“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” terá o horário estendido neste sábado, podendo ser visitada entre 10h e 21h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. Aberta desde junho, a mostra chega ao fim no domingo, dia 25 de agosto, deixando um legado histórico para a cidade, com um recorde de 98 mil visitantes, maior público desde a inauguração do museu, cinco vezes maior do que a marca anterior, que era de 20 mil visitantes.
“É com muito orgulho que chegamos ao final desta experiência extraordinária. Com o apoio de profissionais extremamente competentes, conseguimos estabelecer um marco na história do MAC e da cultura de Niterói. Conseguimos oferecer à população a maior exposição da Coreia do Sul no Brasil. E vou além; espero ter iniciado um caminho sem volta de intercâmbio cultural e aprendizado entre os dois países, diminuindo a distância e compartilhando conhecimento. E pensar que tudo começou há um ano, quando conheci o Centro Cultural Coreano em São Paulo. Tudo passou muito rápido, das primeiras entrevistas até a marca de 98 mil visitantes”, celebra Ana Cláudia Guimarães, curadora da exposição.
Entre os visitantes, estão moradores de Niterói, turistas do Estado do Rio de Janeiro, do país e do mundo, além de personalidades notáveis, como Jaylen Brown, Mateus Solano, José Loreto e influenciadores. Todos foram convidados para um mergulho na cultura coreana a partir de uma experiência imersiva com instalações em site specific. São túneis coloridos formados por lanternas de seda originais da cidade de Jinju. No final dos túneis, o público encontra uma enorme lua em 3D.