Lúdico Produções e L & T Entretenimento apresentam: ‘Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva’, no Teatro Dulcina

Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva - foto de Ernani Pinho

O espetáculo Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva realizará quatro sessões no Teatro Dulcina, espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Centro do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de dezembro. A montagem saúda um dos nomes ilustres da música brasileira: Ismael Silva (1905 − 1978). Esse sambista carioca também é um dos fundadores da Escola de Samba Deixa Falar, em 1928 – a primeira agremiação desse tipo que, anos depois, se tornaria a tão conhecida Estácio de Sá. O projeto é apoiado pelo Programa Funarte Aberta.

A trama se desenvolve com o personagem apresentando ao público uma roda de samba, ambientada na Lapa das décadas de 20 a 50, recheada de muitas histórias, muita música e a boa “malandragem”, característica da boemia carioca na Lapa, contando suas aventuras e passeando por fatos importantes da cultura popular e do histórico cenário carioca da época.

A peça conta com texto inédito de autoria de Ana Velloso. No palco, três atores se revezam dando vida ao personagem-título da peça: Édio Nunes, Jorge Maya e Milton Filho. Com muita versatilidade, eles “reencarnam” Ismael Silva e ainda se desdobram em diversas outras figuras, contando a história do “Professor Samba”, transitando por fatos importantes da sociedade, no contexto da época – na qual esse gênero se renova, resiste, luta contra preconceitos e permanece vivo e forte, tanto tempo após sua saída da Casa da Tia Ciata (1854 – 1924), para conquistar o mundo. O teatro musical brasileiro é mais um espaço para que grandes artistas da nossa cultura e do samba possam ser reverenciados.

“A transformação do samba, os blocos de carnaval, a virada para a criação da Escola de Samba, o pulsar da bateria, a criação da estrutura não só musical, mas de organização daqueles blocos, cordões, a evolução do maxixe para o samba, são sedimentações feitas a partir do envolvimento de Ismael e seus contemporâneos que transformaram o samba na potência do Rio, num estilo musical que transcende, que é estilo de vida, de cultura, e sociedade que desenha a figura da malandragem, da cabrocha, da cadência, do que se tornou símbolo não só do território fluminense, mas de um país. Assim como o futebol, o Brasil é a terra do samba a partir dele e de outros artistas representados na peça. A cultura do povo preto que foi abraçada, mas que este mesmo povo sempre foi colocado de lado. Vidas e histórias como a dele, merecem ser contadas, cantadas e reverenciadas’’, diz Édio Nunes.

O artista complementa, comentando que a peça também é uma forma de chamar a atenção da sociedade para não esquecer de nomes tão importantes que ajudaram a transformar a cultura nacional, mesmo com o peso do estigma social e racial, batalhas travadas, ainda na atualidade.

Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva conta a história de um homem, artista, negro, favelado, que mostra que tem talento e que pode ter o espaço dele por merecimento, ser valorizado. Algo não tão distante da realidade atual. É o nosso caso. Somos três artistas pretos, transitamos de maneira multifacetada pela arte. Eu, Jorge e Milton possuímos uma carreira extensa com mais trinta anos fazendo isso, e todos os dias temos que provar que podemos, que somos capazes, nada vem fácil, nós criamos, produzimos, colocamos espetáculos nos palcos, temos outros trabalhos além viver da arte para nos mantermos. Estamos sempre na corda bamba, lutando para manter-se de pé, com trabalho, com dignidade. Os aplausos acontecem, mas como os sambistas que interpretamos, vivemos a instabilidade, à parte. Para os artistas pretos, a luta é contínua. Ismael e os demais sambistas, artistas que vieram antes nós, já travavam essa batalha, de ser e viver da arte e deixar um legado. Defender a cultura e o pão de cada dia. Brigar para não cair no esquecimento’’, complementa o ator.

Para Ana Velloso, o espetáculo também tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a descolonização dos corpos pretos. “Entendemos, Édio e eu, que precisávamos extrapolar o objetivo inicial, de contar a história do sambista do Estácio, que foi um dos criadores da primeira escola de samba. Queríamos traçar um paralelo entre passado, presente e futuro, discutir problemas humanos, enfatizar que corpos negros são corpos políticos, que não podem ser dissociados de sua realidade histórica, social e cultural. Para alcançar esse objetivo, inseri na dramaturgia traços da vida dos atores, que também compõem a cena, ajudando a contar a história de tantos ‘Ismaeis’, artistas brasileiros, negros, que dedicaram suas vidas à construção da nossa cultura”, pontua a autora e diretora.

