Lucas de Castro mergulha no POP em seu primeiro EP autoral, ‘DANCE!’, que sai dia 10 de outubro

Lucas de Castro

Entre batidas dançantes e versos que traduzem sua própria trajetória, o cantor e compositor carioca Lucas de Castro lançará, no dia 10 de outubro, seu primeiro EP autoral, DANCE!, disponível em todas as plataformas de música. Com produção musical de JR Tostoi, o trabalho reúne cinco faixas que traduzem a pluralidade musical do artista: “Barba na Tua” e “Outra Trajetória” (lançadas previamente como singles) e as inéditas “Pelas Beiradas”, “Groove do Mundo” e “Samba do Bem”.

Os arranjos são assinados por Lucas de Castro e JR Tostoi, e um time de importantes músicos da cena carioca dão corpo à parte instrumental: Davi Moraes (guitarra), Federico Puppi (violoncelo), Marcelo Caldi (acordeon”), Leo Saad (percussão), Guila (Baixo e synth), entre outros.

POP com identidade brasileira

Cantando profissionalmente desde os 16 anos, Lucas começou a pensar no projeto do EP pouco antes da pandemia. Depois, veio a vontade de criar algo dançante no período de isolamento. Aos poucos, o trabalho foi amadurecendo até se tornar DANCE!, um projeto  essencialmente POP e MPB, com pitadas de outras brasilidades, como forró e tecnobrega. Um trabalho múltiplo, com pegada internacional e forte brasilidade.

“O Brasil é um caldeirão musical e eu sou assim também. Cresci ouvindo disco music, pop, MPB, depois me apaixonei pelo samba, pelo forró, e mais recentemente pelo tecnobrega e o carimbó. Ser do Rio também me influencia muito: é uma cidade aberta, cheia de sons, e eu sou reflexo disso. Por isso o disco se chama DANCE!: é uma palavra que funciona em português e inglês, é universal, mas ao mesmo tempo tem esse tempero brasileiro que me define”, diz.

Para ele, que toca na noite, trabalha profissionalmente com música há mais de 15 anos e mantém uma agenda de shows lotada com o Baile do Lucas, finalmente lançar seu trabalho autoral é a realização de um sonho:

“Esse trabalho é essencial para mim. É a minha história em forma de música, com letras que falam de tudo o que vivi, dos meus amores, das minhas descobertas e até das minhas dores. É muito mais do que lançar um disco — é afirmar quem eu sou como artista. Cada faixa tem a minha cara, sem fórmulas, sem moldes. É o meu jeito de mostrar ao mundo que o meu sonho, enfim, virou realidade”, reflete o artista, que tem como referências musicais nomes como Fernanda Abreu, Marina Lima, Rita Lee, Lulu Santos, Silva, Duda Beat, Marina Sena, BaianaSystem, além dos internacionais Madonna, Dua Lipa, Billie Eilish e Michael Jackson.

Uma narrativa em movimento

O EP propõe uma narrativa que vai da introspecção à celebração. Se as primeiras faixas abordam amores intensos e sofrência POP, o disco evolui para um estado de superação, abrindo-se para o mundo. “Groove do Mundo”, composta durante a pandemia, sintetiza esse processo de amadurecimento e leveza:

“Essa música nasceu de um insight muito simples: pega leve contigo, vai no teu ritmo. Eu estava vendo todo mundo se forçar a produzir sem parar, mas o mundo tinha parado. Então pensei: vamos sentir o groove do mundo. Acho que essa é uma das minhas músicas mais maduras, porque reflete essa ideia de respeitar o tempo das coisas e de dançar a própria dança”, diz Lucas.

Além das músicas, DANCE! também nasce como um projeto audiovisual: cada faixa contará com um vídeo que traduz sua estética e atmosfera. Do vermelho intenso e festivo de “Barba na Tua” à paleta mais introspectiva de “Pelas Beiradas”, passando pela vibe solar de “Groove do Mundo” e “Samba do Bem”, Lucas explora visualmente as cores e nuances de suas composições.

Faixa a faixa: as cores de “DANCE!”

Barba na Tua – Primeiro single da carreira de Lucas, a faixa nasceu de uma paixão real e traduz a intensidade de um amor inesperado entre dois homens, contada com naturalidade e sinceridade. Direta e sensual, a música brinca com versos marcantes e batidas POP dançantes, unindo tango eletrônico a toques de brasilidade, inaugurando o universo do projeto e abrindo espaço para contar histórias pessoais e relacionamentos a partir de uma perspectiva LGBTQIA+.

Outra Trajetória – POP vibrante e com estética anos 80, a faixa fala sobre a superação de um relacionamento e a abertura de novos caminhos. É uma música sobre se permitir viver o novo, desapegar do que já passou e se jogar no desconhecido.

Pelas Beiradas – Canção introspectiva e reflexiva, aborda as sutilezas da vida e da forma como as mudanças muitas vezes acontecem de maneira discreta, quase silenciosa. É o lado mais maduro e contemplativo do EP, trazendo camadas de emoção. Faixa de abertura do EP e síntese das reflexões de vida do cantautor 30+, a partir de suas experiências de sucessos e frustrações. O artista entende que na vida vai caindo, levantando, aprendendo a dançar

Groove do Mundo – Composta na pandemia, a faixa POP com influências de disco, soul music e hip hop, convida a respeitar o tempo das coisas e a encontrar leveza mesmo em momentos difíceis. Misturando groove marcante e mensagem motivacional, é uma das músicas mais maduras de Lucas, que sintetiza sua visão de mundo.

Samba do Bem – Última faixa do EP, gravada com a guitarra de Davi Moraes, funciona como um manifesto alegre e plural. Em forma de hip hop, a música lê o samba como festa: “Se tudo acaba em samba, vem logo se acabar!”, um convite a celebrar e festejar a vida. É a única regravação do disco, composta originalmente por Germana Guilhermme, e fecha DANCE! entendendo a música e a dança como cura, caminhos para atravessarmos a vida de forma mais leve. “Em caso de dor, dance! Em caso de amor, também. Just dance!”, um chamado para dançarmos a vida em todos os seus ritmos.

Lucas de Castro

Cantor e compositor carioca, Lucas de Castro, 33 anos, atua profissionalmente na música desde os 16. Estudou canto na Villa-Lobos e cursou teatro, teatro musical, expressão corporal e produção executiva. Foi vocalista e idealizador da banda pop Bizambê, além de ter integrado coletivos como LiveALive e Cavalo Preto. Como artista solo, lança agora o projeto “DANCE!”, que inclui os singles “Barba na Tua” (mais de 25 mil views no YouTube) e “Outra Trajetória”. Atualmente, apresenta-se ao vivo com o projeto musical “Baile do Lucas”, que mistura POP e MPB dançante.

FICHA TÉCNICA –  EP Visual DANCE!

  • Composições: Lucas de Castro e Germana Guilhermme (Samba do Bem)
  • Intérprete: Lucas de Castro
  • Produção musical: JR Tostoi
  • Arranjos: Lucas de Castro e JR Tostoi
  • Direção artística: Suely Mesquita (Barba na Tua)
  • Estúdio e mixagem: Lab Tostoi / MiniStereo Studios
  • Masterização: Roberto Lucaro
  • Distribuição: Tratore

Músicos:

  • Violão: Fernando Caneca (Pelas Beiradas, Barba na Tua)
  • Guitarra: JR Tostoi (Pelas Beiradas, Barba na Tua, Outra Trajetória, Samba do Bem), Ricardo Burgos (Barba na Tua, Groove do Mundo) e Davi Moraes (Samba do Bem)
  • Programações eletrônicas/ritmo: JR Tostoi (todas as faixas)
  • Violoncelo: Federico Puppi (Barba na Tua)
  • Acordeon: Marcelo Caldi (Barba na Tua)
  • Bateria: Gabriel Barreto (Outra Trajetória, Groove do Mundo)
  • Sintetizadores/Teclados/Programações: Humberto Barros (Outra Trajetória, Groove do Mundo)
  • Baixo e Baixo Synth: Guila (Outra Trajetória, Groove do Mundo, Samba do Bem)
  • Percussão: Leo Saad (Groove do Mundo)
  • Percussão: Gabriel Barreto (Outra Trajetória)
  • Arte da capa e identidade visual: Bruno Souza
  • Fotos: Gabriel Castilho
  • Assessoria de imprensa: Prisma Colab
  • Redes sociais: Lucas de Castro e Bruno Souza

OUÇA ‘DANCE’ NO SEU APP DE MÚSICA PREFERIDO: 

https://tratore.ffm.to/lucasdecastrodance

SIGA LUCAS DE CASTRO:

Instagram: https://www.instagram.com/lucasdecastromusica

TikTok: https://www.tiktok.com/@lucasdecastromusica

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0YQjdEAp8RUSiM1sYnitD9?si=EQN2FjksTSGASKqTU85KVw

YouTube: https://www.youtube.com/lucasdecastromusica

Related posts

“Jazz Proibidão” chega a 5ª edição e se consolida no calendário de eventos

Samba de Caboclo: o movimento que resgata o samba raiz e agita Realengo a preço popular

Baile do Luiz – Edição Halloween – movimentou o fim de semana na Baixada Fluminense