Made In Italy: Polo Cultural ItaliaNoRio transforma espaço em vitrine da inovação italiana no esporte e design

a primeira edição do Dia Nacional do Made in Italy (Giornata Nazionale del Made in Italy), comemorado em 15 de abril, data do aniversário do gênio Leonardo da Vinci, a Itália celebra o melhor da produção italiana. No Rio de Janeiro, em referência à data, o Polo Cultural ItaliaNoRio inaugura a exposição “Made in Italy: Esporte, Design e Inovação” em evento para convidados e imprensa, na Casa d’Italia, sede do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. O projeto é fruto da parceria entre o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, a ITA – Italian Trade Agency para o Brasil, o Instituto Italiano de Cultura (IIC) do Rio de Janeiro e o Istituto Europeo di Design (IED) – Brasil.

A exposição abre ao público a partir de 16 de abril, com entrada gratuita, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 13h, e permanece em cartaz até 15 de junho.

Dedicada à qualidade do design italiano aplicado no esporte e bem-estar, a exposição une equipamentos esportivos tanto para profissionais quanto para amadores, além de criar uma experiência imersiva ao público. Durante o percurso expositivo, os visitantes poderão utilizar os equipamentos expostos e, assim, entrar em contato com a qualidade de um design Italiano em cenas do cotidiano, desde um objeto até uma prática.

Entre as obras, peças assinadas pelo famoso arquiteto e designer italiano, Antonio Citterio, para a Technogym, empresa italiana líder no setor de equipamentos esportivos. Também compõem a exposição criações das empresas LuxotticaPinarello Kask, referências do design e qualidade da produção italiana pelo mundo.

Iniciativa celebra a qualidade da cadeia produtiva Italiana
Instituída pelo Governo Italiano para celebrar os produtos e serviços que representam a criatividade, excelência, valor e qualidade da produção Made in Italy, a Giornata Nazionale del Made In Italy será comemorada no Rio de Janeiro com uma série de atividades dedicadas a empresas que atuam no setor de equipamentos, práticas e vestuário esportivo.

A data escolhida para a celebração faz referência ao nascimento de Leonardo Da Vinci, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento e que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Sua contribuição para o mundo se manifesta até os dias de hoje e sintetiza a capacidade italiana de unir o útil ao belo. Para simbolizar a referência, o Homem Vitruviano, uma das principais obras do homenageado, representa o logotipo da celebração.

A exposição ficará no recém-inaugurado Polo Cultural ItaliaNoRio, espaço multifuncional localizado no térreo da Casa d’Italia, na sede do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro. O local possui infraestrutura audiovisual e foi projetado para receber exposições, workshops e palestras (site: Link).

Praça Itália hospedará uma quadra de Beach Tennis
O projeto “Praia Itália” completa a programação. O espaço será montado na Praça Itália, adjacente ao Consulado, e estará aberto ao público de 16 de abril a 15 de maio. Nela, haverá uma quadra e aulas de Beach Tennis, esporte que é amado tanto por brasileiros quanto pelos italianos.

Gian Luca Padovan, campeão italiano e precursor do beach tennis no Brasil, contribuiu, em 2008, para a criação do ponto Ipanema 500, reunindo os melhores jogadores brasileiros da modalidade. Por ocasião do evento “Made in Italy: Esporte, Design e Inovação”, o atleta se apresentará em atividades demonstrativas abertas ao público.

Criado nos anos 80 no litoral de Marina di Ravenna, o beach tennis se consolidou como patrimônio cultural italiano. Atualmente, é um esporte praticado em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde os números impressionam: entre 2021 e 2023, o número de praticantes passou de cerca de 400 mil a mais de 1,1 milhão de pessoas, o que representa um crescimento de 175%. Com base nesses números recordes, calcula-se que o Brasil concentre cerca de 60% dos praticantes e 65% dos torneios internacionais da modalidade esportiva em todo o mundo.

A “Praia Itália” também contará com o protótipo de uma barraca de praia, desenvolvido pelo Istituto Europeo di Design (IED), para transformar a orla carioca, criando um espaço agradável, organizado e em harmonia com o ambiente.