Ismael Silva (14/09/1905 −14/03/1978)

Nascido em Niterói, Ismael Silva, caçula de um cozinheiro e de uma lavadeira, mudou-se com a mãe e os quatro irmãos para o Rio de Janeiro, após a morte precoce do pai. No Rio Comprido, bairro vizinho ao Estácio, o menino tornou-se o melhor aluno da escola. Começou na rua o interesse pelo samba. O primeiro, Já desisti, ele compôs aos 14 anos de idade. Muito jovem começou a frequentar os bares do Estácio, onde os sambistas se reuniam. Lá conheceu Francisco Alves, um dos principais cantores da época, que procurou o jovem para gravar seus sambas. O compositor aceitou e, ao lado de Nilton Bastos e Francisco Alves, integrou uma das mais famosas parcerias da música popular brasileira, o trio Os Bambas do Estácio.

Ismael foi um dos fundadores da primeira Escola de Samba do Brasil, a Deixa Falar, em 1928, que depois virou a Estácio de Sá. Tornou-se parceiro frequente de Noel Rosa. Mas, após a morte do amigo, em 1937, Ismael passou por momentos de extrema dificuldade: foi preso por uma briga de bar, teve problemas financeiros e ficou um tempo isolado. A volta triunfal ocorreu em 1950, quando seu samba Antonico foi gravado por Alcides Gerardi, com grande sucesso.

Nas décadas de 60 e 70, foi reverenciado por diversos artistas como Chico Buarque, Vinícius de Moraes e os integrantes do Zicartola. A vida de Ismael, cheia de altos e baixos, e sua obra genial, são a inspiração de nossa homenagem. O artista morreu em março de 1978, aos 73 anos, deixando mais de cem composições, que fazem parte da cultura musical brasileira.

Autora premiada

Atriz, produtora e autora, Ana Velloso participou de espetáculos como Dolores (direção De Bonis), Clara Nunes – Brasil Mestiço (Dir. Gustavo Gasparani), Estatuto da Gafieira e Vianinha (ambos dirigidos por Aderbal Freire Filho), Aurora da Minha vida (dir. Naum Alves de Souza), A Revista do ano (dir. Sergio Modena) e Sambra – 100 Anos de Samba (dir. Gustavo Gasparani) entre outros. Assinou, em parceria com Vera Novello, as peças: Você não passa de uma MulherRio de que sempre RioAtlântida – O reino da ChanchadaClara Nunes – Brasil MestiçoEstatuto da Gafieira e É a Mãe. Idealizadora e autora da trilogia SambinhaBossa Novinha e Forró Miudinho, recebeu o prêmio de melhor autora por Sambinha e Forró Miudinho. Ganhou premiação similar, ao lado de Vera Novello, pelo musical O Choro de Pixinguinha. Foi indicada ao prêmio de melhor Autora por Kid Morengueira – Olha o Breque!, juntamente com Andrea Fernandes, e Atlântida – Uma Comédia Musical, com de Vera Novello. Autora da série Brasileirinho, estreou na TV em 2025. É autora e foi produtora do espetáculo Copacabana Palace – O Musical, com estreia em 2021, no Teatro Copacabana Palace.

Édio Nunes, um grande artista dos musicais

Como ator, cantor, bailarino, coreógrafo e diretor teatral, participou de mais de 130 montagens teatrais e trabalhos no audiovisual, ao longo de mais de 30 anos de carreira. É graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem Pós-Graduação em Teatro Musicado, pela mesma instituição. É diretor, autor e professor de teatro na Fundação Real Grandeza, onde já montou 23 espetáculos. Diretor de montagens como: Joãosinho & Laíla: Ratos e urubus, larguem minha fantasia – 33º Prêmio Shell de Melhor Ator (2023); Luiza Mahin – Eu ainda continuo aqui, indicado ao Shell de Melhor Música (mesmo ano), Cabaré Dulcina – Prêmio Shell de Melhor Direção Musical (2014). Outras premiações: CBTJ 2017 – Melhor Coreógrafo, por O Choro de Pixinguinha; CBTJ 2015 – Melhor Coreógrafo, por Forró Miudinho; CBTJ 2014 – Melhor Coreógrafo, por Sambinha; FestartRJ 2014 – Melhor Direção, por Satã, o Show de Madame. Indicações a prêmios: Cesgranrio 2017 e Botequim Cultural 2017 – Melhor Ator de Musical, por Kid Morengueira; e Botequim Cultural 2017 – Melhor Ator, por O Choro de Pixinguinha.

Jorge Maya, voz que encanta

Ator, cantor, fonoaudiólogo, preparador vocal, músico e compositor, com mais de 40 anos de carreira, vem trabalhando em importante musicais, tais como: Theatro Musical Brasileiro IISouth American WayGaiola das LoucasÉ Samba Na Veia, é CandeiaO Homem de La ManchaBeijo no Asfalto – O MusicalA cor Púrpura e Beetle Juice. Na TV, atuou nas novelas Pacto de SangueA Lua me Disse e Joia Rara; na minissérie Chiquinha Gonzaga; e em seis temporadas do Programa Tô de Graça, do Multishow.

Milton Filho, nome em constante ascensão

Ator, cantor, produtor, dançarino, e arte educador com mais de 25 anos de carreira, já foi dirigido por encenadores como Aderbal Freire Filho, Sergio Modena, André Paes Leme, Gustavo Gasparani, Ernesto Piccolo, Vilma Melo, Édio Nunes, Andrucha Waddington, José Ponte e Zé Henrique de Paula, e outros. Entre seus principais trabalhos no Teatro destacam se Chaves – Um tributo MusicalAs CangaceirasContos Negreiros do BrasilSambra – 100 Anos de SambaZeca Pagodinho – Uma História de Amor ao SambaChacrinha – O Musical , OrfeuÉ Samba na Veia, é CandeiaZé Keti – O MusicalCabaré DulcinaTrapalhões – O Musical e Joãozinho e Laíla: Ratos e Urubus Larguem minha Fantasia – 33º Prêmio Shell de Melhor Ator (2023). Na TV, atuou em Amor sem Igual (Record); Dom (Amazon) – Segunda temporada; Impuros (Star+); e Fuzuê (Globo).

Serviço:

“Professor Samba – Uma homenagem a Ismael Silva”
Datas: de 12 a 15 de dezembro de 2025
Horários: Quinta a Sábado 19hs e Domingo 18hs

Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-130

Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes, Funarte
Lotação: 429 Lugares
Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica

  • Equipe Técnica e criativa
  • Idealização e Direção artística: Edio de Nunes
  • Texto: Ana Veloso
  • Direção: Ana Veloso e Edio Nunes
  • Direção Musical: Wladimir Pinheiro
  • Elenco: Edio Nunes, Jorge Maya e Milton Filho
  • Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
  • Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
  • Desenho de Som: Thiago Silva
  • Coreografias: Edio Nunes e Milton Filho
  • Músicos: Leo Antunes, Fabio D’Lélis (Felipe
  • D’Lélis), Marlon Júlio (Leandro
  • Miguel) e Marcos Passos (Victor Hugo Rego)
  • Ass. De Direção: Caio Passos
  • Ass. De Iluminação: Yasmim Lira
  • Operadora de Luz: Yasmim Lira
  • Montagem de Luz: Yasmim Lira, Jéssica Barros, Thuany
  • Coutinho e Thayssa Carvalho
  • Operador de Som: Renan de Souza
  • Microfonista estagiaria: Ana Bittencourt
  • Designer Gráfico: Romulo Medeiros
  • Fotos de divulgação: Ernani Pinho
  • Fotos de cena: Cláudia Ribeiro
  • Cenotécnico: Beto de Almeida
  • Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
  • Mídias Sociais: Milton Filho e Isaac Belfort
  • Direção de Produção: Ana Velloso e Leandro Melo
  • Produção Executiva: Erick Vilas
  • Produção: L&T Entretenimento e Lúdico Produções
  • Projeto com apoio do Programa Funarte Aberta

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