Lucas de Castro mergulha no POP em seu primeiro EP autoral, ‘DANCE!’, que sai dia 10 de outubro

Lucas de Castro

Entre batidas dançantes e versos que traduzem sua própria trajetória, o cantor e compositor carioca Lucas de Castro lançará, no dia 10 de outubro, seu primeiro EP autoral, DANCE!, disponível em todas as plataformas de música. Com produção musical de JR Tostoi, o trabalho reúne cinco faixas que traduzem a pluralidade musical do artista: “Barba na Tua” e “Outra Trajetória” (lançadas previamente como singles) e as inéditas “Pelas Beiradas”, “Groove do Mundo” e “Samba do Bem”.

Os arranjos são assinados por Lucas de Castro e JR Tostoi, e um time de importantes músicos da cena carioca dão corpo à parte instrumental: Davi Moraes (guitarra), Federico Puppi (violoncelo), Marcelo Caldi (acordeon”), Leo Saad (percussão), Guila (Baixo e synth), entre outros.

POP com identidade brasileira

Cantando profissionalmente desde os 16 anos, Lucas começou a pensar no projeto do EP pouco antes da pandemia. Depois, veio a vontade de criar algo dançante no período de isolamento. Aos poucos, o trabalho foi amadurecendo até se tornar DANCE!, um projeto  essencialmente POP e MPB, com pitadas de outras brasilidades, como forró e tecnobrega. Um trabalho múltiplo, com pegada internacional e forte brasilidade.

“O Brasil é um caldeirão musical e eu sou assim também. Cresci ouvindo disco music, pop, MPB, depois me apaixonei pelo samba, pelo forró, e mais recentemente pelo tecnobrega e o carimbó. Ser do Rio também me influencia muito: é uma cidade aberta, cheia de sons, e eu sou reflexo disso. Por isso o disco se chama DANCE!: é uma palavra que funciona em português e inglês, é universal, mas ao mesmo tempo tem esse tempero brasileiro que me define”, diz.

Para ele, que toca na noite, trabalha profissionalmente com música há mais de 15 anos e mantém uma agenda de shows lotada com o Baile do Lucas, finalmente lançar seu trabalho autoral é a realização de um sonho:

“Esse trabalho é essencial para mim. É a minha história em forma de música, com letras que falam de tudo o que vivi, dos meus amores, das minhas descobertas e até das minhas dores. É muito mais do que lançar um disco — é afirmar quem eu sou como artista. Cada faixa tem a minha cara, sem fórmulas, sem moldes. É o meu jeito de mostrar ao mundo que o meu sonho, enfim, virou realidade”, reflete o artista, que tem como referências musicais nomes como Fernanda Abreu, Marina Lima, Rita Lee, Lulu Santos, Silva, Duda Beat, Marina Sena, BaianaSystem, além dos internacionais Madonna, Dua Lipa, Billie Eilish e Michael Jackson.

Uma narrativa em movimento

O EP propõe uma narrativa que vai da introspecção à celebração. Se as primeiras faixas abordam amores intensos e sofrência POP, o disco evolui para um estado de superação, abrindo-se para o mundo. “Groove do Mundo”, composta durante a pandemia, sintetiza esse processo de amadurecimento e leveza:

“Essa música nasceu de um insight muito simples: pega leve contigo, vai no teu ritmo. Eu estava vendo todo mundo se forçar a produzir sem parar, mas o mundo tinha parado. Então pensei: vamos sentir o groove do mundo. Acho que essa é uma das minhas músicas mais maduras, porque reflete essa ideia de respeitar o tempo das coisas e de dançar a própria dança”, diz Lucas.

Além das músicas, DANCE! também nasce como um projeto audiovisual: cada faixa contará com um vídeo que traduz sua estética e atmosfera. Do vermelho intenso e festivo de “Barba na Tua” à paleta mais introspectiva de “Pelas Beiradas”, passando pela vibe solar de “Groove do Mundo” e “Samba do Bem”, Lucas explora visualmente as cores e nuances de suas composições.

Faixa a faixa: as cores de “DANCE!”

Barba na Tua – Primeiro single da carreira de Lucas, a faixa nasceu de uma paixão real e traduz a intensidade de um amor inesperado entre dois homens, contada com naturalidade e sinceridade. Direta e sensual, a música brinca com versos marcantes e batidas POP dançantes, unindo tango eletrônico a toques de brasilidade, inaugurando o universo do projeto e abrindo espaço para contar histórias pessoais e relacionamentos a partir de uma perspectiva LGBTQIA+.

Outra Trajetória – POP vibrante e com estética anos 80, a faixa fala sobre a superação de um relacionamento e a abertura de novos caminhos. É uma música sobre se permitir viver o novo, desapegar do que já passou e se jogar no desconhecido.

Pelas Beiradas – Canção introspectiva e reflexiva, aborda as sutilezas da vida e da forma como as mudanças muitas vezes acontecem de maneira discreta, quase silenciosa. É o lado mais maduro e contemplativo do EP, trazendo camadas de emoção. Faixa de abertura do EP e síntese das reflexões de vida do cantautor 30+, a partir de suas experiências de sucessos e frustrações. O artista entende que na vida vai caindo, levantando, aprendendo a dançar

Groove do Mundo – Composta na pandemia, a faixa POP com influências de disco, soul music e hip hop, convida a respeitar o tempo das coisas e a encontrar leveza mesmo em momentos difíceis. Misturando groove marcante e mensagem motivacional, é uma das músicas mais maduras de Lucas, que sintetiza sua visão de mundo.

Samba do Bem – Última faixa do EP, gravada com a guitarra de Davi Moraes, funciona como um manifesto alegre e plural. Em forma de hip hop, a música lê o samba como festa: “Se tudo acaba em samba, vem logo se acabar!”, um convite a celebrar e festejar a vida. É a única regravação do disco, composta originalmente por Germana Guilhermme, e fecha DANCE! entendendo a música e a dança como cura, caminhos para atravessarmos a vida de forma mais leve. “Em caso de dor, dance! Em caso de amor, também. Just dance!”, um chamado para dançarmos a vida em todos os seus ritmos.

Lucas de Castro

Cantor e compositor carioca, Lucas de Castro, 33 anos, atua profissionalmente na música desde os 16. Estudou canto na Villa-Lobos e cursou teatro, teatro musical, expressão corporal e produção executiva. Foi vocalista e idealizador da banda pop Bizambê, além de ter integrado coletivos como LiveALive e Cavalo Preto. Como artista solo, lança agora o projeto “DANCE!”, que inclui os singles “Barba na Tua” (mais de 25 mil views no YouTube) e “Outra Trajetória”. Atualmente, apresenta-se ao vivo com o projeto musical “Baile do Lucas”, que mistura POP e MPB dançante.

FICHA TÉCNICA –  EP Visual DANCE!

  • Composições: Lucas de Castro e Germana Guilhermme (Samba do Bem)
  • Intérprete: Lucas de Castro
  • Produção musical: JR Tostoi
  • Arranjos: Lucas de Castro e JR Tostoi
  • Direção artística: Suely Mesquita (Barba na Tua)
  • Estúdio e mixagem: Lab Tostoi / MiniStereo Studios
  • Masterização: Roberto Lucaro
  • Distribuição: Tratore

Músicos:

  • Violão: Fernando Caneca (Pelas Beiradas, Barba na Tua)
  • Guitarra: JR Tostoi (Pelas Beiradas, Barba na Tua, Outra Trajetória, Samba do Bem), Ricardo Burgos (Barba na Tua, Groove do Mundo) e Davi Moraes (Samba do Bem)
  • Programações eletrônicas/ritmo: JR Tostoi (todas as faixas)
  • Violoncelo: Federico Puppi (Barba na Tua)
  • Acordeon: Marcelo Caldi (Barba na Tua)
  • Bateria: Gabriel Barreto (Outra Trajetória, Groove do Mundo)
  • Sintetizadores/Teclados/Programações: Humberto Barros (Outra Trajetória, Groove do Mundo)
  • Baixo e Baixo Synth: Guila (Outra Trajetória, Groove do Mundo, Samba do Bem)
  • Percussão: Leo Saad (Groove do Mundo)
  • Percussão: Gabriel Barreto (Outra Trajetória)
  • Arte da capa e identidade visual: Bruno Souza
  • Fotos: Gabriel Castilho
  • Assessoria de imprensa: Prisma Colab
  • Redes sociais: Lucas de Castro e Bruno Souza

OUÇA ‘DANCE’ NO SEU APP DE MÚSICA PREFERIDO: 

https://tratore.ffm.to/lucasdecastrodance

SIGA LUCAS DE CASTRO:

Instagram: https://www.instagram.com/lucasdecastromusica

TikTok: https://www.tiktok.com/@lucasdecastromusica

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0YQjdEAp8RUSiM1sYnitD9?si=EQN2FjksTSGASKqTU85KVw

YouTube: https://www.youtube.com/lucasdecastromusica

Related posts

Samba e ar condicionado: Carioca da Gema reforça climatização para o verão no Rio de Janeiro

Lílian Menezes abre turnê com show em homenagem aos 80 anos de Elis Regina no Teatro Paulo Eiró

Jesuton em “O Baile” no Teatro Rival Petrobras