através de relatos breves e claros sobre os textos mitológicos, a autora nos conduz à reflexão sobre a justiça, o amor, o trabalho, a vaidade, a ganância, o ódio e a vingança, explicitando arquétipos atemporais e revelando os princípios de sentimentos e conflitos universais que são inerentes a nós mesmos. Desta forma, os alunos podem aprender com a sabedoria dos antigos e, através desta reflexão, ter orientação sobre as escolhas, ordem e a harmonia, em contraposição ao caos.

Organizada em 21 capítulos, a obra oferece ao leitor uma árvore genealógica dos mitos e uma breve contextualização. Entre os mitos apresentados, estão: Palas Athena (Minerva); Apolo e Dafne; Rei Midas; Perseu e Andrômeda; Eco e Narciso; Sísifo; Pandora, Parmênides e Heráclito;  Apolo, Quíron,  Asclépio (Esculápio) e Hipócrates; Minotauro; Prometeu, entre outros.

Segundo a obra, os mitos são construções do imaginário humano. O homem elabora seus mitos para explicar e dar sentido à sua existência, construindo modelos de vida e de como viver. O mito é uma elementar forma de manifestação da linguagem avessa à forma tradicional da razão. Para a psicologia moderna, os mitos contêm uma significação de ordem psíquica cujo alcance se revela profundo e atemporal.

Para a autora, “a representação mítica, que, na origem primeva, detinha-se basicamente na garantia da vida, termina por exprimir conflitos intrapsíquicos da alma humana”, explica. Por isso, os mitos continuam sendo uma forma importante de compreensão da vida e dos conflitos humanos. Através dos mitos, recebemos exemplos de como solucionar estes conflitos e como superá-los. Compreender os mitos é uma forma de interpretar a humanidade, seus conflitos e expectativas e facilitar a compreensão destes temas.

O livro “Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos” é indicado para educadores, professores, pais e todos aqueles que buscam trabalhar a mitologia relacionada com a vida humana e seus desafios.

FICHA TÉCNICA:
Título: Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos
Autora: Luciene Felix Lamy
Ilustrador: Marcos Garuti
Acabamento: Brochura
Coleção: Letras e Entrelinhas
Dimensões (AXC): 21,00 x 13,50
Páginas: 192
Área de interesse: Apoio Pedagógico/ Literatura
Link: https://bit.ly/3skGkhp

 

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via