Maior festival de webséries do mundo, Rio WebFest comemora 10 Anos

Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest chega à sua 10ª edição, com quatro dias de multiprogramação gratuita. Haverá palestras, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. Serão distribuídos 78 troféus Zé, quatro categorias com premiação em dinheiro e muitas chancelas para festivais internacionais. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro de 2024, nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, das 10h às 22h. 

Responsável pelo avanço do mercado de webséries no Brasil e referência mundial em novos formatos, o Rio WebFest surgiu em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, o festival passou a abraçar todos os tipos de conteúdos voltados para web, como os podcasts, que estão em alta nos últimos anos. Em 2017, já na Cidade das Artes Bibi Ferreira, a terceira edição levou o evento a ser reconhecido como o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo. Além de manter os títulos conquistados, a iniciativa foi premiada em Berlim pelo investimento no mercado audiovisual, alcançando visibilidade e reconhecimento mundial.

“A primeira novidade que tenho para compartilhar com vocês é que, em 2024, o Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam o Rio WebFest. o festival passa a ter a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, como patrocinadora exclusiva do evento. Isso é muito importante, pois garante uma estrutura única para que o Rio WebFest gere cada vez mais oportunidades reais para todos os participantes. Também nos permite pensar em continuidade; graças à Petrobras, podemos mirar o futuro. Sempre digo que o festival é um encontro, um diálogo com outras pessoas que também estão criando e podem se tornar parceiros. No entanto, as indicações e possíveis prêmios têm sua importância: elas chancelam seu trabalho e destacam o produto, é um impulso significativo”, diz Daniel Archangelo, fundador do evento.

Esse ano, além de profissionais relevantes do mercado audiovisual nacional, o evento trará ao Brasil convidados internacionais como: Do Canadá – Jon Taylor – CEO do Independent Production Fund; da Espanha – Daniel Antelo – Diretor dos Festivais Cusco WebFest, e John Balan Fest; dos EUA – Jesse Murphy –  Vice Presidente de Televisão Wonderland Sound & Vision. Segundo a produção do evento, haverá a exibição de 260 webconteúdos indicados a prêmios, e o público terá a oportunidade de se aproximar dos criadores através do Painel dos Criadores, onde representantes de todos os conteúdos selecionados no festival participam de uma conversa mediada sobre seus trabalhos.

O Rio WebFest 2024 terá 78 categorias concorrendo aos troféus Zé. Vale destacar que, além de webséries e podcasts, o festival também premiará conteúdos de filmes únicos como: Videoclipe, Videodança, Videoarte, Webpublicidade, Trailers, Teatro Filmado e Webcomic. Além dos troféus exclusivos, o festival também oferece premiação em dinheiro para quatro categorias e chancelas para festivais internacionais.

As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios. Na categoria chamada Super Projeto, que segue com inscrições abertas até 30 de outubro, os roteiros ou webséries já finalizadas são apresentados a players pleiteando a possibilidade de uma reunião.

O Super Projeto permite que os criadores independentes tenham contato direto com o mercado através das rodadas de negócios e apresentação de pitching para uma banca de jurados composta por profissionais do meio audiovisual. Muitas vezes, os criadores independentes são experts em contar histórias, mas têm pouca experiência de como funciona o mercado. O Super Projeto Meeting e Pitching promove esse encontro e valida a produção independente junto aos produtores de TV convencional e canais de streaming – comenta Leandro Silva, também fundador do Rio WebFest.

Para quem ainda não formalizou um projeto ou tem um conteúdo pronto, o festival possui uma categoria chamada Webpiloto, que permite a inscrição de uma ideia. “A categoria é uma das mais interessantes do festival: o criador nos diz qual a ideia de um piloto e, uma vez que a ideia é selecionada, filma seu piloto na Cidade das Artes, durante o festival. Todos os webpilotos são exibidos no evento, e o vencedor recebe uma premiação em dinheiro”, finaliza Silva.

Maiores informações podem ser acessadas através do site oficial do evento: Rio WebFest. 

Programação completa aqui

Instagram aqui

Facebook aqui

aqui

Serviço Rio Web Fest

29 e 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro de 2024

Cidade das Artes Bibi Ferreira – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
De sexta a segunda, das 10h às 22h. Grátis (sujeito à lotação) 

Bilheteria: terça a domingo, das 13h às 19h. Telefone: (21) 3328-5300

Acessibilidade

A Cidade das Artes tem como missão levar cultura à maior parte da população e atender a este público com necessidades especiais, permitindo acesso a todo o evento. Desde o estacionamento com vagas demarcadas, passando pelas rampas de acesso e elevadores, lugares nas salas do evento e banheiros especiais.

Classificação

16 anos

Related posts

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer

Filme sobre Aldo Baldin tem pré-estreia no CCBB Rio e homenagem a Isacc Karabtchevsky