MAC Niterói bate recorde de público com exposição ‘Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju’

Símbolo de resistência para o povo coreano desde 1500, as coloridas lanternas de seda atrairam 50 mil pessoas para o MAC Niterói em 1 mês (Foto: Divulgação)

O MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói bateu seu recorde de público desde sua inauguração em 1996, contando com 50 mil visitantes na exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”, que chegou ao Salão Principal no dia 9 de junho. O recorde anterior era de 20 mil pessoas e, em apenas 1 mês, a mostra mobilizou a população de Niterói, além de visitantes e turistas do Rio de Janeiro, do Estado e do país, para um mergulho na cultura coreana.

“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” convida o público para explorar uma das mais populares tradições culturais coreanas a partir da experiência imersiva. As milenares lanternas coloridas de seda dialogam com elementos cenográficos contemporâneos, transportando os visitantes à famosa cidade de Jinju, que desde 2003 sedia um dos mais tradicionais festivais culturais do país. 

O MAC Niterói foi ocupado por túneis coloridos formados por lanternas de seda originais da cidade de Jinju. No final dos túneis, o público encontra uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Além das lanternas, estão expostos os Hanboks. A exposição também conta com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de 3 metros de altura.

A tradição das lanternas de seda começou na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência. 

A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.

A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” foi organizada  pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, dirigido por  Cheul Hong Kim, e da  Prefeitura de Jinju. Realização da Scuola di Cultura e Curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães. A Prefeitura de Niterói, através da  Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo) e da FAN (Fundação de Arte de Niterói), a Embaixada da República da Coreia,  o Santuário Cristo Redentor, o Instituto Redemptor, a Hyundai e a Ecoponte, deram foram os patrocinadores da Mostra.  Apoio do Casal Garcia.

SERVIÇO : ‘LUZES DA COREIA – FESTIVAL DE LANTERNAS DE JINJU’

Até o dia 25 de agosto 

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ)

Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Preços ingressos: R$16,00 (Inteira); R$8,00 (Meia-entrada)

Gratuidade às quartas-feiras. Gratuidade para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói. Veja mais sobre a política de ingressos aqui: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/visitacao

Ingressos à venda na bilheteria do museu e pelo Sympla: 

https://site.bileto.sympla.com.br/macniteroi/.

Acesse o site e as redes sociais do Centro Cultural Coreano no Brasil e do Luzes da Coreia MAC para acompanhar as fotos da exposição.

Related posts

Mostra fotográfica no Instituto Dara celebrou empreendedorismo de mulheres em vulnerabilidade social.

Renata Tassinari celebra 40 anos de trajetória com a exposição “Frestas” no CCBB RJ

Raphaella Souza faz show em homenagem a Marina Lima & Marisa Monte na Tijuca nesta Sexta feira