Giro d’Italia 2024 e Pedalata Azzurra
Entre os dias 4 e 26 de maio, os visitantes poderão acompanhar ao vivo as etapas do Giro d’Italia, também conhecida como “La più bella (a mais bela)”, é uma das maiores provas ciclísticas do mundo e será transmitida no painel de LED presente no Polo Cultural ItaliaNoRio. No dia da largada (04/05), o Consulado Geral e o Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil (CONI), representado pelo delegado Alfredo Apicella, organizarão a pedalada “Pedalata Azzurra (Pedal Azul)” pelas ruas do Rio de Janeiro.

Qualidade Made In Italy
Com o objetivo de agregar valor ao projeto, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro convidou empresas que representam a qualidade da cadeia produtiva italiana para participarem da homenagem: além da Technogym, o grupo Luxottica, e as marcas Pinarello, Kask e MBT.

Fundado em 1961 por Leonardo Del Vecchio, o Grupo Luxottica é uma organização integrada verticalmente e especializada na produção e venda de óculos, ocupando a liderança mundial neste setor.

A Pinarello nasceu em 1951 da paixão de seu fundador pelo ciclismo, Giovanni Pinarello, esportista que criou uma das marcas de bicicletas mais desejadas em todo o mundo, famosas pela leveza e aerodinâmica.

Desde 2004, a Kask desenvolve e cria produtos capazes de combinar excelência e segurança com um design inovador e inconfundível, comprometida com a pesquisa tecnológica para aprimorar ainda mais a qualidade de seus capacetes e elevar os padrões de produção.

Há 21 anos, a Max Beach Tennis – MBT, empresa fundada pelo italiano Max Bezzi, combina a tradição dos esportes de areia com a modernidade das novas tecnologias. Pioneira, a empresa foi responsável por criar a primeira raquete de Beach Tennis, esporte que nasceu nas areias da Itália e que, cada vez mais, ganha espaço na vida dos brasileiros. Inclusive, as raquetes utilizadas na Praia Itália são criações da marca.

Sobre o ITALIAN TRADE AGENCY (ITA)
Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 78 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições. Também atua no sentido de atrair investimentos estrangeiros para a Itália.

Sobre o Instituto Italiano de Cultura – Rio de Janeiro (IICRio)
O Instituto Italiano de Cultura – Rio de Janeiro (IIC Rio), órgão oficial do Governo Italiano no Brasil, tem como missão a promoção e a difusão da língua e da cultura italiana nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Centro propulsor de iniciativas e de atividades de cooperação cultural e científica, o IIC Rio organiza anualmente uma rica programação cultural que abrange diferentes setores: arte, música, cinema, teatro, dança, moda, design, enogastronomia e fotografia. Além de organizar eventos culturais, o IIC Rio oferece cursos de língua e cultura italiana ministrados por professores qualificados.

Sobre o Istituto Europeo di Design (IED)
Com quase seis décadas de história, o Istituto Europeo di Design (IED) ocupa a posição de melhor faculdade de design e a única integralmente dedicada ao assunto no Brasil. São Paulo foi o primeiro município brasileiro a receber a instituição, em 2005. Já no Rio de Janeiro, o instituto inaugurou sua sede em 2014. Os cursos oferecidos pelo instituto são de graduação, extensão e pós-graduação, além de oficinas e academias, alcançando ao todo 52 títulos de formação. Nestes anos de história, o IED acumula mais de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes, além de 3 mil docentes, 300 cursos de pós-graduação e mais de 100 cursos de graduação.

Serviço:
Inauguração para convidados: 15 de abril de 2024, às 17h
Visita ao showroom do Made in Italy: de 16 de abril a 15 de junho
Visita à Praia Itália: de 16 de abril a 15 de maio
Visita à exposição “Dell’Architettura – Presença italiana na paisagem carioca”: até 15 de junho
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h
Local: Casa d’Italia / Praça Itália
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: Livre
Entrada franca

Realização:
Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro
ITA – Italian Trade Agency para o Brasil
Instituto Italiano de Cultura (IIC) Rio de Janeiro
Istituto Europeo de Design (IED) – Brasil

Parceiros técnicos:
Technogym, Pinarello, Luxottica, Kask, MBT, Zona Sul

Parceiro Institucionais:
Comitê Olímpico Nacional Italiano, Ministério das Empresas e do Made in Italy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui